Ser socialmente hábil em uma situação interpessoal significa conseguir ter comportamentos que expressem sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos de modo adequado à situação, respeitando os outros e a si mesmo. Esses são comportamentos que geralmente ajudam a resolver problemas imediatos, diminuindo a probabilidade de problemas futuros.
As habilidades sociais se relacionam com a saúde, satisfação pessoal, realização profissional e qualidade de vida e são comportas por três dimensões principais:
- Dimensão comportamental: relacionada ao tipo de comportamento realizado;
- Dimensão pessoal: relacionada às variáveis cognitivas (pensamentos);
- Dimensão situacional: relacionada ao contexto específico da situação;
Avaliar a melhor forma de agir num contexto específico dependerá então dos objetivos da pessoa diante de cada situação. As habilidades sociais são aprendidas, mais comumente de formas não sistemática, nas relações interpessoais – seja com pais, amigos, cônjuge, colegas de trabalho e mídia em geral. Contudo, elas também podem ser aprendidas de forma sistemática, por meio de programas de treinamento em habilidades.
Ao pensar em habilidade sociais é importante saber que não há uma única maneira correta de se comportar socialmente. É preciso levar em consideração o contexto cultural, as variáveis da situação e o que você espera e acha que é esperado de cada situação.
A terapia Cognitivo-Comportamental pode auxiliar a desenvolver uma melhor forma de agir diante das situações, a fim de aperfeiçoar o seu desempenho social através de:
- Avaliação dos seus pensamentos;
- Identificação das emoções;
- Identificação das dificuldades;
- Treino de diálogos e situações;
- Desenvolvimento de assertividade;
- Desenvolvimento da empatia;
- Desenvolvimento de solução de problemas interpessoais.
Importante sempre destacar que a psicoterapia é um processo gradual, a mudança acontece aos poucos, é um caminho percorrido sempre passo a passo, sempre respeitando os limites de cada um.
Referências:
Penido, M.A., Pinheiro, T.C. Habilidades Sociais. In: Carvalho, M.R, Malagris, L.E.N., Rangé, B.P. Psicoeducação em Terapia Cognitivo-Comportamental. (2019).