Dicotomia e a polarização de ideias

Atualizado em 15/05/2019
Por Redatora Casule

Dicotomia e a polarização de ideias

Atualizado em 15/05/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Dicotomia e a polarização de ideias

Algumas pessoas se definem como sendo 8 ou 80, afirmando que não aceitam “meio termo” para as coisas. Quais são as consequências desse modo de ver o mundo?

Os pensamentos são sinalizadores de nossas percepções, seja sobre nós mesmos, sobre o mundo ou até mesmo sobre o futuro. Eles refletem regras e crenças que construímos ao longo de nossas vidas, de acordo com experiências, valores, aprendizagens, etc. Todo esse esquema de crenças influencia nossa interação com o meio, mediando e interpretando os eventos, o que chamamos de filtros mentais. 

A influência que as nossas percepções e regras prévias exercem sobre nossos padrões emocionais e comportamentais é fundamental para entendermos as formas com que reagimos e lidamos com situações. A dicotomia é uma forma de polarizar os pensamentos entre “tudo” ou “nada”, refletindo uma limitação na flexibilidade que a pessoa apresenta ao ler o contexto. 

terapia-online-casule-banner

A pessoa dicotômica oscila entre a situação ideal e a situação indesejada, não considerando avanços entre elas. Como exemplo, podemos citar o pensamento “ou eu sigo 100% da dieta, ou desisto e volto a comer de tudo”, ou ainda percepções como “se eu não fechar as provas, melhor trancar a faculdade”. Esse modo de pensar reflete a intolerância a falhas e pequenas imperfeições, levando a pessoa do 8 para o 80. 

A maior consequência de tal padrão de pensamento é a instabilidade de decisões, comprometendo o engajamento em tarefas de persistência, e podendo alterar significativamente o humor. Cognitivamente falando, é um modelo de pensamento que pode desconsiderar ganhos, minimizar qualidades e levar a conclusões precipitadas, uma vez que não assume os níveis existentes entre os extremos. Além disso, a dicotomia pode levar a maiores índices de ansiedade frente a essas situações, já que a flexibilidade, limitada nesses casos, aumenta a capacidade de adaptação a novos contextos e resolução de problemas.

Sendo assim, é fundamental um trabalho de flexibilização, com aumento da tolerância a erros e maior equilíbrio nas tomadas de decisões, na busca por padrões cognitivos adaptados e coerentes com as demandas do contexto. Dessa forma, a pessoa aumenta sua capacidade de análise, de adequação e equilíbrio. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Dicotomia e a polarização de ideias

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Dicotomia e a polarização de ideias, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Dicotomia e a polarização de ideias.

0 comentários

Hipocondria

Você sabia que existe um Transtorno de Ansiedade apenas pelo medo de adoecer? É o que chamamos de Hipocondria!
Leia mais
hipocondria

O funcionamento do TDAH em adultos

O Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, conhecido como TDAH, é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta como característica essencial um padrão persistente de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade, o qual costuma persistir na vida adulta resultando no comprometimento do funcionamento social, acadêmico e profissional.
Leia mais
O funcionamento do TDAH em adultos

5 passos para solucionar um problema

Em nosso cotidiano sempre surgem problemas inesperados, não conseguimos fugir deles. Nesse vídeo busco explicar quais são os passos mais importantes para estruturarmos uma solução assertiva.
Leia mais
5 passos para solucionar um problema

Formas de Comunicação

A maneira como você expressa sua opinião e interesses está muito relacionada com a interpretação que o outro vai fazer de você, ou da conversa que vocês estão tendo.
Leia mais
formas de comunicação
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This