Hábitos de ingestão - casule - nutrição

Hábitos que aumentam a ingestão calórica e você nem vê

Atualizado em 17/05/2018
Por Redatora Casule

Hábitos que aumentam a ingestão calórica e você nem vê

Atualizado em 17/05/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Hábitos que aumentam a ingestão calórica e você nem vê

Pequenos hábitos de vida, principalmente durante as refeições, podem contribuir significativamente para aumentar a ingestão calórica e dificultar (ainda mais) o processo de perda de peso. Mudá-los pode ser um passo mais simples do que grandes alterações na alimentação, mas mesmo assim, gerar resultados bastante positivos. Vamos a eles:

Comer com distrações

Assistir à TV, mexer no celular ou até mesmo lendo algum texto contribuem para a ingestão calórica aumentada durante as refeições. Um estudo recente mostrou que esse aumento pode girar em torno de 15 a 20% das calorias ingeridas, quando comparadas com as refeições feitas sem distrações. Além disso, as pessoas que apresentavam IMC elevado (sobrepeso ou obesidade) consumiram mais calorias do que as pessoas com IMC normal, quando tiveram alguma distração.

Pais e mães também devem ter cuidado com as distrações muitas vezes usadas para as crianças se alimentarem: o ideal é criar o hábito, desde que a criança comece a introdução alimentar, a ter momentos específicos para fazer a refeição sem qualquer distração. É mais fácil educar desde criança do que precisar alterar os hábitos durante a vida.

As causas apontadas para o aumento da ingestão energética durante as refeições feitas com distração são a diminuição da percepção da saciedade e até mesmo o efeito da memória: se você não sabe o que comeu, isso também pode fazer com que você não perceba que está saciado.

terapia-online-casule-banner

Comer fora de casa

Alimentar-se fora de casa também pode contribuir para o aumento da ingestão calórica. Um estudo que utilizou dados de consumo alimentar de mais de 18 mil norte-americanos verificou que se alimentar fora de casa, seja em restaurantes fast food ou em restaurantes tradicionais, aumentou a ingestão energética em, aproximadamente, 190kcal diárias. Pessoas obesas consumiram mais calorias que pessoas com peso normal ou com sobrepeso nos restaurantes tradicionais.   

Conclusão

Pequenas mudanças comportamentais, como evitar distrações durante as refeições e evitar comer fora de casa podem contribuir de maneira muito significativa para ajudar na diminuição do peso corporal. Essas estratégias estão presentes no Guia Alimentar para a População Brasileira como 2 dos 10 passos para uma alimentação adequada e saudável. Você pode acessar, na íntegra, o Guia Alimentar clicando aqui.

Antes de pensar em mudanças mirabolantes ou acreditar em dietas de revistas, que tal fazer pequenas mudanças nos seus hábitos? Com certeza elas serão mais efetivas e mais fáceis de manter a longo prazo. E se precisar de alguma orientação sobre a sua alimentação, procure um(a) nutricionista.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Hábitos que aumentam a ingestão calórica e você nem vê

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Hábitos que aumentam a ingestão calórica e você nem vê, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Hábitos que aumentam a ingestão calórica e você nem vê.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This