Sim! É possível sofrer violência na relação entre pais e filhos. Aqui, neste texto, você entenderá mais sobre essa relação tóxica que pode acontecer desde a infância de quem passa por isso. Identificar um relacionamento abusivo na relação entre pai e filho não é nada fácil, considerando que o indivíduo passa por isso desde sempre e pode estar sendo manipulado a enxergar que os castigos e repreensões que sofre são normais devido ao seu mau comportamento.
Não é todo mundo que tem uma boa convivência familiar. Às vezes a família, um local onde era para ser uma rede de apoio, passa a se tornar fonte de um relacionamento abusivo, fazendo com que a pessoa se sinta deslocada dentro de casa e culpada por este relacionamento que não está dando certo, como a maioria dos relacionamentos entre pais e filhos parecem ser.
Muitas vezes a violência vem disfarçada de correção de algum mau comportamento e com ele vem as agressões, o isolamento e a humilhação. Pessoas que passam por isso, tendem a ter um comportamento muito passivo, por achar que ser “bonzinho” ou “boazinha” vai conseguir o carinho dos pais e menos punições.
Por que alguns pais são agressivos?
Muitas vezes o agressor sofreu uma violência por parte dos pais e não teve espaço para expressar seus sentimentos e acaba reproduzindo esta violência. O familiar pode também sofrer de Transtorno de Personalidade Narcisista.
Se não houver uma ação, a vítima pode desencadear inseguranças, baixa autoestima, medo de abandono em outras relações, dificuldades de expressar seus sentimentos, de comunicação (com tendência a uma postura passiva) e transtornos de humor.
Como eu faço para melhorar o convívio dentro de casa?
Trabalhe o diálogo. Experimente começar expondo o que você está sentindo, tente mostrar aos seus pais que dá para vocês se acertarem conversando e que a relação não precisa ser baseada no medo para chegar em um acordo.
Terapia Casule
A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!
Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!
Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!
Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, Instagram, Facebook e Youtube.