Árvore-dos-Sonhos

Árvore dos Sonhos

Atualizado em 31/08/2020
Por Cristiane Schumann

Árvore dos Sonhos

Atualizado em 31/08/2020
Por Cristiane Schumann
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Árvore dos Sonhos

Aperte o play para escutar este conteúdo.

A Árvore dos Sonhos é uma técnica da Psicologia Positiva onde a gente “pendura” na árvore todos os nossos sonhos; desde os mais simples (tipo um vestido de festa vermelho) até os mais complexos (fazer uma grande viagem ou se formar após um longo tempo sem estudar, por exemplo). São as vontades que nós temos de realizar algo em nossa vida.

A intenção dessa técnica é que tenhamos consciência de quais são os nossos sonhos, quais são as nossas vontades e que tenhamos discernimento para compreender se estamos no caminho certo para alcançar aquilo que quero ou não. 

Reflita sobre seus objetivos

sonho-de-visitar-a-disney
A clareza no sonho ajuda você a enxergar o caminho para atingi-lo

Supondo que o meu sonho seja ir para Disney, o que eu estou fazendo em direção a esse sonho? Eu estou juntando dinheiro? Eu sei o quanto custa uma viagem para a Disney? Eu já conversei com outras pessoas que já foram? ou assisti vídeos sobre isso?

Tanto eu quanto o meu esposo Tiago, que é Coach, já ouvimos muitos relatos de sonhos que pareciam inalcançáveis ou muito distantes e que um “ajuste”, a pessoa conseguiu alcançar.  Uma dessas pessoas tinha o sonho de ter um Macbook. Tiago a questionou do porquê ela não ter o equipamento. Ela disse que não tinha, pois, custava muito caro (algo em torno de 15 mil reais) e era impossível para ela. Novamente ele questionou se ela fazia questão do Macbook ser novo, de ser de última geração. Ela respondeu que sendo a partir de 2015 já estava ótimo.

O Tiago então abriu um aplicativo de vendas pela internet que vende itens usados inclusive, e perguntou se seria muito caro para ela pagar uma prestação de 200 reais por mês. Ela respondeu que era bastante possível para ela. Então, ele disse, que tinha um Macbook comprado em 2016 que está custando 4 mil reais. Nesse momento, a pessoa ficou assustada, pois, o sonho que até então era intangível, muito longínquo, muito grande, muito caro passou a ser o sonho palpável.

O que eu estou querendo dizer é que não é que seja fácil, mas que às vezes a gente imagina que é algo muito irreal, quando, na verdade, ou eu não estou no caminho para ele, ou eu não estou me voltando para a realizar esse sonho e ele será simplesmente uma vontade que não será saciada, ou às vezes é um sonho mais palpável, mais plausível do que a gente imagina que seja. É só nos voltarmos para esse objetivo colocando-o como prioridade para que eu aumente a probabilidade de concretizar os meus sonhos.

terapia-online-casule-banner

Te faço um convite…

organização do sonho
Anote, escreva e rabisque seus sonhos!

Faça quanto antes a sua “Árvore dos Sonhos”. Em um papel anote tudo o que você tem vontade de ser, de fazer ou de ter; desde as pequenas conquistas até as grandes conquistas porque isso vai te ajudar a nortear os seus atos na direção desses sonhos que você tem vontade de realizar. 

Vamos transformar os sonhos em coisas mais concretas e esmiúça-los em pequenos passos para que se consiga atingir. Vamos supor que a viagem para Disney custa 15 mil reais, então se eu juntar 200 reais por mês, em aproximadamente 6 anos eu terei juntado esses 15 mil reais para ir a Disney. Se eu juntar 300 por mês em 2 anos e meio eu consigo ir à Disney, entende?

Dessa forma, a partir do momento que eu sei qual o meu sonho, eu consigo também elencar quais os pequenos passos que eu preciso dar para que esse sonho não seja apenas um sonho, mas que tenha probabilidade de se tornar realidade.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Árvore dos Sonhos

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Árvore dos Sonhos, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Cristiane Schumann, aqui no Blog.
Doutora e Mestre em Saúde, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, Especialista em Políticas e Pesquisas em Saúde Coletiva. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais, Famílias e Grávidas. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Árvore dos Sonhos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This