Como agir com autocompaixao

Como agir com autocompaixão?

Atualizado em 10/11/2021
Por Nayara Benevenuto

Como agir com autocompaixão?

Atualizado em 10/11/2021
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como agir com autocompaixão?

Comumente percebemos que a autocrítica vem se tornando um comportamento frequente e “sinônimo” para alcançar o êxito, a perfeição ou o sucesso em algo desejado.

Em alguns momentos, as pessoas têm uma crença de que ser autocrítico transmite a ideia de sermos exigentes, logo sendo considerado um comportamento que pode levá-lo ao sucesso.

No entanto, existe ‘o outro lado da moeda’, onde a autocrítica pode ser um dos fatores contribuintes para o aumento da ansiedade, depressão, frustração e baixa autoestima. A dose certa de autocompaixão pode ser o que falta para a autocrítica ser construtiva e não destrutiva.

O que é a autocompaixão?

A autocompaixão é a capacidade que nós temos e podemos desenvolver de tratar a si mesmo com amabilidade e gentileza em momentos de dor, desafios ou fracasso. É sobre apoiar e acolher a si mesmo como faríamos com o próximo. Você já percebeu como se comporta ao ver um amigo ou familiar enfrentando um momento de dificuldade, sejam eles pessoais ou profissionais? 

Dificilmente o comportamento será rígido, agressivo ou severo. Nessas situações temos a tendência de agir com empatia, gentileza,  ressaltando as qualidades, identificando os pontos positivos e compreendendo-o como um ser humano, que possui vulnerabilidades, dificuldades, falhas, momentos bons e ruins.

terapia-online-casule-banner

Dessa forma, você age com compaixão com o outro e para exercer consigo mesmo é pelo mesmo caminho, identificando e aceitando suas experiências dentro das suas possibilidades e limites.

Como desenvolver autocompaixão?

A autocompaixão pode ser desenvolvida e potencializada através da psicoterapia, a qual viabiliza um olhar para si mesmo de uma forma mais “direcionada”, aprendendo a aceitar suas falhas, reestruturar seus pensamentos, desenvolver habilidades, modificando comportamentos, além de estimular e adquirir uma rotina de autocuidado, pois, quando o nosso bem-estar está “comprometido” ou diminuído, tendemos a direcionar sentimentos negativos para si mesmo, dificultando agir com autocompaixão. 

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Como agir com autocompaixão?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como agir com autocompaixão?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como agir com autocompaixão?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fobia Social

Fobia Social

A fobia social é um tipo de Ansiedade que se manifesta diante da exposição a outras pessoas.

Vivendo no piloto automático

Você sabia que você pode estar vivendo no piloto automático? No vídeo de hoje vamos falar sobre como podemos ter pensamentos, sentimentos e comportamentos sem mesmo nos darmos conta que eles estão lá!
Leia mais

As 5 linguagens do autoamor

Neste vídeo, Cris Schumann fala sobre as 5 linguagens do autoamor e a como desenvolver uma admiração e valorização maior sobre si mesmo.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This