Será que preciso de ajuda?

Atualizado em 28/10/2014
Por Redatora Casule

Será que preciso de ajuda?

Atualizado em 28/10/2014
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Será que preciso de ajuda?

tumblr_lfpdxkHQCu1qck6jmo1_500

Esta é uma questão por vezes difícil de colocar – por orgulho, por preconceito, por medo do que os outros possam pensar… Muitas vezes é de outra pessoa que a ideia pode surgir, mas a questão terá de ser sempre colocada pelo próprio. Na maioria das vezes a ajuda só pode ser recebida quando se pede. Só que, para muitas pessoas, pensar em pedir ajuda implica novas preocupações. Podem surgir outras questões, como “o que vão ficar a pensar de mim?”, “será que vão pensar que não sou capaz de fazer nada sozinho?”, “será que vão gostar menos de mim?”…

Para muitos, existe a crença de que pedir ajuda é um sinal de fraqueza. Contudo, é exatamente o contrário, pois implica a aceitação de si próprio e coragem para se expor a outra pessoa.

Quando não pede ajuda, a pessoa corre o perigo de viver o seu problema na solidão. O segredo, e a falta da visão do outro, aumentam o problema, podendo torná-lo gigante.

terapia-online-casule-banner

Primeiro, é importante tentar aceitar que “não é perfeito”. Procurar perceber que é um ser humano, e que por isso precisa das outras pessoas. De seguida, pedir ajuda implica, através de um exercício de introspeção, olhar para dentro e perceber o que falta, porque não está satisfeito. Quando já tiver percebido o que precisa, antes de ir ter com a outra pessoa, pense na melhor forma de expressar o que está sentir, pense nas palavras que vai utilizar, pois por vezes pode ser difícil verbalizar algo que é mais íntimo.

Pedir ajuda implica sair de si e ir ao encontro do outro. Escolha a pessoa certa, alguém em quem confie e que o possa ajudar exatamente naquilo que precisa. Pode ser um amigo, um familiar, um psicólogo…

E por fim, basta pedir. Quando se partilha com o outro, é como se o peso se dividisse, fica-se mais leve. Somos seres relacionais, o que significa que, quando trabalhamos juntos para alcançar bem-estar, somos muito mais fortes.

Vença o medo ou a vergonha, e fale com alguém. Não tenha receio de perguntar a si próprio: será que preciso de ajuda?

Fonte: http://oficinadepsicologia.com/sera-que-preciso-de-ajuda

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Será que preciso de ajuda?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Será que preciso de ajuda?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Será que preciso de ajuda?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This