Quando a preocupação toma conta de nós

Atualizado em 11/10/2016
Por Redatora Casule

Quando a preocupação toma conta de nós

Atualizado em 11/10/2016
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando a preocupação toma conta de nós

A preocupação é um estado mental no qual antecipamos fatos e consequências desagradáveis, e até mesmo imprevisíveis. É uma viagem para o futuro que, de alguma forma, nos torna incapazes de viver plenamente o presente e desvia uma parte dos nossos recursos mentais, buscando uma solução para o que muitas vezes é apenas uma possibilidade.

Muitas vezes a preocupação pode produzir sintomas físicos como tonturas, dores de cabeça, queda de cabelo, problemas de pele, etc. O corpo fala e nos pede para parar de ruminar como os animais, colocar as cartas na mesa e enfrentar o problema real, esquecer as cenas imaginárias e angustiantes que criamos na nossa mente.

Embora pareça fácil, livrar-se das preocupações é uma tarefa árdua. Elas são invasivas, tomam conta de nós e amarguram o nosso presente.

Graças à capacidade que temos de dirigir os nossos pensamentos podemos descartar as preocupações da nossa mente. É uma arma difícil de usar porque não temos muita prática, mas se queremos lutar contra um adversário poderoso como a preocupação, precisamos aprender a usá-la conscientemente para que trabalhe a nosso favor.

A preocupação nos engana

Pode parecer que a preocupação é algo benéfico, mas não é bem assim. Aprendemos que as pessoas responsáveis se preocupam, e através das preocupações conseguem resolver os seus problemas de forma mais eficiente.

Na verdade, a única coisa que pode resolver os nossos problemas é o controle sobre os nossos pensamentos para lidar com as preocupações. Se os problemas são insolúveis, as preocupações não ajudarão a encontrar uma solução; se é algo que podemos resolver, siga em frente.

Não é incomum a preocupação ter uma conotação positiva. Muitas pessoas acreditam que o que não nos preocupa não é importante para nós. Isto não é verdade. Muitas vezes já encontramos uma solução para aquilo que os outros acreditam que deveria nos preocupar ou simplesmente aceitamos que não existe solução e assumimos que temos que conviver com o problema.

Como controlar a preocupação

Nós podemos controlar a nossa mente e a preocupação faz parte dela. Esqueça a preocupação para que não aconteçam fatos desagradáveis no futuro. Se eles tiverem que acontecer, vão acontecer de qualquer forma, e é melhor cuidar deles no momento certo.

Oferecemos aqui algumas sugestões para você se livrar das preocupações e da ansiedade:

terapia-online-casule-banner

Viver no presente

Muitas vezes ficamos presos ao passado por algo que aconteceu, que não podemos mudar, e nos sentimos culpados. Ou então nos preocupamos com a possibilidade de que algo ruim aconteça conosco ou com pessoas próximas e nos sentimos ansiosos.

De qualquer forma, estamos nos esquecendo do presente, que é a nossa única realidade. Utilize a sua força de vontade para viver no presente, participar de uma conversa, olhar ao seu redor e se concentrar no que está fazendo nesse momento. Não conseguimos pensar em duas coisas ao mesmo tempo; se você focar no aqui e agora não conseguirá se preocupar com o futuro.

Fatos desagradáveis acontecem com qualquer pessoa

Muitas vezes podem acontecer coisas muito desagradáveis que mudam completamente a nossa vida. Mas, mesmo assim, temos que seguir em frente. É claro que nem todas as preocupações se tornam realidade, mas a possibilidade existe. Então, aceite que fatos desagradáveis podem acontecer e que você é capaz de enfrentá-los e sobreviver.

Analisar as soluções para cada problema

Como já comentamos anteriormente, a única solução que existe é enfrentar o problema, analisar quais são as soluções, se realmente houver uma solução. Escreva em um papel todas as soluções que passarem pela sua cabeça e analise quais são as mais prováveis ou não.

Ocupe o seu tempo

Manter-se ocupado é uma boa maneira de libertar a mente dos fantasmas que nos perseguem. Escolha uma ou várias atividades que sejam agradáveis para você, mantenha a sua mente ocupada e será muito difícil pensar nos problemas.

Utilizar corretamente as possibilidades

É muito improvável que aconteça aquela possibilidade que você tanto teme. Então, aprenda a gerir as probabilidades. Não confunda possível com provável, porque não são sinônimos. Pense em quantos voos acontecem todos os dias e em quantos acidentes aéreos acontecem por dia. A queda de um avião é algo possível, mas não é provável, por exemplo.

FONTE:http://amenteemaravilhosa.com.br/quando-preocupacao-toma-conta/

 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.
Casule Play

Quando a preocupação toma conta de nós

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Quando a preocupação toma conta de nós, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Quando a preocupação toma conta de nós.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A mulher em cada fase do ciclo menstrual

Mulher, você sente que seu humor muda muito em cada momento do mês? Isso pode estar relacionado a cada fase do ciclo menstrual. Venha ver esse vídeo, se conhecer e entender como agir em cada momento desta fase.
Leia mais

Vivendo no piloto automático

Você sabia que você pode estar vivendo no piloto automático? No vídeo de hoje vamos falar sobre como podemos ter pensamentos, sentimentos e comportamentos sem mesmo nos darmos conta que eles estão lá!
Leia mais

As 5 linguagens do autoamor

Neste vídeo, Cris Schumann fala sobre as 5 linguagens do autoamor e a como desenvolver uma admiração e valorização maior sobre si mesmo.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This