Os-efeitos-da-Síndrome-da-Alienação-Parental-blog-casule

Os efeitos da Síndrome da Alienação Parental

Atualizado em 09/12/2019
Por Nayara Benevenuto

Os efeitos da Síndrome da Alienação Parental

Atualizado em 09/12/2019
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os efeitos da Síndrome da Alienação Parental

A síndrome da alienação parental é definida por lei atualmente no Brasil, sendo esta a interferência no desenvolvimento psicológico da criança ou adolescente gerada ou induzida por um dos seus genitores ou responsáveis, provocando prejuízos no estabelecimento do vínculo com o mesmo e retirando ou dificultando as possibilidades dos seus direitos, sendo caracterizada assim, pela alteração da percepção da criança sobre um dos seus genitores através de comportamentos como: falsas acusações, implantação de falsas memórias, distorção de fatos, utilizando da privação, guarda ou controle como meios de vingança através da criança ou adolescente com a outra parte, sendo considerada como um ato de violência psicológica. 

A síndrome da alienação parental geralmente tem o seu momento crucial quando existe o divórcio e uma das partes cria uma nova relação com um novo parceiro (a), no entanto, podendo ocorrer também durante o casamento, quando um tenta desqualificar a imagem e comportamentos do outro. Esta prática resulta em diversas consequências, muitas vezes causando danos irreparáveis e “irreversíveis”. 

terapia-online-casule-banner

Os efeitos da síndrome da alienação parental podem ser notados em todas as partes envolvidas. É frequente em relatos o sentimento de raiva, frustração, traição, culpa em se divertir com o outro genitor, questionamentos e dúvidas sobre a existência do sentimento e amor de pai e mãe para filho, injustiça, abandono, rejeição, conflito do que foi e é real e aquilo que não ocorreu, gerando prejuízos no desenvolvimento do afeto, vínculo e contato dessas relações. Comportamentos que são produzidos comumente entre pais e filhos como um abraço, uma conversa, um passeio, tornam-se momentos raros para outros.

É importante buscar auxílio, pois esta prática pode gerar danos como traumas e a possibilidade da reprodução de padrões de comportamento, uma vez que o desenvolvimento da identidade do sujeito se forma através da interação biopsicossocial e a representação e participação dos pais são importantes e fundamentais nesse processo.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Os efeitos da Síndrome da Alienação Parental

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Os efeitos da Síndrome da Alienação Parental, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Os efeitos da Síndrome da Alienação Parental.

0 comentários

Meu medo me faz fugir
Meu medo me faz fugir

Meu medo me faz fugir

Evitar se expor a situações que causam medo e ansiedade é algo extremamente normal. Porém, quando a "evitação" e a fuga se tornam um repertório comum para várias situações... é importante ligar o sinal de alerta.

Controlando sua Ansiedade

Ansiedade é uma reação emocional desencadeada pela percepção de uma ameaça – real ou imaginária. Nosso corpo pode responder a esse estado de diversas maneiras e cada uma delas é única e exclusiva de cada pessoa!
Leia mais
Controlando sua Ansiedade

Saiba quais alimentos evitam a acne

Certos hábitos alimentares inadequados quando associados a outros fatores, podem provocar um aumento da oleosidade da pele que desencadeiam processos inflamatórios.
Leia mais
alimentos-que-evitam-a-acne-BLOG

Dicas para uma vida mais leve

Diferente do que muitos acreditam, ter uma vida leve não significa não ter problemas ou adversidades, mas sim, aceitar que vão haver obstáculos no meio do caminho e tentar lidar com eles dá melhor forma possível. Confira algumas dicas para levar uma vida mais leve nesse texto.
Leia mais
dicas para uma vida mais leve

5 dicas para manter uma boa saúde mental

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, manter uma boa saúde mental no dia a dia do trabalho não é fácil, o estresse, o esgotamento mental e a pressão psicológica podem trazer várias consequências ruim para sua saúde mental e física. Neste vídeo vamos aprender 5 dicas fáceis de como aliviar o estresse do dia a dia e manter uma boa saúde mental diante da pressão do trabalho.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This