É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos

É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos?

Atualizado em 26/03/2021
Por Cristiane Pereira

É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos?

Atualizado em 26/03/2021
Por Cristiane Pereira
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Sim!  É possível sofrer violência na relação entre pais e filhos. Aqui, neste texto, você entenderá mais sobre essa relação tóxica que pode acontecer desde a infância de quem passa por isso. Identificar um relacionamento abusivo na relação entre pai e filho não é nada fácil, considerando que o indivíduo passa por isso desde sempre e pode estar sendo manipulado a enxergar que os castigos e repreensões que sofre são normais devido ao seu mau comportamento.

Não é todo mundo que tem uma boa convivência familiar. Às vezes a família, um local onde era para ser uma rede de apoio, passa a se tornar fonte de um relacionamento abusivo, fazendo com que a pessoa se sinta deslocada dentro de casa e culpada por este relacionamento que não está dando certo, como a maioria dos relacionamentos entre pais e filhos parecem ser.

Muitas vezes a violência vem disfarçada de correção de algum mau comportamento e com ele vem as agressões, o isolamento e a humilhação. Pessoas que passam por isso, tendem a ter um comportamento muito passivo, por achar que ser “bonzinho” ou “boazinha” vai conseguir o carinho dos pais e menos punições.

Por que alguns pais são agressivos?

Muitas vezes o agressor sofreu uma violência por parte dos pais e não teve espaço para expressar seus sentimentos e acaba reproduzindo esta violência. O familiar pode também sofrer de Transtorno de Personalidade Narcisista.

Se não houver uma ação, a vítima pode desencadear inseguranças, baixa autoestima, medo de abandono em outras relações, dificuldades de expressar seus sentimentos, de comunicação (com tendência a uma postura passiva) e transtornos de humor.

terapia-online-casule-banner

Como eu faço para melhorar o convívio dentro de casa?

Trabalhe o diálogo. Experimente começar expondo o que você está sentindo, tente mostrar aos seus pais que dá para vocês se acertarem conversando e que a relação não precisa ser baseada no medo para chegar em um acordo.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Cristiane Pereira, aqui no Blog.
Psicóloga formada pela UFJF com formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Núcleo de Estudos em Saúde Mental. Tem experiência em transtornos de ansiedade, fobias, violência, uso abusivo de redes sociais/ internet e relações interpessoais e timidez. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: É possível haver relacionamentos abusivos entre pais e filhos?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais

Como os super-heróis podem ajudar no desenvolvimento infantil?

Com base nas histórias de super-heróis é possível trabalhar diversos temas e habilidades com as crianças. A maioria das histórias tratam de assuntos como humanidade, emoções, justiça, amizade, confiança, altruísmo, humildade, empatia, virtudes, esperança, responsabilidade, fazer o bem...
Leia mais

Como funciona o atendimento nutricional?

Entender sobre o atendimento nutricional pode encorajar aqueles que buscam alcançar bons resultados. No vídeo, falo os 5 aspectos avaliados no atendimento e dicas para encontrar profissionais que possam atender suas necessidades.
Leia mais
Como-funciona-o-atendimento-nutricional-BLOG

Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil

Antes de qualquer coisa precisamos pensar em uma prática muito comum dos adultos em atribuírem qualquer discurso da criança somente à imaginação e à fantasia, podendo estar negligenciando situações de risco ou de violência consumada. É claro que, em muitos casos, essas situações não são óbvias e nem mesmo fáceis de serem identificadas, por isso é de extrema importância nos atentarmos para os indicadores de violação de direitos e violência.
Leia mais
Saiba quais são os 9 indicadores de violência infantil
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This