Comumente percebemos que a autocrítica vem se tornando um comportamento frequente e “sinônimo” para alcançar o êxito, a perfeição ou o sucesso em algo desejado.
Em alguns momentos, as pessoas têm uma crença de que ser autocrítico transmite a ideia de sermos exigentes, logo sendo considerado um comportamento que pode levá-lo ao sucesso.
No entanto, existe ‘o outro lado da moeda’, onde a autocrítica pode ser um dos fatores contribuintes para o aumento da ansiedade, depressão, frustração e baixa autoestima. A dose certa de autocompaixão pode ser o que falta para a autocrítica ser construtiva e não destrutiva.
O que é a autocompaixão?
A autocompaixão é a capacidade que nós temos e podemos desenvolver de tratar a si mesmo com amabilidade e gentileza em momentos de dor, desafios ou fracasso. É sobre apoiar e acolher a si mesmo como faríamos com o próximo. Você já percebeu como se comporta ao ver um amigo ou familiar enfrentando um momento de dificuldade, sejam eles pessoais ou profissionais?
Dificilmente o comportamento será rígido, agressivo ou severo. Nessas situações temos a tendência de agir com empatia, gentileza, ressaltando as qualidades, identificando os pontos positivos e compreendendo-o como um ser humano, que possui vulnerabilidades, dificuldades, falhas, momentos bons e ruins.
Dessa forma, você age com compaixão com o outro e para exercer consigo mesmo é pelo mesmo caminho, identificando e aceitando suas experiências dentro das suas possibilidades e limites.
Como desenvolver autocompaixão?
A autocompaixão pode ser desenvolvida e potencializada através da psicoterapia, a qual viabiliza um olhar para si mesmo de uma forma mais “direcionada”, aprendendo a aceitar suas falhas, reestruturar seus pensamentos, desenvolver habilidades, modificando comportamentos, além de estimular e adquirir uma rotina de autocuidado, pois, quando o nosso bem-estar está “comprometido” ou diminuído, tendemos a direcionar sentimentos negativos para si mesmo, dificultando agir com autocompaixão.
Terapia Casule
A Casule é uma clínica que pensa na sua saúde e no seu bem-estar que atende de forma presencial e online. Isso faz que possamos cuidar de pessoas em qualquer parte do Brasil e do Mundo!
Venha nos conhecer! Marque uma conversa com nossos terapeutas clicando aqui!
Curtiu o texto? Fica a vontade para relaxar com a gente, conheça nossos áudios de relaxamento, é GRÁTIS!
Compartilhe também a Casule em suas redes sociais, Instagram, Facebook e Youtube.