A fonoaudiologia tem como objetivo principal habilitar, reabilitar ou aperfeiçoar a comunicação humana. O fonoaudiólogo é o profissional indicado para avaliar, identificar e tratar qualquer alteração relacionada com estruturas da voz, da linguagem oral e escrita, da audição e das funções orofaciais.
As sessões de fonoaudiologia iniciam com uma anamnese (entrevista) detalhada acerca dos principais pontos relacionados à queixa do paciente. Na sessão seguinte é realizada a avaliação do paciente, através de testes padronizados e/ou avaliação das estruturas alteradas. Logo em seguida é traçado o plano terapêutico que vai incluir todos os objetivos e as estratégias para alcançá-los. A partir daí, iniciam-se as sessões direcionadas ao tratamento do paciente.
As sessões podem ser individuais ou em grupo, dependendo do benefício que possam trazer para o indivíduo. São indicadas, de um modo geral, sessões semanais de fonoterapia com o fonoaudiólogo. Os objetivos podem ser atingidos em pouco tempo, dependendo da demanda apresentada pelo paciente e do seu comprometimento com a fonoterapia.
Na Casule, em Juiz de Fora, são atendidas demandas de fonoaudiologia nas áreas de linguagem, voz e motricidade orofacial.
A fonoterapia na área de linguagem visa trabalhar com todos os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita e garantir bem-estar e inclusão social de todos os indivíduos. Ela é indicada para o paciente que apresentar algum atraso na aquisição ou deficiência da linguagem (distorção da fala, transtornos relacionados à fluência – por exemplo, gagueira – ou dificuldade com a aprendizagem da linguagem escrita); ou, ainda, para pacientes que adquiriram a linguagem, mas a perderam por algum motivo (decorrente de distúrbio neurológico, sensorial ou cognitivo – por exemplo, AVC – ou processo degenerativo – por exemplo, demência).
A fonoterapia na área de voz atua na prevenção, na avaliação e no tratamento dos distúrbios vocais, na promoção da saúde vocal e no aperfeiçoamento e estética vocais. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para realizar a avaliação comportamental da voz e definir a melhor conduta para cada caso. Cabe ao fonoaudiólogo orientar o paciente quanto aos hábitos nocivos e de higiene vocal, realizar técnicas específicas para cada problema e acompanhar a evolução do paciente.
A fonoterapia na área de motricidade orofacial trabalha com prevenção, avaliação, diagnóstico, desenvolvimento, habilitação, aperfeiçoamento e reabilitação dos aspectos estruturais e funcionais das regiões da boca (oro), da face (facial) e do pescoço através da avaliação clínica dos órgãos fonoarticulatórios (como língua, lábios, bochechas, palato duro e mole, dentição) e das funções estomatognáticas (respiração, mastigação, deglutição e fala).
Caso você tenha se identificado com alguma situação relatada ou conhece alguém que possa se beneficiar das sessões de fonoaudiologia em Juiz de Fora, procure um fonoaudiólogo para realizar uma avaliação e receber as orientações necessárias!