Embora nos dias atuais algumas relações familiares se apresentem mais harmoniosas, em que as necessidades e expectativas dos filhos vêm sendo mais consideradas pelos pais, muitas dúvidas ainda existem sobre como saber o que é importante para os filhos.
Esse então é o momento de se perguntar… Você já parou para refletir se separa um tempo para conversar com seus filhos e dar importância as demandas, desejos e necessidades deles?
Se sua resposta for negativa, é importante que você encontre um momento do dia para que essas conversas aconteçam e saiba identificar o que é importante para seus filhos.
Alguns comportamentos simples que os pais podem apresentar para identificar o que é importante para seus filhos são:
- Parar e dar a devida atenção à criança para que ela possa se expressar.
- Ouvir o que ela tem a dizer e continuar prestando atenção em sua fala, pois enquanto diz algo está desenvolvendo também sua capacidade de pensar, de formular perguntas, etc..
- Olhar de que forma a criança se comporta e se expressa para melhor compreendê-la.
- Pensar e agir, respondendo de forma clara e objetiva, esclarecendo a necessidade da criança naquele momento.
Por isso a importância desses momentos de conversa. Isso proporciona autoestima e confiança e faz com que eles ainda se sintam amados, apoiados e compreendidos!
Assuntos como a escola, amigos, esporte, série, livros ou qualquer outro questionamento, dificuldades que eles possuem no cotidiano podem parecer simples para os pais, mas significa muito para os filhos, sejam eles crianças ou adolescentes.
A missão dos pais, mesmo sendo intensa, também é muito gratificante. Por isso, construir vínculos faz com que pais e filhos sejam mais unidos, e o amor resultante dessa relação pode ser construído com solidez e harmonia cada dia mais!