emoções ruins - psicologa Ana Carolina- Casule

Emoções ruins… existem?

Atualizado em 02/10/2018
Por Redatora Casule

Emoções ruins… existem?

Atualizado em 02/10/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Emoções ruins… existem?

Emoções são reações neurais que agem como resposta a estímulos externos. Ocorrem nas regiões subcorticais do cérebro, na amígdala e nos córtices pré-frontais, alterando o estado físico do corpo. O ser humano é capaz de vivenciar diferentes emoções, como alegria, raiva, tristeza, ódio, nojo, medo, orgulho, surpresa, ansiedade, entre outras. Dentre todas as emoções, existem aquelas que nos trazem sensações boas e pensamentos positivos, e também as que nos remetem a pensamentos incômodos e desagradáveis. Mas precisamos no atentar muito ao que isso significa…

Erroneamente constuma-se classificar emoções em boas e ruins, mas é preciso entender que todas as emoções são importantes e valiosas para nós, até mesmo as que alimentam junto com si sensações negativas.  As emoções ajudam-nos a avaliar as alternativas, oferecendo motivação para mudar ou fazer algo, e revelam nossas necessidades.

terapia-online-casule-banner

Usemos como exemplo o medo. Pode ser difícil e desconfortável lidar com as reações do nosso corpo e da nossa mente diante de uma situação que alimente essa emoção… Mas imagina se não sentíssemos medo? É ele quem nos mantém atentos ao atravessar uma rua, que nos deixa em alerta ao caminhar por um local deserto sozinho à noite, que nos impede de tocar em fogões quentes. Analisando dessa forma, fica mais fácil compreender sua importância, ainda que possa parecer ruim se sentir assim.

Seja qual for a emoção, possui seu papel único e valioso. Talvez seja importante percebermos a intensidade em que elas estão aparecendo. Pode ser que esteja difícil controlar determinadas emoções e com isso as sensações negativas estejam aparecendo com muita frequência e de forma muito exagerada; nesse caso, cabe trabalhar no processo de aprender a lidar de maneira mais saudável e funcional com tais emoções, e não reprimi-las ou inibi-las descartando e desconsiderando suas necessidades.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Emoções ruins… existem?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Emoções ruins… existem?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Emoções ruins… existem?.

0 comentários

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This