Exigências da terapia de casal

Atualizado em 06/11/2014
Por Redatora Casule

Exigências da terapia de casal

Atualizado em 06/11/2014
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Exigências da terapia de casal

 

Iniciar um processo de terapia de casal cria uma exigência em diversos eixos. Se todos esses eixos tomarem uma direção, o sucesso é muito mais fácil de atingir.

Na terapia existe um processo de mudança, que cria uma exigência ao cliente mas também ao terapeuta, pois ao processo terapêutico são exigidos diversos resultados. Na terapia de casal, a exigência aos participantes é ainda maior. Exige-se que se mude o próprio casal (neste caso, a relação), mas também os cônjuges. Assim, espera-se que se altere o outro, mas também o próprio. Tal como a exigência do terapeuta é a dobrar, pois são duas expectativas que estão em jogo.

terapia-online-casule-banner

Em qualquer processo terapêutico, seja individual ou conjugal, a mudança é sempre complicada e difícil. Frequentemente o casal exige resultados ao terapeuta sem tentar fazer qualquer mudança aos seus comportamentos, comunicação ou rotinas. Também frequentemente o cônjuge exige a mudança do outro, sem que o próprio identifique razões para alterar seja o que for. Nestes casos, em geral um dos cônjuges inicia o processo de terapia apenas por pressão do outro ou na esperança de que o terapeuta mencione que tudo está bem e que a relação é natural ou normal. Quando começa a haver a necessidade de mudança, estas pessoas poderão rejeitar o processo ou criar dificuldades em todos os exercícios propostos. Nesta situação, a terapia de casal não pode continuar e o processo termina.

Por vezes, em sessão, somos surpreendidos por cônjuges que, à partida, não estavam muito motivados, mas que depois de explicado todo o processo que leva à maioria das dificuldades no casal, revelam-se prontos a mudar o seu comportamento ou comunicação. Anteriormente não o faziam apenas porque não identificavam as situações como estando na base dos problemas. A motivação “assimétrica” é comum, da mesma forma que a facilidade de mudança pode ser muito díspar, o que pode levar a algum mal-estar por parte da pessoa menos motivada ou menos “capaz” da mudança. Mas, como se diz, cada pessoa é única e, como tal, cada casal é único. Não devemos deixar que o processo terapêutico termine ou se interrompa porque existem mais dificuldades de um dos cônjuges em proceder à mudança na relação. Todas as alterações são importantes, mesmo as mais pequenas.

Exigências da terapia de casal

Para o processo terapêutico, a identificação dos erros e a vontade de mudar é deveras importante, ao invés de “apontar o dedo” aos outros. O esforço de mudança deve fazer parte do processo e, por poucos resultados que traga, requer um envolvimento e um reconhecimento dos problemas muito importante. Já a responsabilização do cônjuge pelos problemas ou até a exigência ao terapeuta que opere mudanças na relação geralmente resultam em processos com resultados muito pobres.

Fonte:  http://oficinadepsicologia.com/exigencias-da-terapia-de-casal

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Exigências da terapia de casal

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Exigências da terapia de casal, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Exigências da terapia de casal.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This