A vida nas redes sociais

Atualizado em 11/12/2019
Por Marcelle Mattos

A vida nas redes sociais

Atualizado em 11/12/2019
Por Marcelle Mattos
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A vida nas redes sociais

Pode não parecer, mas muitas pessoas dão às redes sociais mais importância do que deveriam e até mesmo deixam de viver suas próprias vidas para se preocuparem com as vidas alheias. Relacionamentos acabam, amizades de longa data se desfazem e a conexão com a própria história se perde por que olhar o outro se torna mais atrativo do que olhar para si mesmo e viver a vida de outros poupa as pessoas de ter que lidar com suas questões.

Segundo dados da Anatel, em 2013 já existiam mais celulares no Brasil do que o número de habitantes. Estamos numa época em que estar conectado é algo natural, já faz parte da nossa vivência diária, assim como se alimentar e dormir. O telefone celular chegou a tal ponto em que a função de fazer ligações se tornou a menor delas, a que menos conta na hora de avaliar a compra. A internet chegou para trazer o mundo às nossas mãos, mas a que custo? Informação demais às vezes atrapalha, o universo de estímulos online hoje faz com que se perca o foco e o que deveria ser a solução de muitos problemas está trazendo outros. Por exemplo, a cada pesquisa que se faz na internet aparecem inúmeros resultados com informação disponível do mundo todo chegando fácil até nós, mas se não soubermos o que queremos ficamos zapeando e no final do dia muito tempo foi desperdiçado. Você já percebeu que nunca estivemos tão perdidos e ao mesmo tempo com tanta disponibilidade de informação? Parece que o tempo encurtou para tantos vídeos a serem vistos, tantos perfis para visitar e tantas notícias para se atualizar.

Outro crescimento importante na internet têm sido as mídias sociais que permitem a exposição de forma exagerada da vida privada. Estar por trás de um perfil dá a segurança do distanciamento, da superficialidade, pois conhecer alguém pessoalmente nos permite um olhar diferente do que temos se conhecemos alguém pelas postagens. Numa conversa olho no olho podemos perceber nuances de uma entonação de voz, um trejeito ou um olhar, mas com o filtro da tela, a nossa percepção fica prejudicada. Essa realidade paralela dá uma falsa impressão de anonimato o que acaba por dar margem à expressão da agressividade, da sexualidade descontrolada e das intolerâncias. Palavras escritas podem ser apagadas, fotos podem ser manipuladas ou trocadas, perfis podem ter a informação que se deseja colocar.

terapia-online-casule-bannerPowered by Rock Convert

Assistir a vida perfeita de um outro que muitas vezes nem se conhece pessoalmente virou a febre, seguir pessoas que têm um estilo de vida “perfeito” e “desejado”. As redes sociais estão recheadas de padrões inalcançáveis, de felicidades irreais e de pessoas “bem-sucedidas” que atraem seguidores que compram a ideia. Cada um coloca na rede o que lhe convém, o personagem que deseja mostrar aos outros e é neste ponto que eu quero chegar. Lidar com tantas vidas “perfeitas” tem trazido sofrimento a algumas pessoas enquanto outras postam como se tudo não passasse de um jogo em que existe uma competição pelo número de curtidas e visualizações ou pelo melhor estilo de vida. 

As redes sociais são um palco onde cada um se transforma no que quer ser, mas a plateia precisa estar consciente de que a vida real pode não ser o tempo todo daquela forma, naquela felicidade toda. Aprender a diferenciar a vida real da vida de redes sociais é uma nova habilidade que precisamos aprender. Se formos comparar as redes sociais com um álbum de fotos que temos em casa, conseguiremos entender um pouco mais o fato de que só montamos nosso álbum particular com fotos que gostamos, que nos representa, mas não significa que nossos dias são só aquilo que aparece nas fotos. 

Muitas vezes uma pessoa trabalhou o dia todo e quando chegou na hora do happy hour postou uma foto num bar com os amigos, depois tirou férias merecidas e colocou na rede, o que pode levar ao erro de pensar que ele ou ela não trabalha, que só vive a vida viajando ou se divertindo quando na verdade esta pessoa gosta de postar em seu perfil fotos de seus momentos de lazer.

A saúde mental também passa por este caminho, saber diferenciar o que é real do que é um registro de momentos que a pessoa considera legal compartilhar. Menos julgamento e mais olhar para si mesmo podem ser o começo de uma relação mais feliz com os perfis que inundam cada vez mais o nosso feed das redes sociais.

banner-paisagem-ebook-manejo-da-ansiedade-v1.1-curtoPowered by Rock Convert
Casule Play

A vida nas redes sociais

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre A vida nas redes sociais, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Marcelle Mattos, aqui no Blog.
Psicóloga pós graduada em Terapia Cognitivo-comportamental. Atende adolescentes, adultos e idosos. Apaixonada pela psicologia e pelo que ela proporciona! Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: A vida nas redes sociais.


0 comentários

quero-emagrecer-por-onde-começo
Quero emagrecer, por onde começo?

Quero emagrecer, por onde começo?

Chás emagrecedores, dietas milagrosas, produtos caríssimos: quem de nós nunca recorreu a estes artifícios para emagrecer? No vídeo de hoje a nutricionista Isa Polastri traz três dicas de como iniciar e se manter nesse processo de maneira efetiva, com passos simples, leves e seguros.
Saúde-mental-e-as-redes-sociais
Saúde mental e as redes sociais

Saúde mental e as redes sociais

Existem muitas pesquisas que relacionam problemas de saúde mental, principalmente depressão e ansiedade, com o uso excessivo das redes sociais. E não é pra menos que este assunto se tornou corriqueiro nas rodas de conversa. Mas o que acontece para que um número...

treine sua assertividade
Treine sua assertividade

Treine sua assertividade

Muito se fala sobre os tipos de comportamentos e a importância dos modelos de comunicação, sejam eles passivo, assertivo ou agressivo, mas você já parou para pensar como você costuma se posicionar?
Por-que-alguns-casais-se-recuperam-de-uma-traição-e-outros,-não
Por que alguns casais se recuperam de uma traição e outros não?

Por que alguns casais se recuperam de uma traição e outros não?

Descobrir que os votos de fidelidade foram quebrados causa muita dor. Esse sentimento é forte porque a relação amorosa é uma das mais íntimas que estabelecemos e isso faz com que tudo o que é vivenciado nela seja muito intenso. A infidelidade é ser traído naquilo que é mais íntimo e que gera tanta expectativa, ao mesmo tempo em que começamos a nos questionar aonde nós falhamos e se fomos incompetentes em cuidar da relação.

Autoestima

Tenho recebido mensagens de pessoas dizendo que em meio a quarentena estão com a autoestima baixa, que por estarem em casa não estão se arrumando, e por isso, eu quero compartilhar com vocês uma história da minha filha...
Leia mais
Autoestima

Como identificar que seu filho precisa de psicoterapia?

A infância é uma fase marcada por transformações e crescimentos, tanto no âmbito físico quanto no emocional. É uma fase do desenvolvimento e maturação neurocognitiva de grande importância. A família precisa estar atenta as respostas comportamentais e emocionais. Os motivos para buscar a Psicoterapia na infância são diversos. A psicoterapia infantil é um caminho para ajudar a criança a lidar com essas questões. Estimular para que aprendam a lidar de forma funcional com o conjunto de emoções, pensamentos e comportamentos desencadeados nas mais diversas situações.
Leia mais
Como-identificar-que-seu-filho-precisa-de-psicoterapia

Alimentação pode minimizar os sintomas da menopausa

A menopausa é uma fase da vida das mulheres que pode trazer sintomas como ondas de calor, irritabilidade, ganho de peso, depressão, entre outros. A alimentação se torna importante no manejo destes sintomas e pode promover um bem-estar geral para as mulheres.
Leia mais
alimentação-pode-minimizar-os-sintomas-da-menopausa

Como lidar com a necessidade de controle?

A necessidade de controle é um mecanismo de enfrentamento utilizado por muitas pessoas que, normalmente,são perfeccionistas, inflexíveis, rígidas. O objetivo principal desse mecanismo é obter segurança e não se sentir vulnerável com os imprevistos.
Leia mais

Como resolver sua autoestima?

Nesse vídeo vou te fornecer um instrumento que vai te ajudar a solucionar seus problemas com a sua autoestima. Tá achando que é milagre? Não! O resultado vai depender das suas atitudes, porém será satisfatório.
Leia mais
Como-resolver-sua-autoestima

Como se posicionar?

Sabe aquela pessoa que sempre se comporta de forma rígida e agressiva? Você tem dificuldade em se posicionar quando isso acontece e acaba se sentindo constrangido ou com algum receio ou trava quando alguém te trata dessa forma? Se você quer aprender a se posicionar, esse vídeo é para você!
Leia mais

Ansiedade

O medo é um sentimento inato que nasce conosco. Já a ansiedade é um sentimento secundário oriundo do medo. Ela é um sentimento que todos nós temos, não há ninguém que tenha uma ansiedade zero. Assim sendo, a ansiedade basal de todos os seres humanos estão sempre maior que zero.
Leia mais

Como reduzir a celulite

A celulite é um processo de desestruturação em que a pele perde seu aspecto firme. Atualmente afeta cerca de 98% das mulheres de todo o mundo. Será que a alimentação pode contribuir na diminuição da celulite? A resposta é SIM e pode ser mais fácil do que você imagina! Assista ao vídeo completo e saiba como.
Leia mais
Como reduzir a celulite

Dicas para melhorar a sua Autoestima

Autoestima é uma auto avaliação positiva ou negativa, envolvendo o sentimento acerca de si próprio (como eu me sinto) e o autojulgamento a partir do que a sociedade impõe (como ''devo'' me sentir).
Leia mais
Dicas para melhorar a sua Autoestima
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This