Psicologia positiva = relacionamento saudável

Psicologia Positiva = Relacionamento Saudável

Atualizado em 01/07/2015
Por Redatora Casule

Psicologia Positiva = Relacionamento Saudável

Atualizado em 01/07/2015
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Psicologia Positiva = Relacionamento Saudável

A Psicologia Positiva estuda o peso dos aspectos positivos da vida humana, como alegria, felicidade, bem-estar e as atitudes de “desabrochar” e “florescer”, no equilíbrio físico e mental. Seu criador, o psicólogo americano Martin Seligman, a define como “o estudo científico do funcionamento humano ideal que visa descobrir e promover os fatores que permitem que indivíduos e comunidades prosperem”. Segundo Daniela Levy, psicóloga que está à frente da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL), esta ciência pode tornar seus relacionamentos mais saudáveis e felizes.

Daniela defende que comunicar positivamente é muito importante para conservar não só casamentos, como também amizades ou relações profissionais, sociais e familiares. “Eles se tornam mais saudáveis e duradouros, livres de mágoas”, completa.

Do ponto de vista da Psicologia Positiva, uma pessoa que mantém bons relacionamentos ganha muito com a interação e o apoio do outro. Ter alguém para ‘cuidar’ e sentir-se ‘cuidado’ – assim como compartilhar a vida, eventos, pensamentos e sentimentos – torna o ser humano mais apto a lidar com as dificuldades e a comemorar experiências bem-sucedidas.

Se você quer começar a ‘praticar’ a psicologia positiva, Daniela Levy cita exemplos de situações positivas que reforçam laços entre as pessoas, confira:

Amor incondicional se traduz em segurança

O psicólogo inglês Donald Winnicott observou que, em crianças que brincavam próximas de suas mães, o nível de criatividade era maior do que naquelas que brincavam distantes. Isso porque elas arriscam mais, caem e levantam novamente e tentam executar tarefas de várias maneiras por se sentirem seguras na presença de uma pessoa que as ama incondicionalmente. “Saber que somos amados incondicionalmente cria um espaço psicológico de segurança e proteção”, explica Daniela.

terapia-online-casule-banner

Casamento

Você precisa estar casado ou quer estar casado? – Muitas pessoas ficam casadas por sacrifício ou acomodação, o que acaba gerando infelicidade e frustração. O fato de o parceiro saber que continua com a outra pessoa por precisar estar e não por querer estar elimina qualquer significado e prazer que poderia existir na relação. “Quando a pessoa está constantemente abrindo mão do significado e do prazer pelo outro, e a relação não é equilibrada nesse sentido, não há como ser feliz”, adverte.

Cultivo da intimidade

Conhecer e ser conhecido – De acordo com Daniela, a noção errada de que “achar um amor” garante eterna satisfação e felicidade na relação é um engano. Da mesma forma, engana-se quem pensa em encontrar o emprego dos sonhos, o lugar ideal para trabalhar e, assim, não precisar trabalhar duro. Isso não é diferente em qualquer relação: o desafio está na habilidade em cultivar e conquistar a intimidade.

Cultivar a intimidade envolve conhecer e ser conhecido. No casamento, é importante engajar-se em atividades que tenham significado e sejam prazerosas para os dois.

Passado feliz fortalece a relação do presente

Expert em relacionamentos, o psicólogo norte-americano John Gottman consegue prever o sucesso de uma relação baseado em como o parceiro descreve seu passado. Ele conclui que, quando os parceiros relatam os aspectos felizes do tempo que passaram juntos, a relação tem mais possibilidade de prosperar. Valorizar as experiências significativas e prazerosas do passado e do presente fortalece a relação.

FONTE:http://www.vilamulher.com.br/familia/relacionamento/psicologia-positiva-relacionamento-saudavel-13787.html

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Psicologia Positiva = Relacionamento Saudável

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Psicologia Positiva = Relacionamento Saudável, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Psicologia Positiva = Relacionamento Saudável.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This