Falta de animo e motivação!

Atualizado em 15/04/2016
Por Redatora Casule

Falta de animo e motivação!

Atualizado em 15/04/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Falta de animo e motivação!

Um momento onde a falta de animo e motivação pode ser percebida seria quando  acorda de manhã sem saber por onde começar e sem vontade até mesmo para  sair da cama. Sabe o que deve fazer  mas não tem animo nem para iniciar sua tarefas mais simples. Tudo parece sem graça e precisa de, literalmente, se arrastar para fazer qualquer coisa.

Falta motivação quando não há expectativas

Se você se sente desanimado por mais de seis meses e não consegue mudar mesmo que os amigos e familiares tentem oferecer passeios ou coisas que em outras épocas lhe dariam muita empolgação, é possível que você esteja em depressão.

Vou explicar melhor: Há um setor em nosso cérebro responsável pelas recompensas. Tudo o que nos dá satisfação em realizar  teremos vontade de fazer de novo. O inverso também é verdadeiro, tendemos a evitar tudo o que der resultados dolorosos. Parece simples, não? Tudo o que é bom desejaremos mais, o que for ruim nos afastaremos. Mas a subjetividade do ser humano pode complicar um pouco as coisas, muitas vezes não sabemos porque ficamos desanimados diante de algumas coisas. Por exemplo, você tem que limpar o armário, sabe que ter um armário limpo é muito bom, agradável e facilita para encontrar suas coisas, mas nada disso lhe provoca pulos de alegria quando pensa em limpar armário. Por que?  Se o resultado é positivo não deveríamos desejar a atividade? Não, porque no fundo não focamos o resultado final, ou seja, nossa vida será facilitada ao encontrar cada objeto rapidamente em um armário limpo e organizado. Ao invés disso focamos no processo, ou seja no tempo que usará para limpar este armário e no trabalho que dará ao procurar panos de limpeza, pegar o balde água, etc.

Dei o exemplo da limpeza de armário, mas para entender o desanimo  podemos pensar em outras  atividades: Ir à escola, ligar para os clientes, almoçar com amigos, comprar um presente, fazer academia, chamar amigos para uma pizza em casa, etc. Quando a pessoa está desmotivada pode ser mais difícil pensar a médio e longo prazo, talvez fique mas dificil de pensar na maravilhosa sensação de “missão cumprida” ao terminar um relatório para a empresa.

A natureza tenta nos ajudar a ter animo  e podemos perceber essa ajuda na adrenalina que recebemos quando estamos correndo. Pense bem, correr cansa, nos deixa suados e sujos, então porque algumas pessoas simplesmente adoram correr? Por causa da adrenalina que nosso cérebro produz quando corremos. É como se seu cérebro quisesse que você não parasse. Isso ocorre devido nosso instinto de sobrevivência, em épocas primitivas correr salvava vidas, ao surgir um animal ou inimigo poderoso que não poderiam ser enfrentado nos  levaria a sair rápido do local, então nosso cérebro nos dá essa “mãozinha” oferecendo prazer nesta atividade, que de outra forma seria menos motivante.

terapia-online-casule-banner

Alguns perdem a capacidade de sentir prazer pela vida

Para uma parte das pessoas a perda da capacidade de sentir prazer se deve a  experiências destruidoras intensas que deixaram marcas profundas.

Vou dar alguns exemplos. Pais, familiares ou colegas que abusaram do poder sobre as crianças, ou professores que não tiveram preparo suficiente para lidar com a natural criatividade das crianças acabam cerceando a livre expressão com a famosa frase “quem manda sou eu”. Isso pode imprimir no cérebro a informação de que os outros são sempre mais poderosos, mais importantes  e só lhe resta ficar num canto quietinho. Mais tarde tornam-se adultos e ainda funcionando conforme as informações destruidoras que um dia receberam.

Vencer o desanimo e falta de motivação

Creio que há vários caminhos, cada pessoa terá sua necessidade. Para alguns pode ser interessante identificar quais foram as informações destruidoras que seu cérebro imprimiu sem ao menos perceber que eram falsas por terem sido transmitidas  por pessoas significativas.

FONTE:http://www.marisapsicologa.com.br/falta-de-animo-e-motivacao.html

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Falta de animo e motivação!

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Falta de animo e motivação!, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Falta de animo e motivação!.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando a rede social deixa de ser um prazer e impacta sua saúde emocional

Atualmente, as redes sociais são uma grande forma de interação social, nos conectando a amigos, familiares e pessoas do mundo todo. Auxiliam também na compra e venda de produtos, e contribuem para a disseminação de informações. Mas, mesmo com todas essas vantagens, as redes sociais também podem ser um ambiente bem tóxico.
Leia mais

AVALIAÇÃO PARA CIRURGIA BARIÁTRICA: entenda porque não pode ser realizada em uma única sessão

A avaliação para cirurgia bariátrica é um processo que consiste na utilização de diversas ferramentas para avaliar o paciente e possibilitar a elaboração do laudo. E como todo processo, não é viável ser realizado em uma única sessão, pois uma série de requisitos precisa ser cumprida para zelar pelo cuidado e segurança do paciente, além da fidedignidade do resultado.
Leia mais

Você já parou para pensar no seu propósito de vida?

A autocobrança excessiva é entendida como uma super exigência que fazemos para nos disciplinar a alcançar um determinado objetivo. Porém, como o próprio nome já diz, a autocobrança é uma pressão interna, uma “voz” interna que é extremamente exigente com você e que não minimiza a cobrança apesar de qualquer situação.
Leia mais

5 sinais clássicos que você se cobra demais

A autocobrança excessiva é entendida como uma super exigência que fazemos para nos disciplinar a alcançar um determinado objetivo. Porém, como o próprio nome já diz, a autocobrança é uma pressão interna, uma “voz” interna que é extremamente exigente com você e que não minimiza a cobrança apesar de qualquer situação.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This