Psicóloga da Casule fala sobre “Insatisfação humana” para jornal

Atualizado em 10/10/2014
Por Redatora Casule

Psicóloga da Casule fala sobre “Insatisfação humana” para jornal

Atualizado em 10/10/2014
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Psicóloga da Casule fala sobre “Insatisfação humana” para jornal

 

No último mês a psicóloga da Casule Saúde e Bem-estar, Auxiliatrice Caneschi Badaró, deu uma entrevista para o jornal Diário Regional sobre o tema “Insatisfação: quando esse desejo é positivo?”. A matéria saiu no final de semana do dia 21 e 22 de setembro de 2014, e contou também com a participação de outras duas psicólogas da cidade de Juiz de Fora.

Sobre o tema, a terapeuta cognitivo-comportamental, ressaltou que apesar de ser um mecanismo natural do ser humano, e a princípio um mecanismo saudável ao seu desenvolvimento enquanto espécie e ser social, quando extrapolado pode gerar sofrimentos. “O funcionamento humano é refletido na organização social e econômica, formando um processo dinâmico de influências múltiplas, sendo possível observar essa variação de necessidades atribuídas aos bens de consumo, estilos de vida, imagem corporal ou posicionamento social. Além disso, ao longo de nosso desenvolvimento pessoal, vamos criando crenças sobre nós mesmos, o mundo e o futuro, essa crenças ganham formas de acordo com os valores sociais. Portanto, uma insatisfação recorrente pode estar relacionada a tentativa de negar uma auto crença negativa (por exemplo de pouco valor, ou baixa capacidades, ou ainda de auto suficiência). Nesse caso, o sujeito não vai superar sua insatisfação com objetos outros que ele busca, já que a causa é uma percepção interna que deve ser revista”, defende Auxiliatrice Caneschi Badaró.

terapia-online-casule-banner

Sobre suas implicações na clínica de psicologia, a insatisfação constante e o pouco reconhecimento de conquistas podem se tornar uma demanda terapêutica. A psicóloga recomenda uma avaliação dessa insatisfação e das consequências que ela produz na vida da pessoa. Se é marcante ao ponto de gerar desconforto comprometedor, a busca por ajuda é sempre o mais indicado. Outra análise importante é sobre o conteúdo dessas necessidades, cabe se perguntar se são atingíveis e se de fato trazem retornos reais. A terapia cognitivo-comportamental procura relacionar essas buscas do paciente com suas características cognitivas (crenças, sentimentos, valores), e assim avaliar sua funcionalidade e coerência com seu contexto.

Ser insatisfeito gera avanços, mas também pode acarretar sofrimentos e até mesmo potencializar outros transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, de forma que uma boa avaliação é indispensável. A matéria completa se encontra no Caderno 3 do Diário Regional, da cidade de Juiz de Fora (21 e 22/09/2014).

 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Psicóloga da Casule fala sobre “Insatisfação humana” para jornal

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Psicóloga da Casule fala sobre “Insatisfação humana” para jornal, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Psicóloga da Casule fala sobre “Insatisfação humana” para jornal.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas para melhorar a concentração

A técnica de autoinstrução é utilizada na psicoterapia para ampliar a atenção em certos eventos, diminuir a impulsividade e aumentar o controle verbal para pessoas que possuem TDAH ou outras demandas.
Leia mais

Como desenvolver o autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante em todos os aspectos da nossa vida. Por isso, nesse vídeo eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.
Leia mais
Como desenvolver o autoconhecimento

Sinais de um relacionamento abusivo

Quando conhecemos alguém no início tudo são flores e amores, porém, com a convivência vem as brigas, os desentendimentos, as discordâncias... Mais até aí tudo bem, afinal, todo relacionamento tem dessas coisas, não é mesmo?
Leia mais
Aprenda a identificar um relacionamento abusivo

4 dicas para criar mais intimidade no seu Relacionamento

A intimidade nos relacionamentos é o resultado de uma série de interações entre duas pessoas onde são reveladas informações pessoais sobre aspectos centrais de suas vidas, ao mesmo tempo que ocorre uma atitude de validação e acolhimento por parte de quem recebe essas informações.
Leia mais
intimidade no relacionamento

Família tóxica: será que você vive em uma?

Viver com familiares tóxicos trazem diversos problemas a nossa saúde, muitas vezes são pessoas negativas que agem "sem perceber" e que acabam com nossa saúde mental. Neste vídeo, trouxe estratégias para te ajudar a conviver com uma família toxica.
Leia mais
Familia tóxica BLOG

Hipocondria

Você sabia que existe um Transtorno de Ansiedade apenas pelo medo de adoecer? É o que chamamos de Hipocondria!
Leia mais
hipocondria
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This