obesidade---site-Casule---psicóloga-Mariana

Aspectos psicológicos associados à obesidade

Atualizado em 16/01/2019
Por Redatora Casule

Aspectos psicológicos associados à obesidade

Atualizado em 16/01/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Aspectos psicológicos associados à obesidade

A obesidade é considerada um preocupante problema de saúde pública tendo em vista seu crescente aumento e as consequências que pode acarretar. Conforme informações do Ministério da Saúde, os casos de obesidade tiveram um aumento de 60% em dez anos no Brasil entre 2006 e 2016, sendo que uma em cada cinco pessoas está acima do peso no país. Contudo, estar acima do peso não é sinônimo de estar obeso. O diagnóstico de obesidade deve vir a partir do cálculo do índice de massa corporal (IMC) por um profissional qualificado.

Uma vez identificada a obesidade, deve-se levar em conta que ela pode ser determinada por uma gama de fatores que envolvem componentes genéticos, metabólicos, endócrinos, sociais e psicológicos, entre outros, que devem ser devidamente investigados e trabalhados.

terapia-online-casule-banner

Os aspectos psicológicos de pessoas obesas têm sido cada vez mais estudados e permitiram a percepção de que a obesidade cria uma enorme carga psicológica que, em termos de sofrimento, pode ser muitas vezes maior que outros efeitos adversos. Pessoas obesas apresentam maiores níveis de sintomas depressivos, ansiosos e alimentares, podendo estas psicopatologia terem aparecido antes da condição de obesidade ou como consequência desta.

Na prática clínica, a observação de fatores como cognições disfuncionais, desregulação afetiva, padrões comportamentais desadaptativos, como a função da alimentação para o alívio de sentimentos desagradáveis, além de pressões culturais, influenciam significativamente na aquisição e manutenção da obesidade, dificultando o processo de emagrecimento.

O acompanhamento multiprofissional é muito indicado para os casos de obesidade, com o objetivo de reduzir os riscos associados ao desenvolvimento de doenças secundárias e de proporcionar mudanças. No que tange o acompanhamento psicológico, mais especificamente a terapia cognitivo-comportamental, visa auxiliar na promoção de uma reestruturação cognitiva e desenvolvimento de recursos próprios para lidar com as dificuldades e buscar soluções mais funcionais para elas, promovendo a mudança e a manutenção de novos hábitos e estilo de vida.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Aspectos psicológicos associados à obesidade

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Aspectos psicológicos associados à obesidade, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Aspectos psicológicos associados à obesidade.

Será mesmo que a ansiedade te atrapalha em tudo?

Muitas vezes a ansiedade parece ser nossa inimiga. Ela chega causando um mal-estar, sentimento de impotência, insegurança, instabilidade e medo. Mas e se eu te contar que em determinado grau ela é importante para nossa sobrevivência e nos ajuda a fazer muitas coisas?
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This