A ruminação mental é prejudicial?

Atualizado em 23/06/2021
Por Nayara Benevenuto

A ruminação mental é prejudicial?

Atualizado em 23/06/2021
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A ruminação mental é prejudicial?

Aperte o play para escutar este conteúdo.

Na psicologia, chamamos de ruminação o ato de ficar revivendo mentalmente pensamentos negativos de maneira recorrente. Esse comportamento está presente em todos nós, afinal, em alguns momentos precisamos pensar muito sobre um determinado assunto, problema ou situação para resolvê-lo, fazendo com que o ato de ruminar não seja prejudicial. No entanto, em alguns casos ele merece atenção, pois pode se tornar disfuncional, prejudicial e ter prevalência. 

Em pessoas com quadros ansiosos, depressivos ou estressores, a ruminação apresenta maior prevalência porque ao pensarem ou presenciarem algumas situações, elas tendem a vivenciar as emoções de uma forma mais intensa e apresentar um baixo limiar a frustrações, sendo comuns sentimentos de angústia, tristeza, irritabilidade, alteração do humor, dificultando assim sua melhora. Ela também pode ser disfuncional quando gera um comportamento evitativo, fazendo com que a pessoa evite pensar nos problemas e circunstâncias, não sendo solucionados ou enfrentados. 

Ao ruminar, a nossa atenção fica voltada para os nossos pensamentos, fazendo com que em alguns casos as pessoas relatem terem dificuldades de conseguirem parar esse fluxo, sentindo-se “presas” a ele, não conseguindo “se desligarem”. A ruminação também está associada a pensamentos autodepreciativos, críticos, de culpa e dependendo da sua frequência e intensidade, faz com que você tenha dificuldades de viver o momento presente. 

Por isso, algumas estratégias podem ajudar, como:

terapia-online-casule-banner
  • Identificar quais são esses pensamentos;
  • Fazer um distanciamento da situação, “olhe” para o pensamento como uma “pessoa de fora”;
  • Busque questionar: Quais as vantagens de ficar pensando repetidamente nisso? E as desvantagens? Isso vai resolver? Existe solução?
  • Procure realizar práticas de meditação, respiração e atenção plena. 

Se precisar de ajuda, busque por um atendimento profissional, pois há uma ótima notícia: é possível modificar os pensamentos negativos recorrentes por meio da Terapia Cognitivo Comportamental.

Terapia Casule

A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!

Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!

Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!

Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, InstagramFacebook e Youtube.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

A ruminação mental é prejudicial?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre A ruminação mental é prejudicial?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: A ruminação mental é prejudicial?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que a ansiedade acontece?

A psicóloga Cristiane Schumann descreve as principais sensações que uma pessoa em crise de ansiedade sente e te ajuda a identificar se é ansiedade ou algum outro problema de saúde.
Leia mais

Medo ou fobia?

O medo é uma emoção natural, inerente ao ser humano, todos nós temos e já sentimos em maior ou menor grau em algum momento da vida em diversas situações.
Leia mais

Transtorno de Personalidade Antissocial

Você sabia que a cada 100 pessoas que você conhece, 4 são psicopatas? Hoje vamos conversar um pouquinho sobre a personalidade antissocial mais comumente conhecida como psicopatia e sociopatia.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This