É fundamental a disciplina mental para um bom resultado na realização dos objetivos de vida. Às vezes, temos dúvidas sobre qual caminho seguir. Isso faz parte da vida. Mas quando essas dificuldades acontecem em excesso, começa o problema. De modo geral, as pessoas não são treinadas adequadamente para controlar seus pensamentos de forma eficaz. E isso gera diversas conseqüências.
Em que você está pensando? Lembre-se que certamente você está pondo sua energia e atenção nisso. E, quanto mais direcionar suas energias para o seu pensar, mais ?treinado? você estará sobre esse assunto. Por isso, faça uma avaliação honesta sobre você. Se seu pensamento for bom, mantenha-o, se a resposta for negativa, será necessário corrigir isso com bastante urgência. Se há um problema, uma dificuldade a ser resolvida, devemos buscar o pensar para achar solução.
Mas, às vezes, as pessoas se perdem nas opções negativas e focam a atenção no lado ruim, no que mais temem que possa acontecer, ao invés de selecionarem possibilidades reais saudáveis de como evitar o sofrimento desnecessário. Assim, passam o dia pensando na dificuldade, no que ainda nem aconteceu e muitas vezes não vai acontecer, mas isso por si só já é bem desgastante e negativo.
O pensar fica “sem foco”, sem um objetivo maior e saudável. Desse jeito a solução não vem e isso gera muita ansiedade, desgaste e mais problemas. O ideal é direcionar o pensamento com foco na solução. Leia com muita atenção as próximas perguntas. Dê um tempo à você e responda antes de prosseguir sua leitura. Você tem a solução? Quem tem? É questão de tempo ou de ação? Como as outras pessoas fazem para resolver esse tipo de dificuldade? Quem você conhece que já viveu isso? Como pode aprender com quem já sabe? O que de pior pode acontecer? Partindo do pior, o que você pode fazer para minimizar? Imagine-se daqui 10 anos.
Essas mesmas questões lhe parecem importantes? Como agir diferente? Não “reinvente a roda”, busque conhecimento no lugar certo. Ter dúvidas sobre o que fazer é normal, mas ficar indeciso é muito desgastante. Busque novas possibilidades. Se fizer sempre as mesmas coisas, terá sempre os mesmos resultados.
FONTE:http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/10321-aprenda-a-domar-seu-pensamento-e-venca-a-indecisao