padrão-de-beleza---site-Casule---psicóloga-Christina

A busca pelo padrão de beleza

Atualizado em 28/01/2019
Por Christina Daret

A busca pelo padrão de beleza

Atualizado em 28/01/2019
Por Christina Daret
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A busca pelo padrão de beleza

A mídia estabelece padrões de beleza diante das características de pessoas que são consideradas como referência daquilo que é belo. Desta forma então, é impossível afirmar que este padrão de beleza irá representar uma maioria da população. 

Tais padrões são diferentes de acordo com a cultura, época, etc, e vão  sendo modificados de tempos em tempos. Nos dias atuais, por exemplo, podemos dizer que o padrão faz referência às mulheres muito magras e os homens muito musculosos. Há tempos atrás, a beleza estava associada às pessoas obesas, pois a comida era escassa e estar acima do peso era sinal de riqueza.   

É preciso compreender que o cuidado com a autoimagem (ainda que buscando o recurso de procedimentos estéticos), fazer dietas ou atividades físicas para perder peso ou ganhar massa muscular, não é algo errado, pelo contrário, são atitudes positivas para a saúde, autoestima, felicidade, etc. Mas é preciso buscar o equilíbrio na conquista da forma física sonhada. 

terapia-online-casule-banner

Aceitar o seu corpo, seu biótipo, seu processo de envelhecimento, suas particularidades que foram construídas a partir de suas experiências e realidades, ajudarão a não perseguir de forma obcecada um ideal de beleza diferente do seu. 

A busca por esse padrão, na maioria das vezes inalcançável, pode levar a frustração, afetar de forma negativa a autoestima, gerar comportamentos perigosos como o excesso de cirurgias (especialmente aquelas realizadas em situações de riscos, como os procedimentos em lugares inapropriados como a própria residência do cirurgião ou por profissionais não qualificados, por exemplo), atividades físicas além do saudável, uso de medicamentos ou anabolizantes, dietas que são muito restritivas e/ou sem a orientação de um profissional, depressão e transtornos alimentares como a bulimia ou a anorexia, por exemplo. 

Reconhecer que se vive em uma relação pouco saudável com a sua percepção do corpo, e que a busca por esse padrão é de uma beleza que não se aproxima do seu biótipo, pode ser o primeiro passo para se alcançar uma relação mais saudável com o seu corpo e sua saúde. A psicoterapia pode auxiliar o processo de descobertas a respeito de si mesmo e de valorização do que se é, e não de padrões de beleza impostos pela mídia e a sociedade. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

A busca pelo padrão de beleza

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre A busca pelo padrão de beleza, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Christina Daret, aqui no Blog.
Psicóloga, pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Apaixonada pela Psicologia e o atendimento clínico. Adora viajar e estar com a família. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: A busca pelo padrão de beleza.


0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. A busca pelo padrão de beleza. – Tércio de Oliveira - […] crédito:https://casule.com/a-busca-pelo-padrao-de-beleza/ […]
Relacionamento-à-distância-dá-certo-BLOG
Relacionamento a distância dá certo?

Relacionamento a distância dá certo?

Neste vídeo, nossa psicóloga Cristiane Schumann fala sobre as principais dificuldades enfrentadas por casais de se relacionam à distância. Dra. Cristiane explica, por exemplo o aumento das desconfianças, ciúmes e conflitos que o casal passa a ter. E dá dicas espetaculares para amenizar os afeitos da distância, da insegurança e da saudade.
Mitos e verdades sobre a psicoterapia
Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Mitos e verdades sobre a psicoterapia

Apesar de a psicoterapia estar ganhando seu merecido espaço na atualidade, ainda existem pessoas que resistem a procurar ajuda de um profissional quando têm algum tipo de sofrimento psíquico, seja ele no âmbito pessoal, seja nos relacionamentos. Atualmente, estamos falando mais sobre a importância da saúde mental e de cuidar das emoções, mas é importante desmitificar alguns pontos que ainda persistem.

Orientação Profissional

Escolher uma profissão nem sempre é um caminho fácil. E em muitos momentos pode desencadear sofrimentos emocionais, ansiedade, angústias, medos... para isso existe a Orientação Profissional!
Leia mais
Orientaçã-profissional-BLOG

Como o viés da negatividade pode afetar sua vida

O viés é a tendência a prestar mais atenção em determinadas coisas do que em outras. Segundo a neurociência, os seres humanos desenvolveram ao longo da evolução da espécie uma tendência a se sentirem mais afetados por aspectos negativos do que por outros positivos. É como se fosse uma “programação” que auxiliou o homem primitivo a garantir a sua sobrevivência nos primórdios da nossa existência.
Leia mais
Como o viés da negatividade pode afetar sua vida

As 4 formas mais comuns de violência infantil

Embora a violência infantil seja um assunto difícil de ser abordado, seu debate é de extrema importância. Em primeiro lugar porque ela está presente no cotidiano de muitas crianças e adolescentes brasileiros, se mostrando como um grande problema de saúde pública, além disso, ela pode afetar profundamente a vida das vítimas.
Leia mais
4-formas-mais-comuns-de-violencia-infantil-BLOG

Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Desde o início da pandemia, ouvimos falar muito sobre os efeitos do vírus no corpo e suas possíveis consequências físicas. Pouco se fala sobre o aumento de pessoas com adoecimento emocional, manifestados exatamente por esse período de isolamento, medo, angústias e dúvidas.
Leia mais
Adoecimento Psicológico causado pela Pandemia

Quando a ansiedade se torna um problema?

Você tem sofrido com ansiedade? Sabe quando ela se torna um problema? Nesse vídeo te explico o que é a ansiedade e te ajudo a identificar quando ela se torna prejudicial em nossas vidas.
Leia mais
Quando-a-ansiedade-se-torna-um-problema-BLOG

O que fazer diante de uma escolha difícil?

Alguma vez na vida já tivemos que lidar com um dilema ou uma decisão difícil. Quando estamos nessas situações, nossa mente facilmente entra em ação, tentando descobrir o que fazer, para "fazer a decisão correta".
Leia mais
O-que-fazer-diante-de-uma-escolha-dificil

Você sabe o que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome que tem afetado muitas pessoas, principalmente mulheres entre os 30 e 50 anos. Ela é caracterizada pelo aumento da sensibilidade dolorosa em diversos pontos do corpo e acompanha também alguns outros sintomas como: distúrbio do sono, fadiga, ansiedade e depressão.⁣
Leia mais
Você sabe o que é fibromialgia
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This