Aprenda a viver com a nostalgia de forma saudável
É ruim sentir nostalgia? Ou na verdade é algo que pode beneficiar a nossa saúde emocional? A nostalgia é como se fosse uma viagem às recordações do passado para tratar de experimentar novamente a emoção que aquele momento significou em nossa vida.
É almejar o que já vivemos com uma pessoa ou em algum lugar de nosso passado. Mas apesar de ser uma emoção agradável de ser sentida, quando a nostalgia é saudável e quando ela começa a nos fazer mal?
A primeira pergunta a ser respondida é: o que significa nostalgia?
O termo nostalgia foi criado e utilizado para se referir a uma doença, se relacionava com a melancolia e foi usado, em 1688 para se referir uma “doença” que os soldados militares apresentaram quando sentiam muita saudade, tristeza e principalmente vontade de voltar para casa, para a terra natal.
Hoje sabemos que a experiência de nostalgia é carregada de emoções.
A pessoa se sente bem quando lembra do passado, sente saudades daquele passado bem vivido, sente falta das pessoas queridas, daquelas memórias, dos eventos marcantes, dos locais, as sensações e estímulos que nos faz lembrar o passado com ternura, com amor.
E quando fazemos isso, nos sentimos mais sentimentais. Pode acontecer também da nostalgia vir acompanhada de tristeza, aquela tristeza ao lembrar do passado e querer voltar para aquela época.
E quais são os benefícios da nostalgia?
O fato de lembrar de memórias passadas com ternura ajudam a entender quem eu sou hoje, entender minhas raízes, construir minha identidade. Então a nostalgia me ajuda a conectar comigo mesma.
É voltar as raízes, lembrar das boas memórias e de quem fez parte da nossa história. Isso aumenta o autoconhecimento e me deixa mais consciente do que está acontecendo no aqui e no agora.
Outro grande benefício da experiencia nostálgica é se sentir conectado ao outro. Um exemplo dessa experiencia é quando comentamos com algum amigo alguma experiência boa que vivemos juntos e que foi marcante.
Quando fazemos isso, nos sentimos mais conectados, mais vinculados um ao outro.
Se sentir nostálgico também pode aumentar o otimismo, a motivação para que a gente busque viver a vida de forma mais significativa e com propósito.
Então, lembrar e sentir essa emoção nos dá um senso maior de pertencimento e nos estimula a ver mais sentido na vida.
Mas a nostalgia também pode fazer mal de algumas maneiras. Uma delas é quando a pessoa começa a pensar no passado e isso a faz sofrer.
Todo mundo já teve um pensamento assim, é valido pensar que antes as coisas eram de outra forma, eram mais leves, éramos mais novos, a vida era diferente de hoje.
Mas o problema é quando cometemos o erro de idealizar aquele momento passado como sendo o melhor momento da vida e ficarmos presos nesse pensamento, nessa lembrança nostálgica, ficar só lembrando o passado e deixar a vida paralisada, ou em segundo plano.
Use o passado para te estimular a crescer, a se conhecer, a se conectar com outras pessoas, a se sentir menos sozinho, menos solitário. Use a nostalgia para te ajudar a ser mais resiliente e perseverante e dar mais esperança para o seu momento presente.
A nostalgia pode nos dar uma perspectiva positiva sobre o passado. Esta perspectiva dá maior sentido de continuidade ao presente para poder avançar na vida.
Que tal começar a olhar para os momentos vividos de forma diferente?
Então como usar a nostalgia ao seu favor? Fale com alguém sobre o que te causa nostalgia. Isso vai te ajudar a se vincular mais a pessoa, te deixar mais próximo, é uma boa oportunidade para iniciar e manter uma conversa com algum colega também.
Tente criar memórias, criar recordações a partir das tradições que tinha no passado. Desta forma, a nostalgia se converte em uma grande aliada para fazer frente ao presente. Foque no momento presente.
Faça um diário da gratidão e associe a sua história de vida a ele. Se você não sabe, diário da gratidão é onde as pessoas registram coisas pelas quais são gratas. Pode ser em caderno, uma lista no seu bloco de notas do celular, o que você preferir.
O importante desse diário associado às lembranças nostálgicas é que lembrar das coisas e pessoas pelas quais você é grato vai te ajudar a olhar para trás e ter visão mais ampla da sua vida.
Espero que esse texto tenha te ajudado. Envie para os seus amigos e, se você está tendo dificuldades com a nostalgia na sua vida, se ela tem te paralisado, a psicoterapia pode te ajudar.
Na clínica Casule temos profissionais altamente qualificados para cuidar e acolher as demandas que você vive hoje. Estamos aqui para lhe ajudar!
Há esperança.