Estamos vivendo um período de isolamento social. Ficar em casa não é mais uma escolha (ou não deveria estar sendo) e sim uma forma de amor, cuidado e respeito conosco e com quem nos cerca. Essa necessidade em se isolar socialmente está sendo encarado de forma diferente entre as pessoas. Algumas conseguiram se adaptar sem grandes problemas a nova rotina, outros estão se sentindo entediados por não poderem manter as atividades como de costume, enquanto alguns ainda experimentam um sentimento de tristeza em função das incertezas relativas ao futuro. De fato, foram muitas as mudanças e acostumar-se com elas nem sempre é simples.
Mas, com todas as mudanças que tivemos nesse período, quais foram as mais importantes para você? O que a quarentena te ensinou? De quem ou de quais atividades ela te afastou? Quais os valores ou prioridades estavam esquecidos na correria do seu dia a dia e que ficaram evidentes durante o isolamento? O que tem sido prioridade na sua vida pessoal ou profissional? O que o convívio mais intenso com a sua família tem te mostrado? Será que o distanciamento familiar já acontecia na sua vida, porque o trabalho ocupava todo o tempo e importância para você? Por falar em trabalho, será que você está feliz no seu? Você ainda compactua com os valores da sua empresa? Será que os seus valores e metas modificaram ou os da empresa, e já não faz mais sentido permanecer ali?
Poderíamos ficar aqui por horas levantando possibilidades e questionamentos. Mas a intenção desse texto é justamente causar o incomodo do questionamento para que possamos pensar sobre as escolhas que fazemos ao longo da nossa vida. A pandemia nos fez parar. Mas o que você tem feito com esse tempo vago e com essas mudanças que estão acontecendo? Talvez essa seja uma excelente oportunidade para que possamos reavaliar as nossas prioridades, o papel que o status profissional, o dinheiro, a família, o tempo de qualidade com os que amamos tem na nossa vida.
Tire um tempo nessa quarentena para pensar nos seus valores e prioridades. E caso você perceba que tem muita coisa para se modificar desejo que você tenha coragem para buscar essas mudanças. Avalie quais são as mudanças que já podem ser feitas e vá se preparando para aquelas que irão precisar de organização e planejamento.
Você já parou para pensar do que você mais tem saudade? Quem você vai querer abraçar quando tudo isso passar? Quais os lugares você vai querer visitar novamente? Quais são as pessoas e hábitos que irão continuar na sua vida e quais serão mudados? Apesar de tudo isso que a pandemia do COVID-19 nos gerou, o que vai ficar de aprendizado para você?