família obesa

Mas minha família toda é obesa, é claro que eu também iria ser!

Atualizado em 03/05/2018
Por Redatora Casule

Mas minha família toda é obesa, é claro que eu também iria ser!

Atualizado em 03/05/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Mas minha família toda é obesa, é claro que eu também iria ser!

Essa é uma frase muito comum que escuto no consultório. Outras frases semelhantes são: “minha família toda é diabética, por isso que também fiquei!”, “meus pais são hipertensos, tenho grandes chances de também ficar!”, “tenho predisposição genética para o câncer, pois muitas pessoas da minha família tiveram!”, e por aí vai… Mas o que a maioria das pessoas não sabem é que, ter predisposição genética para uma determinada doença, não o desfecho da sua vida, mas apenas o seu histórico familiar.

Você pode ter diversos genes que o predispõe ao câncer, ao diabetes, à obesidade, à hipertensão, e esses genes em si não mudam, mas sua expressão, pode mudar. Ou seja, é possível ativar ou desativar um gene, encarando-o, não como uma herança que determina a sua vida, mas como um conjunto dinâmico capaz de ser moldado pelo o que você come, pelos nutrientes e suplementos que você ingere, pela qualidade do seu sono e pelo ambiente que você vive. Resumidamente: você não é escravo dos seus genes!

terapia-online-casule-banner

O que acontece é que muitas pessoas têm apresentado a “Síndrome de Gabriela”, (“…eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim…”) utilizando desse argumento como desculpa para não fazer algo diferente para mudar a situação atual. Por exemplo, a pessoa afirma que está acima do peso porque sua família toda é obesa, então não procura ajuda de um profissional, não faz atividade física, não se alimentar melhor, enfim, junta esse argumento com a real vontade de não querer mudar.

Mas o que a ciência prova é exatamente o contrário, que o fator genético não é dominante na sua vida, e sim a expressão desse gene, podendo ser ativado ou desativado através da alimentação, atividade física, e hábitos de vida. Ou seja, quando você se determina a mudar sua condição atual, como por exemplo, a obesidade, pode-se utilizar protocolos específicos para ativar genes que otimizam o metabolismo, a detoxificação do corpo e a absorção de nutrientes, e silenciar genes que estimulam depósito de gordura, a resistência insulínica e a inflamação.

Então, para melhorar a expressão gênica que estimulam o emagrecimento vou deixar aqui algumas dicas:

  • Sabendo agora que o fator genético não determina o desfecho da sua vida, não utilize isso como desculpa! Decida-se por querer sempre o melhor para si, esse poder está nas suas mãos.
  • Reduza consideravelmente o açúcar do seu dia a dia, ele com certeza não tem favorecido seu emagrecimento, porém, trocar tudo por adoçantes também não é a melhor escolha, tente sempre ir reduzindo aos poucos. Deixe para apreciar um doce em momentos específicos e especiais.
  • Também reduza de forma significativa os industrializados! Alimentos cheios de sódio, frutose, corantes e outros aditivos auxiliam na inflamação do seu corpo favorecendo o ganho de peso e outras doenças.
  • Tenha uma alimentação bem colorida, pois estes são ricos em antioxidantes e fitoquímicos que silenciam genes que proporcionam doenças e otimizam genes que geram saúde e proteção.
  • Seja uma pessoa fisicamente ativa! Fazer atividade física, pelo menos, cinco vezes por semana te auxiliará na perda de peso, além de otimizar detoxificação, melhorar as funções hormonais e imunológicas.
  • Durante o processo do emagrecimento você pode encontrar muitas dificuldades, mas não precisa de passar por isso sozinha. Procure profissionais que possam te orientar a melhor forma de minimizar essas dificuldades e te ajudar a atingir seus objetivos.
Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Mas minha família toda é obesa, é claro que eu também iria ser!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Mas minha família toda é obesa, é claro que eu também iria ser!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Mas minha família toda é obesa, é claro que eu também iria ser!.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This