Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida.
Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários.
Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.
Neste vídeo, Dra. Cristiane Schuman explica como esse processo funciona: as áreas do cérebro ligadas ao sistema de recompensa são ativadas pelos vídeos da rede, produzindo de forma rápida uma sensação de prazer e satisfação no organismo.
Isso acontece porque ela libera a dopamina, provocando a sensação de prazer, bem-estar, relaxamento.
Então, quando o jovem está assistindo a um vídeo no TikTok, o cérebro dele recebe uma enxurrada de dopamina que faz com que ele se sinta feliz, alegre e satisfeito. O problema é que, quanto mais dopamina o cérebro recebe, mais ele quer, aí ele acaba entrando em um estágio de saturação em que essas ‘doses’ vão precisar ser cada vez maiores. Ou seja, além de serem extremamente viciantes também roubam o seu tempo, quando poderiam estar fazendo coisas muitos mais construtivas.
A psicóloga explica ainda que existem 3 tipos de vícios do Tik Tok:
– Comportamental, com o celular sempre nas mãos;
– Químico, provocado pela Dopamina.
– Psicológico, causados pelos sentimentos motivacionais e engraçados.
Ainda assim, Cris Schumann destaca que é preciso encontrar um equilíbrio no uso do aplicativo, e pondera que há pontos positivos nas redes sociais, como ajudar a diminuir o sentimento de solidão que pode ser característico da adolescência.
A internet pode dar uma sensação de pertencimento, mas isso sempre tem que vir acompanhado de políticas de saúde mental. Até porque o adolescente pode se identificar com modelos positivos, mas também com influências negativas.
Confira com Cristiane Schumann psícóloga da Casule!
Venha conhecer a Casule ou marque um atendimento online aqui (Realizamos atendimento no Brasil e Internacional)
Você pode falar direto com nossa central de atendimento pelo WhatsApp: https://casule.com/zap-atendimento