padrão-de-beleza---site-Casule---psicóloga-Christina

A busca pelo padrão de beleza

Atualizado em 28/01/2019
Por Christina Daret

A busca pelo padrão de beleza

Atualizado em 28/01/2019
Por Christina Daret
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A busca pelo padrão de beleza

A mídia estabelece padrões de beleza diante das características de pessoas que são consideradas como referência daquilo que é belo. Desta forma então, é impossível afirmar que este padrão de beleza irá representar uma maioria da população. 

Tais padrões são diferentes de acordo com a cultura, época, etc, e vão  sendo modificados de tempos em tempos. Nos dias atuais, por exemplo, podemos dizer que o padrão faz referência às mulheres muito magras e os homens muito musculosos. Há tempos atrás, a beleza estava associada às pessoas obesas, pois a comida era escassa e estar acima do peso era sinal de riqueza.   

É preciso compreender que o cuidado com a autoimagem (ainda que buscando o recurso de procedimentos estéticos), fazer dietas ou atividades físicas para perder peso ou ganhar massa muscular, não é algo errado, pelo contrário, são atitudes positivas para a saúde, autoestima, felicidade, etc. Mas é preciso buscar o equilíbrio na conquista da forma física sonhada. 

Aceitar o seu corpo, seu biótipo, seu processo de envelhecimento, suas particularidades que foram construídas a partir de suas experiências e realidades, ajudarão a não perseguir de forma obcecada um ideal de beleza diferente do seu. 

A busca por esse padrão, na maioria das vezes inalcançável, pode levar a frustração, afetar de forma negativa a autoestima, gerar comportamentos perigosos como o excesso de cirurgias (especialmente aquelas realizadas em situações de riscos, como os procedimentos em lugares inapropriados como a própria residência do cirurgião ou por profissionais não qualificados, por exemplo), atividades físicas além do saudável, uso de medicamentos ou anabolizantes, dietas que são muito restritivas e/ou sem a orientação de um profissional, depressão e transtornos alimentares como a bulimia ou a anorexia, por exemplo. 

Reconhecer que se vive em uma relação pouco saudável com a sua percepção do corpo, e que a busca por esse padrão é de uma beleza que não se aproxima do seu biótipo, pode ser o primeiro passo para se alcançar uma relação mais saudável com o seu corpo e sua saúde. A psicoterapia pode auxiliar o processo de descobertas a respeito de si mesmo e de valorização do que se é, e não de padrões de beleza impostos pela mídia e a sociedade. 

Casule Play

A busca pelo padrão de beleza

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre A busca pelo padrão de beleza, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Christina Daret, aqui no Blog.
Psicóloga, pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Apaixonada pela Psicologia e o atendimento clínico. Adora viajar e estar com a família. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: A busca pelo padrão de beleza.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. A busca pelo padrão de beleza. – Tércio de Oliveira - […] crédito:https://casule.com/a-busca-pelo-padrao-de-beleza/ […]

Dicas para melhorar a concentração

A técnica de autoinstrução é utilizada na psicoterapia para ampliar a atenção em certos eventos, diminuir a impulsividade e aumentar o controle verbal para pessoas que possuem TDAH ou outras demandas.
Leia mais

Como desenvolver o autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante em todos os aspectos da nossa vida. Por isso, nesse vídeo eu trouxe alguns pontos que podem te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.
Leia mais
Como desenvolver o autoconhecimento

Sinais de um relacionamento abusivo

Quando conhecemos alguém no início tudo são flores e amores, porém, com a convivência vem as brigas, os desentendimentos, as discordâncias... Mais até aí tudo bem, afinal, todo relacionamento tem dessas coisas, não é mesmo?
Leia mais
Aprenda a identificar um relacionamento abusivo

4 dicas para criar mais intimidade no seu Relacionamento

A intimidade nos relacionamentos é o resultado de uma série de interações entre duas pessoas onde são reveladas informações pessoais sobre aspectos centrais de suas vidas, ao mesmo tempo que ocorre uma atitude de validação e acolhimento por parte de quem recebe essas informações.
Leia mais
intimidade no relacionamento

Família tóxica: será que você vive em uma?

Viver com familiares tóxicos trazem diversos problemas a nossa saúde, muitas vezes são pessoas negativas que agem "sem perceber" e que acabam com nossa saúde mental. Neste vídeo, trouxe estratégias para te ajudar a conviver com uma família toxica.
Leia mais
Familia tóxica BLOG

Hipocondria

Você sabia que existe um Transtorno de Ansiedade apenas pelo medo de adoecer? É o que chamamos de Hipocondria!
Leia mais
hipocondria
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This