Síndrome de Estocolmo - casule

Síndrome de Estocolmo

Atualizado em 02/01/2018
Por Redatora Casule

Síndrome de Estocolmo

Atualizado em 02/01/2018
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Síndrome de Estocolmo

A Síndrome de Estocolmo é um estado psicológico particular caracterizado em situações de tensão, medo, intimidação em que a vítima passa a ter simpatia ou até mesmo sentimento de amor ou amizade perante o agressor.  A explicação vem do fato de que o instinto de sobrevivência da vítima, de forma irracional, acredita que precisa acatar às regras impostas pelo agressor para conseguir sair da situação da forma mais ilesa e menos dolorosa possível . Aos poucos a vítima passa a evitar comportamentos que desagradem esse agressor e passa a interpretar seus atos como gentis, educados ou supostamente simpáticos e amigáveis.  Dessa forma, ocorre uma desvinculação emocional da realidade perigosa na qual está inserida.

Ao evitar comportamentos que o desagrade, a vítima procura criar um ambiente com aspecto menor de “pavor” e maior de “civilidade”, e se em resposta o agressor se comporta de maneira confortável com aquela situação, a vítima começa a acreditar que, se está bem, viva, segura, é porque o agressor está lhe protegendo e não querendo o seu mal.

Em muitos casos, mesmo após a libertação, a vítima continua a alimentar um sentimento de afeição por tal pessoa; assim como em episódios de algumas mulheres que sofrem agressões de seus parceiros e continuam defendendo, amando e justificando seus atos.

terapia-online-casule-banner

Este quadro pode se desenvolver em vítimas de assaltos prolongados, sequestro, indivíduos que ficam submetidos à prisão domiciliar por familiares e também em vítimas de abusos pessoais. Um fato importante ligado a esse cenário é que nem sempre as vítimas desenvolvem essa síndrome ao final do ato de violência, apesar da mesma ser muito mais frequente do que costumamos imaginar.

Muitas vezes o tratamento se torna um momento difícil em função da maioria das vítimas não acreditar que tal situação possa realmente ter ocorrido com ela. A ajuda e o apoio emocional de amigos e familiares é de extrema importância nessa fase para que a pessoa que vivenciou tal situação de tensão, aos poucos, comece a identificar e compreender tudo o que vivenciou e, assim, enfrentar de maneira real o que se sofreu.

 

 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você. Conheça o nosso Instagram. | Clique para marcar uma consulta com um Psicólogo
Casule Play

Síndrome de Estocolmo

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre Síndrome de Estocolmo, você pode  agendar o seu horário clicando aqui. Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você. Conheça o nosso Instagram. | Clique para marcar uma consulta com um Psicólogo

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Síndrome de Estocolmo.

Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This