Transtorno Dismórfico Corporal

Atualizado em 16/03/2022
Por Nayara Benevenuto

Transtorno Dismórfico Corporal

Atualizado em 16/03/2022
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Transtorno Dismórfico Corporal

O Transtorno Dismórfico Corporal refere-se a um transtorno mental que envolve um foco obsessivo em defeitos ou falhas que a própria pessoa considera e acredita ter em sua aparência.

Ele é caracterizado por pessoas que apresentam uma preocupação exacerbada com um ou mais defeitos em sua aparência física e apresentam pensamentos e crenças os quais acreditam ser feias, sem atrativos, inadequadas ou deformadas. 

Essa preocupação geralmente possui foco na região da pele, como por exemplo, queixas relacionadas à acne, manchas, rugas, cicatrizes, ausência ou excesso de pelos no corpo, mas podendo apresentar também insatisfação com o tamanho ou formato do nariz, assimetria, entre outros. 

Essa preocupação é intrusiva e gera um sofrimento significativo na vida das pessoas, pois são pensamentos indesejados, que tomam tempo em suas atividades diárias, além de poderem causar lesões na pele
(sem intenção) na tentativa de tentar esconder ou “corrigir” o que consideram serem suas imperfeições.

Outros comportamentos característicos são comparações repetitivamente com outras pessoas, podem apresentar procura por procedimentos estéticos, cirúrgicos e dermatológicos recorrente, se arrumar de maneira excessiva, olhar-se no espelho com frequência com foco nas falhas e defeitos que acreditam ter, podem comprar de maneira compulsiva, realizar trocas de roupa constantemente e fazer exercícios físicos em excesso. 

terapia-online-casule-banner

É muito comum que além da preocupação com o próprio corpo, essas pessoas tenham uma preocupação com a visão do outro sobre si mesmas, com medo de que seus defeitos e falhas sejam percebidos ou “zombados” pelas pessoas. 

O tratamento mais indicado é a psicoterapia, podendo haver necessidade de uma avaliação médica para associar a um acompanhamento e tratamento medicamentoso.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Transtorno Dismórfico Corporal

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Transtorno Dismórfico Corporal, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Transtorno Dismórfico Corporal.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This