Você sabe que a Fonoaudiologia atua também na estética facial?
O fonoaudiólogo especialista em Motricidade Orofacial possui amplo conhecimento acerca do diagnóstico, aperfeiçoamento e reabilitação dos aspectos estruturais e funcionais das regiões da boca (oro), da face (facial) e do pescoço, o que o torna apto a promover o equilíbrio funcional e também estético da face.
A tensão exagerada dos músculos da face, uma má postura ou uma movimentação exagerada ao mastigar, deglutir, respirar e/ou falar podem resultar em marcas e vincos de expressão que surgem na face. A Fonoaudiologia estética trabalha com técnicas de relaxamento, alongamento, massagem, tonificação e fortalecimento muscular visando uma utilização equilibrada dos músculos da face nas situações cotidianas. Ao exercitar e reeducar os músculos da mímica facial é possível prevenir e suavizar marcas de expressão provocadas pela movimentação exagerada, tensão ou flacidez muscular.
O tratamento na Fonoaudiologia estética tem início com uma anamnese detalhada onde serão coletados dados importantes sobre os hábitos do paciente, seu histórico e sua queixa principal. Depois disso, dá-se prosseguimento com uma avaliação estrutural e funcional, ou seja, são avaliados o tônus e a mobilidade da musculatura orofacial e também as funções estomatognáticas (respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala). A avaliação é essencial para que o plano terapêutico seja realizado de acordo com as demandas e características individuais.
A terapia fonoaudiológica consiste em reequilibrar as funções estomatognáticas, através de exercícios específicos, com o objetivo de organizar a musculatura facial e suavizar os movimentos desnecessários, além de promover o relaxamento da musculatura orofacial através de massagens e alongamentos e propor uma reorganização postural, quando necessário.
Além disso, o fonoaudiólogo também realiza um trabalho de orientação e consciência das expressões e hábitos orais prejudiciais do paciente, a fim de modificá-los caso haja algum desequilíbrio ou tensão desnecessária na musculatura facial.
Os resultados são muito gratificantes, pois além de promover uma face mais harmoniosa, em relação à questão estética, melhorando, assim, a auto-estima do paciente, o trabalho fonoaudiológico também promove uma melhora na qualidade de vida ao reequilibrar as funções estomatognáticas.