gratidao

Gratidão!

Atualizado em 02/09/2020
Por Redatora Casule

Gratidão!

Atualizado em 02/09/2020
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Gratidão!

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Dentre os diferentes estados emocionais que o ser humano é capaz de experimentar, a gratidão é um dos mais relacionados à saúde mental e bem-estar. Tal estado está relacionado à percepção de ajuda e contribuição por parte de outros, evidenciando o amparo recebido e contribuições altruístas. 

Muitos são os momentos em que nossos pensamentos se direcionam para necessidade de previsibilidade e proteção, aumentando assim nossos níveis de ansiedade. O exercício de conexão com os momentos de acolhimento, amparo e reciprocidades nos vínculos sociais podem estimular a gratidão, aumentando a sensação de bem-estar e segurança, relacionados à liberação de dopamina e serotonina, de forma a equilibrar a balança com o estresse e ansiedade. 

Além disso, a gratidão favorece pensamentos compassíveis, aumentando a comunicação empática com os outros e conosco, podendo ser uma ferramenta de reestruturação de padrões autocríticos e cobranças rígidas. Dessa forma, modelos mais criativos de resolução de problemas e meios de aprendizagens ganham espaço, facilitando vivências em momentos mais difíceis e criação de novas percepções sobre si, sobre o mundo e o futuro. 

Do ponto de vista social, ser grato em nossos dias fomenta comportamentos mais altruístas, tornando-nos mais abertos à reciprocidade afetiva e direcionando-nos a ações de ajuda e amparo também com os outros. Ao facilitar nossa percepção de proteção e suporte, aumentar nossa sensação de acolhimento e bem-estar, diminuir padrões rígidos de exigência e insegurança, esse sentimento ativa mecanismos mais adaptativos para lidar com novos contextos e desafios, bem como potencializar o reconhecimento de pessoas e eventos importantes de nossa história, mudando nosso olhar sobre ela. 

Assim como outras emoções, que enquanto humanos somos capazes de sentir, a importância da gratidão é indiscutível e sua relação com padrões de pensamentos e comportamentos é evidente. Que tal direcionarmos nossa atenção para os fatores de nossa história e estimular pensamentos que trazem gratidão?

terapia-online-casule-banner

Podemos começar fazendo uma lista ao final do dia, observando os acontecimentos, as pessoas presentes neles e o quão importante isso tudo foi para nós.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube =)

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Gratidão!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Gratidão!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Gratidão!.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fobia Social

A fobia social é um tipo de Ansiedade que se manifesta diante da exposição a outras pessoas.
Leia mais

A mulher em cada fase do ciclo menstrual

Mulher, você sente que seu humor muda muito em cada momento do mês? Isso pode estar relacionado a cada fase do ciclo menstrual. Venha ver esse vídeo, se conhecer e entender como agir em cada momento desta fase.
Leia mais

Vivendo no piloto automático

Você sabia que você pode estar vivendo no piloto automático? No vídeo de hoje vamos falar sobre como podemos ter pensamentos, sentimentos e comportamentos sem mesmo nos darmos conta que eles estão lá!
Leia mais

As 5 linguagens do autoamor

Neste vídeo, Cris Schumann fala sobre as 5 linguagens do autoamor e a como desenvolver uma admiração e valorização maior sobre si mesmo.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This