Os-efeitos-da-Síndrome-da-Alienação-Parental-blog-casule

Os efeitos da Síndrome da Alienação Parental

Atualizado em 09/12/2019
Por Nayara Benevenuto

Os efeitos da Síndrome da Alienação Parental

Atualizado em 09/12/2019
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os efeitos da Síndrome da Alienação Parental

A síndrome da alienação parental é definida por lei atualmente no Brasil, sendo esta a interferência no desenvolvimento psicológico da criança ou adolescente gerada ou induzida por um dos seus genitores ou responsáveis, provocando prejuízos no estabelecimento do vínculo com o mesmo e retirando ou dificultando as possibilidades dos seus direitos, sendo caracterizada assim, pela alteração da percepção da criança sobre um dos seus genitores através de comportamentos como: falsas acusações, implantação de falsas memórias, distorção de fatos, utilizando da privação, guarda ou controle como meios de vingança através da criança ou adolescente com a outra parte, sendo considerada como um ato de violência psicológica. 

A síndrome da alienação parental geralmente tem o seu momento crucial quando existe o divórcio e uma das partes cria uma nova relação com um novo parceiro (a), no entanto, podendo ocorrer também durante o casamento, quando um tenta desqualificar a imagem e comportamentos do outro. Esta prática resulta em diversas consequências, muitas vezes causando danos irreparáveis e “irreversíveis”. 

terapia-online-casule-banner

Os efeitos da síndrome da alienação parental podem ser notados em todas as partes envolvidas. É frequente em relatos o sentimento de raiva, frustração, traição, culpa em se divertir com o outro genitor, questionamentos e dúvidas sobre a existência do sentimento e amor de pai e mãe para filho, injustiça, abandono, rejeição, conflito do que foi e é real e aquilo que não ocorreu, gerando prejuízos no desenvolvimento do afeto, vínculo e contato dessas relações. Comportamentos que são produzidos comumente entre pais e filhos como um abraço, uma conversa, um passeio, tornam-se momentos raros para outros.

É importante buscar auxílio, pois esta prática pode gerar danos como traumas e a possibilidade da reprodução de padrões de comportamento, uma vez que o desenvolvimento da identidade do sujeito se forma através da interação biopsicossocial e a representação e participação dos pais são importantes e fundamentais nesse processo.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Os efeitos da Síndrome da Alienação Parental

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Os efeitos da Síndrome da Alienação Parental, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Os efeitos da Síndrome da Alienação Parental.

0 comentários

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This