gratidao

Gratidão!

Atualizado em 02/09/2020
Por Redatora Casule

Gratidão!

Atualizado em 02/09/2020
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Gratidão!

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Dentre os diferentes estados emocionais que o ser humano é capaz de experimentar, a gratidão é um dos mais relacionados à saúde mental e bem-estar. Tal estado está relacionado à percepção de ajuda e contribuição por parte de outros, evidenciando o amparo recebido e contribuições altruístas. 

Muitos são os momentos em que nossos pensamentos se direcionam para necessidade de previsibilidade e proteção, aumentando assim nossos níveis de ansiedade. O exercício de conexão com os momentos de acolhimento, amparo e reciprocidades nos vínculos sociais podem estimular a gratidão, aumentando a sensação de bem-estar e segurança, relacionados à liberação de dopamina e serotonina, de forma a equilibrar a balança com o estresse e ansiedade. 

Além disso, a gratidão favorece pensamentos compassíveis, aumentando a comunicação empática com os outros e conosco, podendo ser uma ferramenta de reestruturação de padrões autocríticos e cobranças rígidas. Dessa forma, modelos mais criativos de resolução de problemas e meios de aprendizagens ganham espaço, facilitando vivências em momentos mais difíceis e criação de novas percepções sobre si, sobre o mundo e o futuro. 

Do ponto de vista social, ser grato em nossos dias fomenta comportamentos mais altruístas, tornando-nos mais abertos à reciprocidade afetiva e direcionando-nos a ações de ajuda e amparo também com os outros. Ao facilitar nossa percepção de proteção e suporte, aumentar nossa sensação de acolhimento e bem-estar, diminuir padrões rígidos de exigência e insegurança, esse sentimento ativa mecanismos mais adaptativos para lidar com novos contextos e desafios, bem como potencializar o reconhecimento de pessoas e eventos importantes de nossa história, mudando nosso olhar sobre ela. 

Assim como outras emoções, que enquanto humanos somos capazes de sentir, a importância da gratidão é indiscutível e sua relação com padrões de pensamentos e comportamentos é evidente. Que tal direcionarmos nossa atenção para os fatores de nossa história e estimular pensamentos que trazem gratidão?

terapia-online-casule-banner

Podemos começar fazendo uma lista ao final do dia, observando os acontecimentos, as pessoas presentes neles e o quão importante isso tudo foi para nós.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube =)

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Gratidão!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Gratidão!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Gratidão!.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This