A-importância-das-supervisões-para-terapeutas-cognitivo-comportamentais-psicologia-casule

A importância das supervisões para terapeutas cognitivo-comportamentais

Atualizado em 08/03/2018
Por Redatora Casule

A importância das supervisões para terapeutas cognitivo-comportamentais

Atualizado em 08/03/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A importância das supervisões para terapeutas cognitivo-comportamentais

Durante a formação profissional de um psicólogo, vários pontos de suporte são importantes, entre eles: suporte teórico, experiências práticas e supervisões. Essas últimas são um dos aspectos mais importantes na formação do profissional, sendo difícil defini-las, uma vez que diferentes variáveis influenciam seu processo.

As supervisões em atendimentos clínicos são oferecidas pelas instituições de formação a nível de graduação e pós-graduação, podendo ser solicitada também pelo profissional da área já graduado, quando julga necessário (por exemplo diante de quadros mais desafiadores). Essa etapa de formação possui objetivos como: fomentar o conhecimento teórico sobre a abordagem e o caso abordado, garantir uma conduta ética, capacitar a pessoa para o manejo clínico e assegurar que o paciente receberá o atendimento adequado.

A relação entre supervisor e supervisionando diferencia-se da relação professor e aluno, e também da relação terapeuta e paciente, contudo requer uma troca importante e complexa, na qual o primeiro trabalha com o segundo para que os atendimentos sejam mais do que aplicação de protocolos, mas que exista uma percepção diferenciada e um manejo específico segundo cada caso. Para isso, é necessário que o supervisor tenha mais tempo de prática, bem como um conhecimento teórico mais amplo, quando comparado ao supervisionando. Isso porque o diferencial entre o profissional mais experiente e o iniciante está na qualidade das perguntas, definição dos objetivos e intervenções, além de uma leitura mais apurada das particularidades do paciente.

terapia-online-casule-banner

Para a prática da terapia cognitivo-comportamental, o entendimento sobre o ser humano e a percepção do terapeuta têm sido os principais passos para um bom trabalho terapêutico. A construção dessas condutas se dá na formação e experiência do profissional, e as supervisões auxiliam no refinamento dessas condutas.

Esse procedimento ocorre através de diferentes métodos: trocas de experiências, treinamentos de intervenções específicas, modelagem através da observação de comportamentos do supervisor, ajuda na organização de dados para a conceituação cognitiva, entre outros. Apesar de muitas vezes os comportamentos e crenças do supervisionando aparecerem, e serem alvo de discussão, a supervisão não pode ser confundida com um processo terapêutico, uma vez que nela trata-se apenas de questões particulares à formação profissional da pessoa.

Dessa forma, entende-se que na terapia cognitivo-comportamental a supervisão vai muito além de orientações sobre o atendimento de um caso clínico. Faz parte da formação do terapeuta e envolve diferentes aspectos fundamentais para um bom atendimento, buscando sempre desenvolver o profissional do ponto de vista ético, teórico e prático.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

A importância das supervisões para terapeutas cognitivo-comportamentais

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre A importância das supervisões para terapeutas cognitivo-comportamentais, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: A importância das supervisões para terapeutas cognitivo-comportamentais.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This