De que maneira posso ajudar alguém que está sofrendo_ - psicóloga - Christina - casule

De que maneira posso ajudar alguém que está sofrendo?

Atualizado em 16/08/2018
Por Editor de Conteúdo

De que maneira posso ajudar alguém que está sofrendo?

Atualizado em 16/08/2018
Por Editor de Conteúdo
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

De que maneira posso ajudar alguém que está sofrendo?

Podemos passar por diferentes motivos que nos deixam mais tristes ou com um humor deprimido, por vezes convivemos com pessoas que estão passando por momentos difíceis e não sabemos de que forma podemos ajudá-la a superar esses momentos. Os familiares e os amigos mais próximos são os que têm maior possibilidade de perceber e consequentemente ajudar aquele que está passando por momentos de sofrimento.

É comum percebermos que alguém ao nosso redor não vai bem, ao notarmos que alguns hábitos foram modificados, como por exemplo:

  • Não ter mais cuidados básicos com a sua higiene pessoal;
  • Ter alterações de apetite e de sono, tanto para mais como para menos;
  • Alterações de humor;
  • Dificuldade para manter as relações sociais;
  • Dificuldades nos estudos ou no trabalho;
  • Isolamento social;

Mas é comum que consigamos perceber essas ou mais mudanças e, não saibamos o que fazer para que possamos ajudar essa pessoa a sair de tal situação. Para de fato oferecer apoio é preciso que tenhamos uma escuta atenta e sincera com quem está precisando da nossa ajuda naquele momento, que seja uma escuta sem julgamentos de valores e que se dedique tempo a isso (é preciso estar realmente disponível para a conversa, sem dividir tempo com outras tarefas).

terapia-online-casule-banner

Demonstrar uma atitude empática, reconhecendo e validando o sofrimento do outro são formas também muito eficazes de auxiliar. Outra coisa que precisamos pensar quando desejamos fornecer ajuda é sempre questionar a pessoa de que forma essa ajuda seria mais eficaz para ela. Por vezes, por acreditar que sabemos qual seria a melhor alternativa para aquela pessoa, acabamos tomando decisões por ela. No entanto, muitas das vezes o que julgamos ser o melhor para a pessoa não é o que ela nomearia naquele momento como o mais relevante.

Evitar frases que dão a impressão de que estar vivendo aquele sofrimento é uma escolha da pessoa, como por exemplo: “Não fica assim”, “Você tem tudo, porque está reclamando?”, “Você precisa ser mais grato(a)”, “Sai desse quarto”. É importante lembrarmos que a pessoa que está depressiva, por exemplo, sofre também por reconhecer que aquele estado não é saudável, mas não conseguir mudá-lo.

E sempre que você perceber que a sua ajuda não está sendo suficiente para que a pessoa melhore, busque ajuda de um profissional. Um psicólogo ou um psiquiatra podem ajudar inclusive quem está tentando auxiliar alguém.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Pesquiso as melhores informações para trazer informações de qualidade para você. Focado em informação útil e qua ajuda no dia a dia tornando o conhecimento mais fácil.
Casule Play

De que maneira posso ajudar alguém que está sofrendo?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre De que maneira posso ajudar alguém que está sofrendo?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Editor de Conteúdo, aqui no Blog.
Pesquiso as melhores informações para trazer informações de qualidade para você. Focado em informação útil e qua ajuda no dia a dia tornando o conhecimento mais fácil.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: De que maneira posso ajudar alguém que está sofrendo?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This