fbpx
Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

 Quando falamos em educação, podemos pensar em duas instituições de extrema importância nesse processo: família e escola. 
         O espaço de aprendizagem já não pode mais ser pensado de forma restrita a escola, assim como não cabe mais compreender a participação familiar como exclusiva ao ambiente de casa. A interação entre os dois é fundamental, já que o desenvolvimento de crianças e adolescentes não acontece de maneira isolada.


         A relação família-escola apresenta-se como destaque nas discussões acerca do sucesso do filho/aluno tanto no desenvolvimento cognitivo, intelectual, quanto na sua formação de cidadão. Portanto, família e escola precisam estar sempre conectadas.


         A família exerce grande importância na formação de valores culturais, éticos e morais. Valores esses que vivenciados no ambiente familiar contribuem significativamente para a formação do caráter da criança, para a sua socialização e para o aprendizado escolar.    

 
         Atualmente existem inúmeras propostas escolares, cabe a cada família buscar àquela que melhor irá complementar a formação que deseja para seus filhos.


         Essa relação saudável entre escola e família contribui para potencializar a confiança da criança em suas próprias capacidades. E também como benefício dessa boa interação pode haver a diminuição de faltas, repetências e problemas de comportamento, por exemplo.


         Quando os pais participam ativamente da vida escolar de seus filhos, eles se sentem apoiados, acolhidos e mais seguros para seguir no desenvolvimento educacional. Além de passar segurança, os pais e/ou responsáveis comprometidos com a vida escolar dos filhos auxiliam também no desenvolvimento da autonomia e responsabilidade.


        Na sociedade atual, é cada vez mais significativa e indispensável a participação dos pais na formação e na educação de seus filhos. Por isso, mais uma vez é importante dizer da necessidade de escola e família estar unidas.


         A família assim como a escola desempenha papéis decisivos na educação da criança. Entretanto, para que a educação oferecida em casa pela família aconteça de forma satisfatória na escola e vice-versa, se faz necessário haver uma conexão entre elas, e é a partir dessa parceria que a criança se tornará um adulto capaz de contribuir positivamente para a construção de uma sociedade.


         Quando pais e/ou responsáveis e escola trabalham juntos, os resultados têm um impacto positivo no desenvolvimento da criança e na sua aprendizagem, e desta forma, tudo flui de maneira mais harmônica se completando mutuamente. Então por isso, em cada etapa do desenvolvimento de seu filho, busque conexão e parceria entre sua família e a escola.

Download [ebook] desafios da mulher moderna casulePowered by Rock Convert

Share This