Como vencer o medo de falar em público?

Atualizado em 27/05/2015
Por Nayara Benevenuto

Como vencer o medo de falar em público?

Atualizado em 27/05/2015
Por Nayara Benevenuto
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como vencer o medo de falar em público?

post-p-blog

O medo de falar em público é, comprovadamente, de acordo com várias pesquisas já realizadas e amplamente divulgadas pela mídia, um dos maiores medos do ser humano, variando apenas o seu grau de intensidade de pessoa para pessoa.

Existem pessoas que, literalmente, travam na hora de falar ou expor suas ideias publicamente. Mesmo um palestrante “tarimbado” não irá negar que sente aquele “friozinho” incomodo no estômago antes de ficar diante de uma plateia.

É inegável a sensação de desconforto causada quando estamos totalmente expostos, sendo o centro das atenções, ainda mais se tivermos um holofote nos iluminando num palco.

E nem precisa ser um palco para nos causar este desconforto, pode ser até numa reunião de negócios ou mesmo numa ocasião social, quando estamos cercados de familiares ou amigos.

Quem é que já não foi exposto numa situação destas? Imagine você na sua própria festa de aniversário ou numa comemoração por uma promoção e, de repente, seus amigos começam com aquele corinho famigerado, o tal do “Discurso! Discurso! Discurso!”.

Você já vai sentindo aquele frio no estômago, aquele arrepio na espinha, a boca seca, o rosto vai ficando todo vermelho. É quase que, inevitável, que você sinta esse desconforto pelo menos uma vez na vida.

Eu costumo dizer que só há uma maneira de enfrentar este medo, que é você ter a real consciência do seu limite e a partir deste ponto, através de muita disciplina e determinação, você ir se desafiando aos poucos para vencer este medo, através do controle de suas emoções.

Existem hoje, inúmeras alternativas, desde processos como coaching, terapia comportamental e treinamentos específicos para melhorar a performance de comunicação interpessoal.

Esse “pavor” nada mais é do que a mesma sensação que você tem ao praticar um esporte radical ou quando está exposto em uma situação conflitante. Nas situações do dia-a-dia, ao qual somos desafiados ou expostos, temos essas sensações de medo, alegria, euforia e com o tempo até de prazer, pois nossos neurotransmissores, que são os responsáveis pelo nosso equilíbrio mental e fisiológico, acabam liberando certas enzimas e endorfinas que estimulam e aceleram nosso metabolismo nestas situações.

terapia-online-casule-banner

Quando isso acontece, sentimos nosso coração disparar, a temperatura do nosso corpo abaixar, entre outras sensações físicas. É nesse momento que você precisa aprender a se conhecer melhor, para a partir deste ponto superar seus limites com muito respeito e consciência.

Costumo dizer que o medo pode ser o nosso maior aliado ou nosso pior inimigo e que devemos respeitá-lo, mas não aceitá-lo. Quando você tem consciência de seus medos, o que você precisa fazer é negociar com eles, fazendo uma avaliação muito criteriosa de tudo o que você ganha ou perde quando sustenta seus limites.

O medo está diretamente ligado às nossas emoções e não é um processo racional ou lógico. Portanto, quando pensamos em algo que nos assusta ou nos desconforta, geramos naturalmente um sentimento ou sensação que reflete diretamente no nosso comportamento.

O medo pode gerar três comportamentos básicos que são a fuga, a inércia ou o movimento. Ao decidir movimentar-se para dominar o medo é necessário que você se conheça profundamente, ou seja, você precisar obter o autoconhecimento dos seus limites e também dos seus recursos e capacidades para aos poucos, aprender a controlar e transformar suas emoções em resultados positivos.

São utilizadas várias técnicas como programação neurolinguística, inteligência emocional, coaching comportamental que, basicamente, fazem com que você resinifique seus limites e aprimore seus recursos através do autoconhecimento.

São também utilizados alguns exercícios de repetição e dinâmicas vivenciais de moderação e controle emocional para que você, aos poucos, vá se sentindo mais confortável diante do público e não ser lançado diretamente na “cova dos leões”.

Os resultados são significativos, pois tudo é amparado e respaldado no exato momento em que é identificado um limite na comunicação, através de feedbacks pontuais e corretivos, ajustando positivamente a performance de comunicação.

Com o processo de Coaching de Comunicação você toma consciência da necessidade de dominar o assunto, assim como técnicas de posicionamento e postura, linguagem e comunicação adequadas, além da eliminação de gestos desnecessários e o bom uso do controle respiratório e da arte de cativar as pessoas com o olhar.

Para se comunicar é necessário agir com naturalidade, passar confiança e credibilidade no assunto, mas nada disso será válido se você não praticar constantemente.

Fonte: http://edsondepaula.com.br/blog/o-monstro-da-plateia-voce-tem-medo-de-falar-em-publico/

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo
Casule Play

Como vencer o medo de falar em público?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como vencer o medo de falar em público?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Nayara Benevenuto, aqui no Blog.
PSICÓLOGA Especialista em terapia cognitiva-comportamental com adultos e tem formação em terapia cognitiva sexual além de atuar na avaliação bariátrica. Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como vencer o medo de falar em público?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This