Valores-na-nossa-vida---Blog-Casule---psicóloga-Milena

A importância dos valores em nossas vidas

Atualizado em 10/04/2019
Por Redatora Casule

A importância dos valores em nossas vidas

Atualizado em 10/04/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A importância dos valores em nossas vidas

Sabemos que é na infância que o ser humano desenvolve as  primeiras ferramentas para o convívio social e tem as primeiras noções de valores, aprimorando também suas capacidades cognitivas e motoras.
         A infância é um momento valioso e é também a etapa quando começamos a formar nossos conceitos e modelos.
         Mas qual será a melhor forma de ensinar os valores, algo tão abstrato e ao mesmo tempo tão concreto para as crianças?

Autoconfiança e autoestima: Autoconfiança é se sentir seguro de si. Autoestima é qualidade de quem se valoriza e sente confiança em seus atos. Ambos são importantes, pois podem determinar como a criança se relacionará consigo mesma e com os outros. Por isso é preciso ter diálogo com o seu filho, mostrando o que ele tem de positivo e o que ele precisa desenvolver.

Tolerância: Além de precisar lidar com outras pessoas, é preciso saber como se posicionar com o outro e também saber aceitar as diferenças. E como a criança poderá ser tolerante se os pais não são? Pois é, os exemplos dados pelos adultos podem ser pequenos, porém são muito eficazes!   

Humildade: Ter humildade para saber que a criança não é melhor do que os outros é fundamental. Podemos exemplificar esse valor através de atitudes do dia-a-dia, como ajudar o próximo. Além disso, mostre à criança a importância da reciprocidade, ensinando que ela precisa tratar os outros da forma que gostaria de ser tratada, e colocar isso em prática.

terapia-online-casule-banner

Persistência: Dizer que a criança é esforçada e evidenciar isso como algo positivo estimula a persistência! Outras atitudes que os pais podem ressaltar para esse valor é não presenteado com tudo que a criança deseja e incentivando que ela conquiste esse objetivo de alguma maneira.

Paciência:
Os exercícios para tornar a criança persistente também a ajudam a ser mais paciente. É importante ensinar para as crianças que algumas coisas dependem das atitudes delas e que outras têm um tempo próprio. Desta forma, mostre para os seus filhos que as pessoas precisam respeitar o seu ritmo bem como o dos outros.

Autonomia: É preciso que a
criança saiba “se virar” em alguns momentos. A melhor forma de fazer isso é justamente dando a ela autonomia, mesmo que aos poucos, por exemplo, desenvolvendo atividades como arrumar os próprios brinquedos, ajudar nos cuidados com o bichinho de estimação ou preparar o próprio material escolar. 

Lidar com frustrações: É importante que a criança aprenda a lidar com momentos de frustração e isso inclui saber lidar com os “nãos” que a vida pode dar. 

Saber se comunicar: É importante que os pais tenham diálogos com seus filhos, pois assim poderão transmitir outros valores importantes para as crianças, como a honestidade, a ética e o respeito, além de demonstrar também verbalmente o amor e companheirismo que são fundamentais para essa relação.

Cada valor tem uma forma de ser praticado, e como as crianças aprendem principalmente através da observação das figuras mais representativas, (pais e/ou cuidadores), de nada adianta passar os valores, cobrá-los e se comportar de forma diferente na presença da criança.
        Então é importante ficar bastante atento a isso! 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

A importância dos valores em nossas vidas

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre A importância dos valores em nossas vidas, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: A importância dos valores em nossas vidas.

0 comentários

Meu medo me faz fugir
Meu medo me faz fugir

Meu medo me faz fugir

Evitar se expor a situações que causam medo e ansiedade é algo extremamente normal. Porém, quando a "evitação" e a fuga se tornam um repertório comum para várias situações... é importante ligar o sinal de alerta.

Controlando sua Ansiedade

Ansiedade é uma reação emocional desencadeada pela percepção de uma ameaça – real ou imaginária. Nosso corpo pode responder a esse estado de diversas maneiras e cada uma delas é única e exclusiva de cada pessoa!
Leia mais
Controlando sua Ansiedade

Saiba quais alimentos evitam a acne

Certos hábitos alimentares inadequados quando associados a outros fatores, podem provocar um aumento da oleosidade da pele que desencadeiam processos inflamatórios.
Leia mais
alimentos-que-evitam-a-acne-BLOG

Dicas para uma vida mais leve

Diferente do que muitos acreditam, ter uma vida leve não significa não ter problemas ou adversidades, mas sim, aceitar que vão haver obstáculos no meio do caminho e tentar lidar com eles dá melhor forma possível. Confira algumas dicas para levar uma vida mais leve nesse texto.
Leia mais
dicas para uma vida mais leve

5 dicas para manter uma boa saúde mental

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, manter uma boa saúde mental no dia a dia do trabalho não é fácil, o estresse, o esgotamento mental e a pressão psicológica podem trazer várias consequências ruim para sua saúde mental e física. Neste vídeo vamos aprender 5 dicas fáceis de como aliviar o estresse do dia a dia e manter uma boa saúde mental diante da pressão do trabalho.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This