Pra que serve um Psicólogo?

Atualizado em 04/12/2014
Por Redatora Casule

Pra que serve um Psicólogo?

Atualizado em 04/12/2014
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Pra que serve um Psicólogo?

Por que devo ir ao Psicólogo? Psicólogo não é coisa de maluco? Será que uns remédios não adiantariam?  Vou ficar dependente do Psicólogo? Realmente preciso disso? 

Muitas vezes, em meu consultório, pessoas que já se consultaram com outros colegas psicólogos dizendo que não adiantou nada o tratamento feito com eles. Elas chegam reticentes, desconfiadas e só estão no consultório porque um médico insistiu para que elas façam o tratamento psicológico ou porque já não aguentam mais o seu sofrimento, depois de várias tentativas frustradas de solucionarem seus problemas por conta própria. Elas chegam ao consultório com muita desconfiança e dúvidas, achando que estão perdendo tempo e dinheiro e que aquele “blábláblá” não vai resolver absolutamente nada.

Psicólogos existem para ajudar pessoas a encontrar os caminhos para a solução de seus problemas que elas, por si mesmas, não conseguem enxergar sozinhas! Se o seu automóvel tem um problema, você nem pensa duas vezes e sai correndo atrás do seu mecânico! Ou será que você vai tentar consertar o seu carro, correndo o risco de criar ainda mais problemas nele? Claro que não, até porque você não tem o conhecimento necessário para efetuar o conserto. Então por que passar anos de sua vida para resolver um problema emocional, com muitas tentativas e erros, se você pode contar com a ajuda de um(a) psicólogo(a), um profissional capacitado a ajudá-lo a encontrar a solução? Por que insistir em manter-se envolvido por uma “neblina” densa que o impede de enxergar os caminhos para resolver o seu problema e preferir continuar sofrendo?

Para um tratamento psicológico proporcionar o benefício que você almeja, você precisa conhecer o profissional psicólogo, sentir-se bem ao lado daquele que você escolher e, principalmente, confiar. É preciso saber a experiência desse profissional, quanto tempo ele(a) tem de atuação, que tipo de trabalho ele(a) realiza, quais são os resultados do seu trabalho e, principalmente, conhecer outras pessoas que fizeram acompanhamento com ele(a).

Existem várias linhas de trabalho em Psicologia, que nada mais são do que formas e técnicas específicas de atuação. Em outras palavras, cada uma das linhas de trabalho é um caminho diferente, mas todas elas acabam levando ao mesmo lugar. Cito aqui algumas linhas mais comuns de atuação do psicólogo na atualidade: a psicanalítica, a rogeriana, a existencialista, a behaviorista, a cognitiva-comportamental, a gestáltica, etc. São abordagens diferentes, com técnicas específicas e todas elas proporcionam resultados positivos.

Atualmente, a linha comportamental-cognitiva é uma das técnicas que traz resultados positivos no menor tempo possível, ao contrário da psicanálise, uma técnica que traz resultados apenas a longo prazo, até porque ela é oriunda de uma época em que as pessoas podiam dispor de mais tempo e dinheiro para o tratamento.

terapia-online-casule-banner

Quanto ao dinheiro dispendido com o psicólogo, penso que não seja um gasto, mas um investimento em si mesmo e que beneficia a sua vida como um todo! E sabe por que? Porque se você sofre por causa de um problema emocional, toda a sua vida fica comprometida: você perde oportunidades de trabalho, não consegue estabelecer bons relacionamentos, além de perder momentos preciosos da sua vida por ficar ruminando problemas e sofrendo com eles!

O bom profissional psicólogo vai, em primeiro lugar, ajudar você a entender os fatores que provocam o surgimento de seus problemas e orientá-lo a saber lidar com eles de forma positiva e sem sofrimento para que, em pouco tempo você possa ter uma vida plena e feliz.

E, ao contrário do que se imagina, o tratamento com as técnicas cognitivo-comportamentais não é a perder de vista: é comum terminar num período médio de 6 meses, com uma consulta semanal!

Enfim, se você tem um problema e não consegue resolvê-lo sozinho, procure um(a) psicólogo(a) de sua confiança: você só tem a ganhar com isso!

 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Pra que serve um Psicólogo?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Pra que serve um Psicólogo?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Pra que serve um Psicólogo?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This