obesidade---site-Casule---psicóloga-Mariana

Aspectos psicológicos associados à obesidade

Atualizado em 16/01/2019
Por Mariana Fonseca

Aspectos psicológicos associados à obesidade

Atualizado em 16/01/2019
Por Mariana Fonseca
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Aspectos psicológicos associados à obesidade

A obesidade é considerada um preocupante problema de saúde pública tendo em vista seu crescente aumento e as consequências que pode acarretar. Conforme informações do Ministério da Saúde, os casos de obesidade tiveram um aumento de 60% em dez anos no Brasil entre 2006 e 2016, sendo que uma em cada cinco pessoas está acima do peso no país. Contudo, estar acima do peso não é sinônimo de estar obeso. O diagnóstico de obesidade deve vir a partir do cálculo do índice de massa corporal (IMC) por um profissional qualificado.

Uma vez identificada a obesidade, deve-se levar em conta que ela pode ser determinada por uma gama de fatores que envolvem componentes genéticos, metabólicos, endócrinos, sociais e psicológicos, entre outros, que devem ser devidamente investigados e trabalhados.

Os aspectos psicológicos de pessoas obesas têm sido cada vez mais estudados e permitiram a percepção de que a obesidade cria uma enorme carga psicológica que, em termos de sofrimento, pode ser muitas vezes maior que outros efeitos adversos. Pessoas obesas apresentam maiores níveis de sintomas depressivos, ansiosos e alimentares, podendo estas psicopatologia terem aparecido antes da condição de obesidade ou como consequência desta.

Na prática clínica, a observação de fatores como cognições disfuncionais, desregulação afetiva, padrões comportamentais desadaptativos, como a função da alimentação para o alívio de sentimentos desagradáveis, além de pressões culturais, influenciam significativamente na aquisição e manutenção da obesidade, dificultando o processo de emagrecimento.

O acompanhamento multiprofissional é muito indicado para os casos de obesidade, com o objetivo de reduzir os riscos associados ao desenvolvimento de doenças secundárias e de proporcionar mudanças. No que tange o acompanhamento psicológico, mais especificamente a terapia cognitivo-comportamental, visa auxiliar na promoção de uma reestruturação cognitiva e desenvolvimento de recursos próprios para lidar com as dificuldades e buscar soluções mais funcionais para elas, promovendo a mudança e a manutenção de novos hábitos e estilo de vida.

Casule Play

Aspectos psicológicos associados à obesidade

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Aspectos psicológicos associados à obesidade, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Aspectos psicológicos associados à obesidade.

0 comentários

Hipocondria

Você sabia que existe um Transtorno de Ansiedade apenas pelo medo de adoecer? É o que chamamos de Hipocondria!
Leia mais
hipocondria

O funcionamento do TDAH em adultos

O Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, conhecido como TDAH, é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta como característica essencial um padrão persistente de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade, o qual costuma persistir na vida adulta resultando no comprometimento do funcionamento social, acadêmico e profissional.
Leia mais
O funcionamento do TDAH em adultos

5 passos para solucionar um problema

Em nosso cotidiano sempre surgem problemas inesperados, não conseguimos fugir deles. Nesse vídeo busco explicar quais são os passos mais importantes para estruturarmos uma solução assertiva.
Leia mais
5 passos para solucionar um problema

Formas de Comunicação

A maneira como você expressa sua opinião e interesses está muito relacionada com a interpretação que o outro vai fazer de você, ou da conversa que vocês estão tendo.
Leia mais
formas de comunicação
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This