compras impulsivas

Como deixa de ser impulsivo?

Atualizado em 02/10/2019
Por Redatora Casule

Como deixa de ser impulsivo?

Atualizado em 02/10/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como deixa de ser impulsivo?

Impulsividade é a tendência em agir ou se comportar com pouca ou nenhuma premeditação ou consideração das conseqüências.

Diferente do comportamento espontâneo – que é algo verdadeiro, natural, e sem necessidade de regras, o comportamento impulsivo é basicamente um comportamento sem reflexão, podendo vir acompanhado de sentimentos de raiva, frases grosseiras, com possíveis arrependimentos posteriores.

Este comportamento é um traço de temperamento que pode ser hereditário e temporalmente estável da personalidade, mas também pode ser um fenômeno adquirido por alguma lesão do sistema nervoso central. Pessoas diagnosticadas com transtornos da personalidade anti-social, borderline, histriônica e narcisista, assim como transtorno explosivo intermitente, dependentes e transtorno afetivo bipolar, apresentam impulsividade elevada em medidas de auto-relato.

Você sabia que na clínica psicológica a impulsividade é um fenômeno central que dificulta e às vezes até destrói relacionamentos sociais?

Sem pensar, magoamos pessoas a nossa volta por nossa forma de reação impulsiva, afastamos pessoas querida, nos envolvemos em situações constrangedoras, e até perdemos oportunidades de conquistar algo.

O ato volitivo ou ato de vontade, segundo Dalgalarrondo (2008), é marcado por comportamentos  traduzidos pelas expressões típicas do ¨eu quero¨ ou ¨eu não quero¨ na vontade humana. Este processo é marcado por 4 fases:

  • A fase da intenção ou do propósito, quando a tendência básica são os impulsos, desejos e temores inconscientes exercem sua influência inicial.
  • A fase de deliberação, quando o sujeito faz a apreciação das implicações de cada alternativa.
  • A fase da decisão propriamente dita, que marca o início da ação.
  • A fase de execução, onde o processo dinâmico de um conjunto de atos são combinados para atingir o objetivo escolhido.

As atitudes impulsivas apagam rapidamente as fases iniciais (intenção, deliberação e decisão), em função tanto da intensidade dos desejos inconscientes como da fragilidade das instâncias psíquicas envolvidas no processo de reflexão e análise das consequências dos impulsos.

São características do comportamento impulsivo:

terapia-online-casule-banner
  • Frieza afetiva e conduta anti-social
  • Realização de atitudes de forma egocêntrica
     
  • Incapacidade de tolerância à frustração
  • Irritabilidade e agressividade
  • Reações rápidas e não planejadas
  • Atenção focada no momento presente

Falar sobre a impulsividade e suas variadas apresentações significa estudar as motivações do comportamento humano e suas instâncias controladoras. Essas instâncias de controle podem ser genéricas, mas também específicas para cada tipo de comportamento em questão.

É possível deixar de ser impulsivo?

A pessoa impulsiva é aquela que age sem pensar. O primeiro passo para reverter esse comportamento é buscar ajuda profissional.

O atendimento psicoterapêutico promove a identificação dos momentos em que a impulsividade se torna predominante, e o aprendizado do controle em relação a manifestação de comportamentos coadjuvantes ou desencadeantes.

A prática da clínica dos transtornos do impulso envolve a localização do tipo dominante de impulsividade, o entendimento de tais momentos que estimulam o comportamento impulsivo, a avaliação de outras formas concorrentes de impulso e perda de controle, e o estabelecimento de uma hierarquia de objetivos e procedimentos para otimização do tratamento.

O controle dos pensamentos auxilia no controle do comportamento impulsivo.

Mas não se resolve de forma instantânea.

Este é um esforço diário, que necessita participação ativa do indivíduo, mas que possibilita melhorias na qualidade de vida e na qualidade dos relacionamentos sociais, conjugais e afetivos.

Referências

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Como deixa de ser impulsivo?

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Como deixa de ser impulsivo?, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como deixa de ser impulsivo?.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This