como-vencer-a-procrastinacao-psicologia-casule

Como vencer a procrastinação?

Atualizado em 17/05/2019
Por Redatora Casule

Como vencer a procrastinação?

Atualizado em 17/05/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como vencer a procrastinação?

A procrastinação é o adiamento de uma ação que você poderia ou deveria fazer naquele momento, sabe que é de extrema importância mas prefere deixar para depois. O pesquisador Piers Steel explica que existem dois mecanismos importantes no cérebro que contribuem para que um indivíduo procrastine. 

O primeiro é o sistema límbico, que é conectado com a parte do cérebro ligada ao prazer. “Quando você sente vontade de algo, quando realmente quer conseguir fazer alguma coisa, é o sistema límbico que está controlando o processo”, afirma Steel. “O problema é que esse sistema só liga para prazeres e dores imediatas”. 

Já o segundo é o córtex pré-frontal, que tenta controlar as vontades e a ambição do sistema límbico. É ele quem faz planos a longo prazo. “Mas a maior fraqueza do córtex pré-frontal é o cansaço”. Isso quer dizer que, quando nós procrastinamos, o córtex pré-frontal planeja o futuro, mas o sistema límbico intervém, pedindo uma ação que traga prazer instantâneo.

Podemos separar a procrastinação em dois grupos, o grupo das atividades concretas que tem uma data limite para finalização como por exemplo a entrega de um relatório para o trabalho ou entrega do seu trabalho de conclusão de curso (TCC). E o grupo das atividades subjetivas, que são aquelas tarefas que não possuí um prazo limite, ninguém nos cobra, temos o desejo de realizar mas preferimos empurrar, ou melhor, procrastinar.

A procrastinação de projetos específicos acaba sendo mais fácil de ser administrada, quem nunca se percebeu fazendo algo no prazo limite, nos famosos 45 min do segundo tempo, muitas vezes perdendo noites e noites de sono para conseguir entregar no prazo, né?  Essa “ facilidade” ocorre pelo fato de que é mais fácil mobilizarmos energia para entregar quando estamos sob pressão, do que quando temos a opção de simplesmente ignorar.

Projetos subjetivos nos dá uma falsa sensação de que ainda temos muito tempo, são aqueles projetos que ninguém nos cobra como por exemplo: sonhos, metas e propósitos. Quando nos damos conta o tempo passou, envelhecemos, e não fizemos nada para mudar algo que nos incomoda ou adquirir bens que idealizamos.

terapia-online-casule-banner

Mas como faço para identificar e mudar esse comportamento?

Respire: A frequência do treino de mindfulness (atenção plena), que é um tipo de meditação, provoca neuroplasticidade (adaptação do cérebro) e faz com que voltar ao foco se torne uma habilidade.

Faça uma agenda possível: De nada adianta você colocar na sua agenda 30 compromissos se na verdade você sabe que só conseguirá cumprir 15 Isso contribuirá para que comece o dia desmotivado (a).

Tenha suas metas claras: Uma dica é que no dia anterior, à noite, você eleja um top 5 de suas metas. É importante a tarefa ser realizada no dia anterior para que não seja influenciado por suas emoções momentâneas, isso ajudará a racionalização do que realmente precisa ser feito.

Não se puna por procrastinar: Quanto mais você se cobrar e se culpar, sintomas ansiosos surgirão e menos tempo e disposição você terá para fazer o que precisa ser feito.

Se recompense após as atividades: Após cumprir suas metas, tire um tempo para realizar atividades prazerosas como conversar com seus amigos, conferir suas redes sociais ou ver aquele episódio da sua serie preferida.

Lembre-se: Você é a única pessoa que tem o poder de mudar sua situação. Acredite!

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Como vencer a procrastinação?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como vencer a procrastinação?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como vencer a procrastinação?.

0 comentários

As crenças centrais podem ser modificadas_
As crenças centrais podem ser modificadas?

As crenças centrais podem ser modificadas?

As crenças centrais, também conhecidas como nucleares, são pensamentos sobre si, o outro e o mundo, que foram desenvolvidos desde a infância e fortalecidos ao longo da vida. Pode-se dizer que elas são o nível cognitivo mais profundo e enraizado que temos, por isso, muitas vezes não são questionadas, e sim, consideradas como verdades absolutas.
O desafio do xixi na cama
O desafio do xixi na cama

O desafio do xixi na cama

O contexto atual de pandemia envolvendo o isolamento social, uso excessivo de tecnologia e distanciamento da escola trouxe mudanças profundas na rotina das crianças e adolescentes. A escola sendo um espaço, para além da educação formal, de troca e interações contínuas, favorece o amadurecimento de aspectos muito importantes para o desenvolvimento saudável de uma criança/adolescente.
5 dicas para aumentar o amor-próprio
5 dicas para aumentar o amor-próprio

5 dicas para aumentar o amor-próprio

Você sabe o que é o amor-próprio e como nutri-lo dentro de si? Em uma escala de 0 a 10 quanto você se ama? Amor-próprio é quando conseguimos refletir sentimentos de amor a nós mesmos e estes resultam numa melhor qualidade de vida tanto física quanto psicológica. Se amar é olhar para dentro de si com bons olhos e enxergar verdadeiramente quem você é sem lentes externas.

Vício em celular e redes sociais existe???

Sim! Existe! Este tipo de dependência está relacionada a nomofobia, que é o medo de ficar sem o celular ou outros aparelhos eletrônicos, como o computador e o videogame e quanto maior a dependência, maior o medo de ficar sem esses aparelhos.
Leia mais
Vício em celular e redes sociais existe

5 Linguagens do Amor Próprio

Segundo Gary Chapman, existem 5 Linguagens do Amor. Mas, hoje eu gostaria que você identificasse a sua linguagem do amor e fizesse algo por você, combinado?
Leia mais
5 Linguagens do Amor proprio

Como se concentrar nos estudos?

Você tem dificuldades para concentrar nos estudos? Você planeja estudar 4 horas por dia e acaba estudando 20 min? Fique aqui que este texto é para você!
Leia mais
Como se concentrar nos estudos

Como dizer não sem magoar outra pessoa?

Muitas vezes queremos ou precisamos dizer não para os outros. O problema é que algumas pessoas não conseguem seja por timidez, insegurança ou acostumado a ser passivo durante um longo período da vida. Dizer não é difícil, mas é necessário.
Leia mais
Imagem capa post blog Aprenda a dizer não

Como enfrentar o LUTO?

Lidar com a perda de uma pessoa querida é sempre uma tarefa difícil. O luto é um processo triste e doloroso que infelizmente todos nós estamos sujeitos a passar. Esse momento provoca em nós diversas reações emocionais.
Leia mais
Como enfrentar o LUTO

Como evitar o efeito sanfona

Se você engorda e emagrece com certa facilidade saiba que pode estar sofrendo o efeito sanfona. Essas flutuações no peso podem ser evitadas através de atitudes simples e neste vídeo eu te conto como fugir dele.
Leia mais

A psicoterapia no tratamento do TAG

Nos últimos anos o número de pessoas que passaram a apresentar algum tipo de transtorno de ansiedade aumentou significativamente e a psicoterapia se tornou uma das alternativas mais indicadas para o tratamento, inclusive para o Transtorno de Ansiedade Generalizada, conhecido como TAG.
Leia mais
A psicoterapia no tratamento do TAG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This