Por que temos pensamentos negativos?
Existem vários motivos para os pensamentos negativos “brotarem” em nossa mente. Muitas vezes eles aparecem dependendo da fase de vida pela qual a pessoa esta passando. O desemprego por exemplo, pode desencadear pensamentos negativos sobre a vida futura do individuo e sobre sua auto-estima também. Pensamentos como “não sou capaz de fazer nada” , “nunca conseguirei um emprego” podem ser comuns na mente de quem está passando por esta situação.
O pensamento negativo pode estar vinculado também com a motivação que cada um tem para buscar melhores alternativas para sua qualidade de vida. É muito comum os pensamentos negativos surgirem em um momento de estagnação da vida.
Outro fator que também pode ser um facilitador de pensamentos negativos é a nossa tolerância às frustrações. Decepções com as pessoas, com o trabalho e outros fatores da vida acontecem mas cada tem o seu jeito de lidar com isso. Algumas pessoas tem baixa tolerância as estas frustrações e quando se sentem decepcionadas tendem generalizar os pensamentos negativos achando que “tudo está ruim” .
Quais são as consequências que podemos ter se persistimos em uma visão negativista?
A conseqüência de sempre pensar negativo poderá ser a influencia na qualidade de vida desta pessoa, tanto no campo emocional como em outros aspectos de sua vida, como o profissional e pessoal.
Além de prejudicar a saúde psíquica, pode trazer prejuízos na relação intra-pessoal (como a pessoa se vê, seu relacionamento consigo mesmo) e interpessoal ( relação com as pessoas ao seu redor). Muitas vezes a pessoa que sempre pensa negativo pode ser considerada uma má companhia, ou uma pessoa ruim o que pode intensificar ainda mais os pensamentos negativos acerca dela mesma, criando por exemplo pensamentos como “sou uma pessoa ruim mesmo, não mereço ter amigos” .
Quais os motivos que devemos ter em mente para pensar positivo?
Cada um tem os seus motivos específicos para buscar um modo de pensar positivo, ou pelo menos não tão negativo a ponto de lhe causar sofrimento. A própria palavra “motivo” já denuncia o que a pessoa precisa fazer para pensar positivo : achar uma motivação, algo que lhe dê prazer para assim fortalecer sua auto-estima.
Como pensar positivo?
Um passo importante para pensarmos positivo poderia ser trabalhar os pensamentos negativos que estão influenciando a nossa vida. Um auto-questionamento acerca destes pensamentos pode ajudar a elaborar um melhor entendimento sobre eles próprios. Perguntas como “o que está acontecendo comigo/ na minha vida para eu ter tantos pensamentos negativos?” podem ajudar na busca de soluções para a diminuição destes pensamentos, e conseqüentemente na substituição destes pensamentos por pensamentos mais positivos , ou pelo menos não tão negativos.
Outra ação importante e que também está relacionada este primeiro passo seria a busca de soluções para os pensamentos negativos, ou seja, tentar se mobilizar para resolver estas questões que causam sofrimento.
Acho importante fazer atividades que dêem prazer, não só pela atividade em si, mas as conseqüências que elas trazem para a vida e para auto-estima de cada um. Quando sentimos prazer ao fazer algo nossa auto-estima acaba sendo influenciada de maneira positiva e conseqüentemente temos pensamentos como “sou bom nisso” , “isto me dá muito prazer”, “me sinto feliz”.
Pessoas que ficam muito presas ao passado, principalmente quando o passado não lhes traz boas lembranças, tendem a generalizar o que vai acontecer no presente e no futuro. Pensamentos como “já que aconteceu antes, com certeza desta vez vai acontecer também” , ou “nunca mais vou arranjar um namorado” são comuns e as pessoas acabam predestinando seu presente e seu futuro com estes pensamentos.
Pensar negativo demais é sinal de problemas emocionais?
Depende. Pensar negativo em algum momento da vida pode ser normal, todos já passamos por isso. Porém o quanto estes pensamentos influenciam suas ações e lhe causam sofrimento é que precisam ser observados de forma mais cuidadosa.
É importante procurar ajuda quando os pensamentos estão impedindo a pessoa de exercer atividades cotidianas, como trabalhar por exemplo.
Quando devemos recorrer à um psicólogo?
A ajuda psicológica é recomendada quando os pensamentos negativos começam a causar prejuízos psíquicos, físicos ou sociais na vida da pessoa. Quando temos pensamentos negativos permeando nossa mente a maior parte do tempo pode estar na hora de procurar um auxilio psicológico para lidar com estas questões.
Os pensamentos podem ser tão intensos que podem acabar em crises de ansiedade, por exemplo, apresentando sintomas como taquicardia, sudorese, falta de ar, e uma angustia muito grande de motivo muitas vezes inexplicável.
FONTE:http://www.marisapsicologa.com.br/pensamento-negativo-como-elimina-lo.html