Você trataria um amigo da mesma forma que você se trata?

Você trataria um amigo da mesma forma que você se trata?

Atualizado em 04/06/2021
Por Débora Duarte

Você trataria um amigo da mesma forma que você se trata?

Atualizado em 04/06/2021
Por Débora Duarte
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você trataria um amigo da mesma forma que você se trata?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Frequentemente, nos julgamos por cometer um erro, nos sentimos mal quando algo sai fora do nosso planejamento e somos extremamente críticos em relação as coisas que fazemos. Mas quando um amigo comete um erro, muitas vezes nos comportamos de forma gentil e o acolhemos, não é?! 

Já parou para pensar na forma como você se trata? Essa gentileza que você demonstra com o outro é extensível para você mesmo?

Isso é a autocompaixão, é agir consigo da mesma maneira que você agiria com um amigo durante um momento ruim ou diante de um erro cometido por ele. Ao invés de julgar e criticar a si mesmo por suas falhas, a autocompaixão permite que você seja gentil e compreensivo diante de seus erros. Aceite que as coisas nem sempre são como planejamos, que não podemos controlar tudo ao nosso redor, que iremos nos frustrar, e o mais importante, que não somos perfeitos.

Os três elementos da autocompaixão:

Gentileza:

Quando uma situação ruim acontece tendemos a atribuir a culpa a nós mesmos e acabamos sendo críticos e cruéis, o que acaba nos deixando ainda mais chateados, mas muitas vezes ser compassivo é muito mais gratificante. 

Ao invés de se culpar, você pode se acolher, ser gentil e ter compaixão consigo mesmo, assim a situação ruim é minimizada e você se sente mais motivado para continuar.

Uma dica para ser mais gentil, quando você cometer um erro pense no que você falaria para um amigo na mesma situação que você.

Humanização: 

Muitas vezes a frustração é acompanhada pelo senso de isolamento. Você tem a sensação de que é única pessoa do mundo que sofre e comete erros. Mas, sabemos que isso não é verdade. 

terapia-online-casule-banner

Somos humanos, vulneráveis e imperfeitos. A partir do momento que percebemos que todos cometem erros, tem dias ruins e momentos de sofrimento, começamos a nos sentir normais, e nos centramos menos em nossas falhas.

Atenção Plena: 

A atenção plena ou mindfulness sugere que observemos as nossas emoções, relacionando as nossas experiências com as das outras pessoas na mesma situação. Dessa maneira, podemos ampliar a nossa perspectiva ao invés de focar em apenas um ângulo.

O nosso papel é de observação, devemos enxergar os sentimentos de sofrimento, dor e angústia como eles são. Sem julgar, tentar suprimi-los ou negá-los. Mas também não podemos ficar super-identificando esses pensamentos e sentimentos, para não acabarmos presos em uma corrente negativa.

Lembre-se que você não precisa lidar com tudo sozinho. Se sentir necessidade, agende uma sessão!

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Você trataria um amigo da mesma forma que você se trata?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Você trataria um amigo da mesma forma que você se trata?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Débora Duarte, aqui no Blog.
Olá! Meu nome é Débora Duarte, sou psicóloga, pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Sou apaixonada pela psicologia e por seu poder de transformação. Como profissional da área, busco ajudar as pessoas a enxergarem a si mesmas e aos outros de forma mais leve. Atuo no atendimento de adolescentes e adultos. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Você trataria um amigo da mesma forma que você se trata?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hipocondria

Você sabia que existe um Transtorno de Ansiedade apenas pelo medo de adoecer? É o que chamamos de Hipocondria!
Leia mais
hipocondria

O funcionamento do TDAH em adultos

O Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, conhecido como TDAH, é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta como característica essencial um padrão persistente de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade, o qual costuma persistir na vida adulta resultando no comprometimento do funcionamento social, acadêmico e profissional.
Leia mais
O funcionamento do TDAH em adultos

5 passos para solucionar um problema

Em nosso cotidiano sempre surgem problemas inesperados, não conseguimos fugir deles. Nesse vídeo busco explicar quais são os passos mais importantes para estruturarmos uma solução assertiva.
Leia mais
5 passos para solucionar um problema

Formas de Comunicação

A maneira como você expressa sua opinião e interesses está muito relacionada com a interpretação que o outro vai fazer de você, ou da conversa que vocês estão tendo.
Leia mais
formas de comunicação
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This