Se você é estudante de Psicologia já deve ter se perguntado algumas vezes: Como faço para me tornar um bom profissional?
A Psicologia é a ciência que estuda o indivíduo, seu comportamento e suas vivências. Por isso, independente da especialidade, é importante apresentar uma série de características e habilidades que são fundamentais para atingir o seu objetivo.
Dentre as habilidades do psicólogo, criar empatia é o início de um caminho na carreira e na vida. Por meio dela, você influencia pessoas, compartilha princípios, ideias e ajuda a tornar o mundo um melhor lugar para a convivência social.
Entrar em sintonia com o interior de seu paciente, gerando identificação e entendimento mútuo, abrirá portas para seu sucesso, proporcionando-lhe realização e reconhecimento profissional.
Ser um bom psicólogo significa estar livre de preconceitos, estereótipos, crenças e ideias pré-concebidas. Faz referência a estar aberto a novas ideias ao diferente e ao desconhecido. É necessário também observar a si mesmo, se analisar e se entender.
Em especial, o psicólogo deve ser alguém que conduz o paciente a encontrar a solução dentro de si mesmo. Para isso, o profissional precisa conhecer e entender o comportamento do seu paciente, principais virtudes e quais são os pontos de melhoria. Sua motivação para ajudar e entender os sentimentos do outro será o ingrediente mais importante do sucesso nessa carreira!
Para lidar com seres humanos a comunicação é fundamental. E dependendo das motivações que você identificar, a forma de se comunicar será determinante para gerar os efeitos desejados. Portanto, é imprenscidível dominar certas habilidades comunicativas e sociais para ser um bom psicólogo. Desenvolver esse dom e saber se relacionar e interagir com as pessoas são qualidades fundamentais.
Ainda que seja uma característica obrigatória de qualquer profissão, no caso do psicólogo, a honestidade é premissa básica e fundamental na comunicação com o paciente. As mensagens devem ser objetivas e acompanhadas da empatia que um bom profissional possui. A função do psicólogo não é agradar ao paciente, mas sim ajudá-lo a superar seus problemas de uma maneira gentil e honesta.
Como vimos, para ser um bom psicólogo é preciso não apenas ter determinadas habilidades, mas também saber usá-las. Além disso, durante a prática da profissão é preciso manter uma atitude adequada e comprometida.
O profissional de Psicologia vai precisar cada vez mais ser capaz de dar grandes passos no que se refere a sua capacitação técnica, limitações pessoais e reais objetivos dentro de sua área de atuação.
Na sociedade em que vivemos atualmente, qualquer pessoa analisa e julga os outros, mas somente um psicólogo consegue acessar o interior do paciente para ajudar a solucionar seus problemas sem que ele se sinta julgado. Por isso, se dedique para ser um bom profissional da área e agregar valor na vida dos seus pacientes!