O que é frigidez feminina - casule

O que é frigidez feminina?

Atualizado em 05/12/2017
Por Redatora Casule

O que é frigidez feminina?

Atualizado em 05/12/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é frigidez feminina?

A frigidez, também conhecida como distúrbio ou transtorno da excitação sexual feminina, é a dificuldade ou incapacidade da mulher de manter a lubrificação vaginal durante a atividade sexual, por não sentir interesse ou excitação suficiente. De acordo com a definição clínica, a frigidez se caracteriza pela ausência ou diminuição de interesse ou desejo sexual, pensamentos ou fantasias sexuais ausentes e falta de resposta ao desejo.

Alguns autores preferem chamar a frigidez de “disfunção sexual feminina”, evitando assim o aspecto pejorativo que a antiga denominação veio a assumir, como “mulher assexuada” ou que “não gosta de sexo”. Embora a falta de “apetite sexual” possa ser diferenciada da incapacidade para obter orgasmos, ambas costumam ocorrer conjuntamente.

A apatia sexual da mulher acaba por tornar-se problemática numa relação quando começa a recusar ou evitar intimidade sexual e este comportamento provoca discussões, acusações e confusão.

Sintomas

Os sintomas causados pela frigidez costumam ser:

  • Redução ou ausência do interesse sexual;
  • Redução ou ausência de fantasias e pensamentos sexuais;
  • Falta de iniciativa para começar o contato íntimo;
  • Falta de desejo ou resposta às tentativas do parceiro em ter contato íntimo;
  • Ausência ou diminuição da excitação e sentimento de prazer durante o contato íntimo;
  • Ausência de excitação sexual quando em contato com outras formas de prazer, como histórias eróticas, imagens ou filmes sensuais.

 

O diagnóstico deve ser feito pelo médico ginecologista, e normalmente é confirmado quando existe a presença de 3 ou mais dos sintomas citados acima.

Causas

A excitação sexual nas mulheres resulta em um aumento do fluxo sanguíneo da vagina, com a dilatação dos tecidos que a rodeiam e a produção de um lubrificante natural. Quando há frigidez, essa lubrificação é insuficiente ou inexistente, causando dor e desconforto durante o sexo.

Causas físicas

Problemas de alterações hormonais, como hipotireoidismo, pós parto e menopausa (onde há baixa da produção de estrogênio), diminuem a produção de lubrificação vaginal, dificultando a excitação e o prazer durante a relação íntima. Dor pélvica ou abdominal, corrimentos e pruridos vaginais também podem contribuir para a disfunção de excitação e/ou do orgasmo feminino.

Outra causa comum é o uso de drogas ou medicamentos que interferem com a produção hormonal e com a libido, como anticoncepcionais, remédios para a pressão, sedativos e antidepressivos, cigarro e álcool em excesso.

Além disso, procedimentos cirúrgicos nos órgãos genitais, como a histerectomia (remoção de parte ou da totalidade do útero), podem diminuir o fluxo sanguíneo para aquela região, diminuindo também a lubrificação e a excitação.

Causas psicológicas

Além das doenças psíquicas que podem afetar o desempenho sexual das mulheres (ansiedade, depressão, stress), devem ser avaliadas as vivências sexuais traumáticas, os conflitos e bloqueios psicológicos, a diminuição da auto-estima, frustrações crônicas, irritabilidade, o medo de engravidar, as relações emocionais inadequadas do par sexual, violência doméstica, etc.

terapia-online-casule-banner

Causas culturais e sociais

Fatores religiosos, traumas como abusos sexuais ou estupro, ou ter uma educação sexual rígida e que não permite o prazer da mulher também podem causar frigidez e diminuição do desempenho sexual.

Tratamento

Não há um remédio específico para tratar a disfunção sexual feminina. Algumas tentativas têm sido feitas com o viagra e com a testosterona (uma substância conhecida por aumentar a libido), mas os resultados são duvidosos. Acontece ainda a dificuldade das mulheres e de muitos médicos em se utilizar dessas drogas já que elas foram aprovadas somente para homens.

Quando relacionada a problemas hormonais, o tratamento da frigidez envolve tratar a doença de base, como o hipotireoidismo, ou tomar medicamentos com estrógenos para melhorar a lubrificação vaginal e a libido, principalmente em mulheres após a menopausa.

Uma pomada, à base de arginina, que aumenta o fluxo sanguíneo local têm sido tentada, mas também com resultados incertos.

Quando há uma anomalia ou doença local afetando a vagina e/ou o clitóris ela deve ser tratada previamente e o uso de acessórios que ajudam na lubrificação, aumentam a excitação e estimulam o orgasmo também podem ser usados para apimentar a relação íntima.

Para uma maneira distorcida de considerar a sexualidade, o tratamento mais indicado é a psicoterapia, pois ajudará a diminuir a ansiedade, a conhecer melhor o corpo e a melhorar a relação com o parceiro. Além disso, em casos mais extremos, medicações anti-stress podem ser associadas à terapia numa tentativa de melhorar o estado psicológico das pacientes.

 

Fontes:

Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais / Paulo Dalgalarrondo. – 2. ed.  – Porto Alegre : Artmed, 2008.

ABCMED, 2011. Frigidez feminina. O que é?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/saude-da-mulher/234630/frigidez+feminina+o+que+e.htm>. Acesso em: 3 nov. 2017.

 https://www.tuasaude.com/disturbio-da-excitacao-sexual/

 http://arevistadamulher.com.br/sexo/content/2284763-conheca-as-causas-da-frigidez-feminina-e-o-tratamento-para-o-disturbio

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

O que é frigidez feminina?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre O que é frigidez feminina?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O que é frigidez feminina?.

0 comentários

5 sinais clássicos que você se cobra demais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.

3 estratégias para controlar seu dinheiro

Ser positivo é algo muito bom, porém quando falamos de dinheiro, devemos ser realistas e conhecer bem a nossa própria condição financeira. Por isso, ter inteligência emocional nas finanças se torna algo tão importante.
Leia mais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

Como lidar com a sensação incômoda de autocobrança excessiva? Como lidar com aquela voz que fica na nossa cabeça falando “você deveria ter feito isso”, “eu deveria dar conta… “você não podia ter feito aquilo”, “você podia ter feito diferente”, “porque eu sou assim?”, dentre outras tantas frases de cobrança que nós mesmos fazemos conosco.
Leia mais

Geração Tik Tok: 3 vícios do momento

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e já mudou os hábitos de consumo de vídeos de milhares de usuários. Você abre às 19h, e quando olha para o relógio novamente, já se passou uma hora.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This