obesidade---site-Casule---psicóloga-Mariana

Aspectos psicológicos associados à obesidade

Atualizado em 16/01/2019
Por Mariana Fonseca

Aspectos psicológicos associados à obesidade

Atualizado em 16/01/2019
Por Mariana Fonseca
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Aspectos psicológicos associados à obesidade

A obesidade é considerada um preocupante problema de saúde pública tendo em vista seu crescente aumento e as consequências que pode acarretar. Conforme informações do Ministério da Saúde, os casos de obesidade tiveram um aumento de 60% em dez anos no Brasil entre 2006 e 2016, sendo que uma em cada cinco pessoas está acima do peso no país. Contudo, estar acima do peso não é sinônimo de estar obeso. O diagnóstico de obesidade deve vir a partir do cálculo do índice de massa corporal (IMC) por um profissional qualificado.

Uma vez identificada a obesidade, deve-se levar em conta que ela pode ser determinada por uma gama de fatores que envolvem componentes genéticos, metabólicos, endócrinos, sociais e psicológicos, entre outros, que devem ser devidamente investigados e trabalhados.

terapia-online-casule-banner

Os aspectos psicológicos de pessoas obesas têm sido cada vez mais estudados e permitiram a percepção de que a obesidade cria uma enorme carga psicológica que, em termos de sofrimento, pode ser muitas vezes maior que outros efeitos adversos. Pessoas obesas apresentam maiores níveis de sintomas depressivos, ansiosos e alimentares, podendo estas psicopatologia terem aparecido antes da condição de obesidade ou como consequência desta.

Na prática clínica, a observação de fatores como cognições disfuncionais, desregulação afetiva, padrões comportamentais desadaptativos, como a função da alimentação para o alívio de sentimentos desagradáveis, além de pressões culturais, influenciam significativamente na aquisição e manutenção da obesidade, dificultando o processo de emagrecimento.

O acompanhamento multiprofissional é muito indicado para os casos de obesidade, com o objetivo de reduzir os riscos associados ao desenvolvimento de doenças secundárias e de proporcionar mudanças. No que tange o acompanhamento psicológico, mais especificamente a terapia cognitivo-comportamental, visa auxiliar na promoção de uma reestruturação cognitiva e desenvolvimento de recursos próprios para lidar com as dificuldades e buscar soluções mais funcionais para elas, promovendo a mudança e a manutenção de novos hábitos e estilo de vida.

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

Aspectos psicológicos associados à obesidade

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Aspectos psicológicos associados à obesidade, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Aspectos psicológicos associados à obesidade.


0 comentários

Relacionamento-à-distância-dá-certo-BLOG
Relacionamento a distância dá certo?

Relacionamento a distância dá certo?

Neste vídeo, nossa psicóloga Cristiane Schumann fala sobre as principais dificuldades enfrentadas por casais de se relacionam à distância. Dra. Cristiane explica, por exemplo o aumento das desconfianças, ciúmes e conflitos que o casal passa a ter. E dá dicas espetaculares para amenizar os afeitos da distância, da insegurança e da saudade.
Mitos e verdades sobre a psicoterapia
Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Apesar de a psicoterapia estar ganhando seu merecido espaço na atualidade, ainda existem pessoas que resistem a procurar ajuda de um profissional quando têm algum tipo de sofrimento psíquico, seja ele no âmbito pessoal, seja nos relacionamentos. Atualmente, estamos falando mais sobre a importância da saúde mental e de cuidar das emoções, mas é importante desmitificar alguns pontos que ainda persistem.
ativação mental da depressão
Ativação comportamental na depressão

Ativação comportamental na depressão

A depressão é um tipo de transtorno mental que pode se tornar incapacitante dependendo do nível de adoecimento psíquico que o indivíduo se encontra. É caracterizado pela alteração de humor, sendo presente sentimentos de tristeza, apatia, vazio ou irritabilidade, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam de forma significativa a capacidade de funcionamento do indivíduo, podendo estar associada a pensamentos suicidas.

As 4 formas mais comuns de violência infantil

Embora a violência infantil seja um assunto difícil de ser abordado, seu debate é de extrema importância. Em primeiro lugar porque ela está presente no cotidiano de muitas crianças e adolescentes brasileiros, se mostrando como um grande problema de saúde pública, além disso, ela pode afetar profundamente a vida das vítimas.
Leia mais
4-formas-mais-comuns-de-violencia-infantil-BLOG

Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Desde o início da pandemia, ouvimos falar muito sobre os efeitos do vírus no corpo e suas possíveis consequências físicas. Pouco se fala sobre o aumento de pessoas com adoecimento emocional, manifestados exatamente por esse período de isolamento, medo, angústias e dúvidas.
Leia mais
Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Quando a ansiedade se torna um problema?

Você tem sofrido com ansiedade? Sabe quando ela se torna um problema? Nesse vídeo te explico o que é a ansiedade e te ajudo a identificar quando ela se torna prejudicial em nossas vidas.
Leia mais
Quando-a-ansiedade-se-torna-um-problema-BLOG

O que fazer diante de uma escolha difícil?

Alguma vez na vida já tivemos que lidar com um dilema ou uma decisão difícil. Quando estamos nessas situações, nossa mente facilmente entra em ação, tentando descobrir o que fazer, para "fazer a decisão correta".
Leia mais
O-que-fazer-diante-de-uma-escolha-dificil

Você sabe o que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome que tem afetado muitas pessoas, principalmente mulheres entre os 30 e 50 anos. Ela é caracterizada pelo aumento da sensibilidade dolorosa em diversos pontos do corpo e acompanha também alguns outros sintomas como: distúrbio do sono, fadiga, ansiedade e depressão.⁣
Leia mais
Você sabe o que é fibromialgia

Sempre antecipo que algo ruim vai acontecer

Você é daquelas pessoas que sempre fica ansiosa e antecipa que algo ruim, catastrófico vai acontecer... que ao criar expectativas, associa a elas um tom de negatividade, de que possivelmente não dará certo?
Leia mais
Antecipação-negativa-BLOG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This