como-ser-um-bom-psicologo-blog-casule

Como me tornar um bom psicólogo?

Atualizado em 03/06/2019
Por Redatora Casule

Como me tornar um bom psicólogo?

Atualizado em 03/06/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como me tornar um bom psicólogo?

Se você é estudante de Psicologia já deve ter se perguntado algumas vezes: Como faço para me tornar um bom profissional?

         A Psicologia é a ciência que estuda o indivíduo, seu comportamento e suas vivências. Por isso, independente da especialidade, é importante apresentar uma série de características e habilidades que são fundamentais para atingir o seu objetivo.

         Dentre as habilidades do psicólogo, criar empatia é o início de um caminho na carreira e na vida. Por meio dela, você influencia pessoas, compartilha princípios, ideias e ajuda a tornar o mundo um melhor lugar para a convivência social.

         Entrar em sintonia com o interior de seu paciente, gerando identificação e entendimento mútuo, abrirá portas para seu sucesso, proporcionando-lhe realização e reconhecimento profissional.


         Ser um bom psicólogo significa estar livre de preconceitos, estereótipos, crenças e ideias pré-concebidas. Faz referência a estar aberto a novas ideias ao diferente e ao desconhecido. É necessário também observar a si mesmo, se analisar e se entender.

terapia-online-casule-banner


         Em especial, o psicólogo deve ser alguém que conduz o paciente a encontrar a solução dentro de si mesmo. Para isso, o profissional precisa conhecer e entender o comportamento do seu paciente, principais virtudes e quais são os pontos de melhoria. Sua motivação para ajudar e entender os sentimentos do outro será o ingrediente mais importante do sucesso nessa carreira!


         Para lidar com seres humanos a comunicação é fundamental. E dependendo das motivações que você identificar, a forma de se comunicar será determinante para gerar os efeitos desejados. Portanto, é imprenscidível dominar certas habilidades comunicativas e sociais para ser um bom psicólogo. Desenvolver esse dom e saber se relacionar e interagir com as pessoas são qualidades fundamentais.


         Ainda que seja uma característica obrigatória de qualquer profissão, no caso do psicólogo, a honestidade é premissa básica e fundamental na comunicação com o paciente. As mensagens devem ser objetivas e acompanhadas da empatia que um bom profissional possui. A função do psicólogo não é agradar ao paciente, mas sim ajudá-lo a superar seus problemas de uma maneira gentil e honesta.


         Como vimos, para ser um bom psicólogo é preciso não apenas ter determinadas habilidades, mas também saber usá-las. Além disso, durante a prática da profissão é preciso manter uma atitude adequada e comprometida.      


         O profissional de Psicologia vai precisar cada vez mais ser capaz de dar grandes passos no que se refere a sua capacitação técnica, limitações pessoais e reais objetivos dentro de sua área de atuação.


         Na sociedade em que vivemos atualmente, qualquer pessoa analisa e julga os outros, mas somente um psicólogo consegue acessar o interior do paciente para ajudar a solucionar seus problemas sem que ele se sinta julgado. Por isso, se dedique para ser um bom profissional da área e agregar valor na vida dos seus pacientes!

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Como me tornar um bom psicólogo?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como me tornar um bom psicólogo?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como me tornar um bom psicólogo?.

0 comentários

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This