Valores-na-nossa-vida---Blog-Casule---psicóloga-Milena

A importância dos valores em nossas vidas

Atualizado em 10/04/2019
Por Redatora Casule

A importância dos valores em nossas vidas

Atualizado em 10/04/2019
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A importância dos valores em nossas vidas

Sabemos que é na infância que o ser humano desenvolve as  primeiras ferramentas para o convívio social e tem as primeiras noções de valores, aprimorando também suas capacidades cognitivas e motoras.
         A infância é um momento valioso e é também a etapa quando começamos a formar nossos conceitos e modelos.
         Mas qual será a melhor forma de ensinar os valores, algo tão abstrato e ao mesmo tempo tão concreto para as crianças?

Autoconfiança e autoestima: Autoconfiança é se sentir seguro de si. Autoestima é qualidade de quem se valoriza e sente confiança em seus atos. Ambos são importantes, pois podem determinar como a criança se relacionará consigo mesma e com os outros. Por isso é preciso ter diálogo com o seu filho, mostrando o que ele tem de positivo e o que ele precisa desenvolver.

Tolerância: Além de precisar lidar com outras pessoas, é preciso saber como se posicionar com o outro e também saber aceitar as diferenças. E como a criança poderá ser tolerante se os pais não são? Pois é, os exemplos dados pelos adultos podem ser pequenos, porém são muito eficazes!   

Humildade: Ter humildade para saber que a criança não é melhor do que os outros é fundamental. Podemos exemplificar esse valor através de atitudes do dia-a-dia, como ajudar o próximo. Além disso, mostre à criança a importância da reciprocidade, ensinando que ela precisa tratar os outros da forma que gostaria de ser tratada, e colocar isso em prática.

terapia-online-casule-banner

Persistência: Dizer que a criança é esforçada e evidenciar isso como algo positivo estimula a persistência! Outras atitudes que os pais podem ressaltar para esse valor é não presenteado com tudo que a criança deseja e incentivando que ela conquiste esse objetivo de alguma maneira.

Paciência:
Os exercícios para tornar a criança persistente também a ajudam a ser mais paciente. É importante ensinar para as crianças que algumas coisas dependem das atitudes delas e que outras têm um tempo próprio. Desta forma, mostre para os seus filhos que as pessoas precisam respeitar o seu ritmo bem como o dos outros.

Autonomia: É preciso que a
criança saiba “se virar” em alguns momentos. A melhor forma de fazer isso é justamente dando a ela autonomia, mesmo que aos poucos, por exemplo, desenvolvendo atividades como arrumar os próprios brinquedos, ajudar nos cuidados com o bichinho de estimação ou preparar o próprio material escolar. 

Lidar com frustrações: É importante que a criança aprenda a lidar com momentos de frustração e isso inclui saber lidar com os “nãos” que a vida pode dar. 

Saber se comunicar: É importante que os pais tenham diálogos com seus filhos, pois assim poderão transmitir outros valores importantes para as crianças, como a honestidade, a ética e o respeito, além de demonstrar também verbalmente o amor e companheirismo que são fundamentais para essa relação.

Cada valor tem uma forma de ser praticado, e como as crianças aprendem principalmente através da observação das figuras mais representativas, (pais e/ou cuidadores), de nada adianta passar os valores, cobrá-los e se comportar de forma diferente na presença da criança.
        Então é importante ficar bastante atento a isso! 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

A importância dos valores em nossas vidas

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre A importância dos valores em nossas vidas, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: A importância dos valores em nossas vidas.

0 comentários

Como tratar a Fobia Social
Como tratar a Fobia Social

Como tratar a Fobia Social

A ansiedade ou fobia social é quando a pessoa no contato social, no contato com o outro tem o seu objeto fóbico de medo, de ansiedade. Assim, qualquer circunstância que ela precise se expor a uma situação social desde as mais simples, como por exemplo, cumprimentar alguém, fazer ou receber um elogio, ela já sente uma ansiedade extrema e com sintomas físicos.
Fome fisiológica versus Fome emocional
Fome fisiológica x Fome emocional

Fome fisiológica x Fome emocional

Não é incomum se deparar com situações e períodos estressantes na vida da maioria das pessoas e uma das primeiras consequências é sair da dieta. Por essa razão a fome fisiológica (homeostática) muitas vezes pode ser confundida com a fome emocional (hedônica). E como diferenciá-las?

O tripé da Autoestima?

Autoestima é um dos assuntos mais falados no momento. E, apesar de aparecer sempre muito atrelado à autoimagem (forma como o indivíduo se enxerga), ela é muito mais que isso.
Leia mais
O tripé da Autoestima

Dicas para lidar com a insônia

Você sabia que os nossos comportamentos e atitudes durante o dia estão totalmente ligados com o nosso sono? Por isso, nesse vídeo, abordei quais são os tipos de insônia, e sugeri algumas mudanças para que você pode adaptar a sua rotina, e como consequência, melhorar a qualidade do seu sono.
Leia mais
Dicas-para-lidar-com-a-Insônia

Objetivos da Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um processo de avaliação que auxilia qualquer pessoa, independente da idade, a escolher uma faculdade ou um curso profissionalizante, e até mesmo mudar de carreira.
Leia mais
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This