Medo de avião e viagens de férias, e agora? - casule

Medo de avião e viagens de férias, e agora?

Atualizado em 21/12/2017
Por Redatora Casule

Medo de avião e viagens de férias, e agora?

Atualizado em 21/12/2017
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Medo de avião e viagens de férias, e agora?

Final de ano, para muitas pessoas, é período de relaxamento, diversão e viagens. Para alguns, é tempo de ansiedade e angústia. O que fazer quando a viagem vira um problema, devido ao medo de avião?

O medo de avião pode estar associado a diferentes questões, entre elas: medo de altura, medo de passar mal, síndrome do pânico, preocupações excessivas quanto a acidentes, etc. Independente do quadro, é difícil conciliar as expectativas da família e o medo excessivo de viajar.

Entre os diferentes sintomas que a pessoa pode experimentar estão a taquicardia, sudorese, tremor, entre outros, característicos da ansiedade. Diante desse incômodo a pessoa pode acabar optando pela evitação, o que leva ao isolamento ou a conflitos na família. Na maioria das vezes a pessoa quer o passeio, mas o incômodo é tão significativo que fugir desse enfrentamento passa a ser mais fácil.

terapia-online-casule-banner

Os padrões de pensamentos associados a esses quadros envolvem previsão negativa do futuro e catastrofização (quando o problema parece maior do que ele realmente é). Esses pensamentos estão interligados às sensações intensas de ansiedade e medo, resultando em comportamento de esquiva, na maioria das vezes.

Considerando que todo esse contexto gera angústia e mal-estar, além de dificultar a participação da pessoa nos programas de final de ano e desencadear crenças de impotência diante da situação, deve-se estar atento a intensidade desse medo. Muitas vezes a ajuda profissional pode ser necessária nesse momento. Um processo terapêutico anterior ao evento, auxilia a pessoa a alterar os padrões de pensamentos e comportamentos, e a estabelecer formas de enfrentamento.

Entre as estratégias de tratamento para o medo de viajar de avião, a terapia cognitivo-comportamental utiliza técnicas de restruturação cognitiva e exposição. As duas formas citadas tratam-se, respectivamente, de reavaliar as crenças que sustentam os padrões de pensamentos e exposição gradual e sistemática ao fator ansiogênico. A exposição é traçada a partir de uma hierarquização, que vai da situação menos difícil para a mais difícil, e o uso da tecnologia tem colaborado nesse processo. A mídia 3D, por exemplo, tem feito parte desses mecanismos, com a qual é possível criar uma realidade virtual da situação temida, e a partir daí trabalhar as sensações desencadeadas.

A qualidade de vida e a saúde mental estão condicionados ao equilíbrio da rotina, tempo de qualidade com pessoas especiais, descansos e superações. Estar disponível para viajar (em família, com amigos, ou até mesmo sozinho), bem como enfrentar os medos e aumentar a sensação de liberdade pode potencializar aspectos positivos do contexto de férias e de compartilhar bons momentos.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Medo de avião e viagens de férias, e agora?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Medo de avião e viagens de férias, e agora?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Medo de avião e viagens de férias, e agora?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This