Personalidade Anancástica - psicologia -casule

Personalidade Anancástica

Atualizado em 20/04/2018
Por Redatora Casule

Personalidade Anancástica

Atualizado em 20/04/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Personalidade Anancástica

O transtorno de personalidade anancástica, ou transtorno de personalidade obsessiva compulsiva (TPOC) é caracterizado por um padrão rígido de perfeccionismo e inflexibilidade, tornando as pessoas que sofrem com este transtorno extremamente detalhistas e preocupadas com regras, normas, organização.

Nos casos de TPOC, a pessoa desconhece ter um transtorno e por isso considera suas atitudes, pensamentos e emoções normais, tentando modificar outras pessoas ao seu redor para se adaptarem aos seus rígidos padrões, considerados por ela, a maneira correta. O fato de apresentarem esses traços de personalidade egossintônicos, ou seja, valorizados pelo próprio indivíduo, interferem para que costumem ser muito controladoras em seus relacionamentos interpessoais. Violações destas “leis” criadas pelos anancásticos provocam demasiada insegurança, desorientação e ansiedade.

Geralmente essas pessoas são escravizadas pelo simétrico, pela limpeza e pela ordem das coisas, desde a arrumação de seus objetos pessoais, como guarda-roupas, gavetas, mesas, até a organização extremamente cautelosa de itens relacionados à ocupação e profissão. As pessoas portadoras do transtorno anancástico da personalidade sofrem com tudo aquilo o que contraria suas próprias regras, determinações e manias, por isso são exigentes e inflexíveis com elas mesmas e com os mais próximos.

terapia-online-casule-banner
como-vencer-a-procrastinacao-psicologia-casule

Ocorre com frequência dificuldade em realizar tarefas cotidianas e de rápida execução, que acabam demandando um tempo a mais. A explicação vem do fato de perderem tempo significativo alinhando roupas, papéis, livros, contando e recontando, e acabarem executando atos repetitivos para se certificarem de que não estão fazendo nada errado ou de forma equivocada (cautela excessiva).

Os que sofrem do transtorno de personalidade obsessivo compulsiva têm necessidade de produção, o que explica suas tendências à devoção excessiva pelo trabalho. Até mesmo em situações de lazer costumam buscar, e encontrar, algo que o tornem produtivos, despertando prazer. Nesses momentos de diversão, nota-se um cuidado tão grande que os anancásticos acabam por não aproveitar estes momentos de descontração, visto que um mínimo acontecimento fora do planejamento de um passeio é motivo para arruinar o mesmo.

Outras duas características frequentes deste tipo de personalidade são as dificuldades em expressar empatia e compreensão em relação aos demais e tendência em acumular coisas sem muita utilidade (sempre muito bem armazenados e organizados, como estocar alimentos em excesso).

A terapia cognitivo comportamental é o caminho mais indicado para os casos de personalidade anancástica, ajudando os pacientes a modificar hábitos, reduzir os efeitos do perfeccionismo e perceber os danos trazidos a si mesmo e aos outros perante seu comportamento.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Personalidade Anancástica

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Personalidade Anancástica, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Personalidade Anancástica.

0 comentários

Dicas para melhorar a concentração

A técnica de autoinstrução é utilizada na psicoterapia para ampliar a atenção em certos eventos, diminuir a impulsividade e aumentar o controle verbal para pessoas que possuem TDAH ou outras demandas.
Leia mais

Como desenvolver o autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante em todos os aspectos da nossa vida. Por isso, nesse vídeo eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.
Leia mais
Como desenvolver o autoconhecimento

Sinais de um relacionamento abusivo

Quando conhecemos alguém no início tudo são flores e amores, porém, com a convivência vem as brigas, os desentendimentos, as discordâncias... Mais até aí tudo bem, afinal, todo relacionamento tem dessas coisas, não é mesmo?
Leia mais
Aprenda a identificar um relacionamento abusivo

4 dicas para criar mais intimidade no seu Relacionamento

A intimidade nos relacionamentos é o resultado de uma série de interações entre duas pessoas onde são reveladas informações pessoais sobre aspectos centrais de suas vidas, ao mesmo tempo que ocorre uma atitude de validação e acolhimento por parte de quem recebe essas informações.
Leia mais
intimidade no relacionamento

Família tóxica: será que você vive em uma?

Viver com familiares tóxicos trazem diversos problemas a nossa saúde, muitas vezes são pessoas negativas que agem "sem perceber" e que acabam com nossa saúde mental. Neste vídeo, trouxe estratégias para te ajudar a conviver com uma família toxica.
Leia mais
Familia tóxica BLOG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This