Pontos para cuidar da saúde mental

7 pontos para cuidar da saúde mental

Atualizado em 19/11/2019
Por Cristiane Schumann

7 pontos para cuidar da saúde mental

Atualizado em 19/11/2019
Por Cristiane Schumann
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

7 pontos para cuidar da saúde mental

Até bem pouco tempo atrás, a saúde mental dos indivíduos era inferiorizada com relação à saúde física e algumas pessoas tendiam achar inclusive que transtornos mentais não seria “doença”, mas falta do que fazer, necessidade de chamar atenção, vitimização ou “piti”.

Ainda bem, estamos em processos de mudar esta visão… infelizmente ainda estamos longe de uma equiparação de importância da saúde mental com a saúde física, mas não se pode negar que alguns mitos já foram quebrados e que as pessoas que estão sofrendo por conta de algum desconforto psíquico tem sido melhor acolhidas em nossa sociedade. Mas o que podemos fazer para melhorar a nossa saúde mental?

Este artigo trará 7 estratégias/sugestões para que você desenvolva mais e melhor a sua saúde como um todo.

1- Auto conhecimento

Se conhecer ajuda a potencializar suas virtudes.

A correria do dia a dia, as relações superficiais, a baixa tolerância a desconforto tem deixado as pessoa em “modo automático”. Nossa tendência tem sido vivermos um dia após o outro, sem muita perspectiva, sem questionamos o nosso propósito de vida, de trabalho, etc, sem nem sabermos do que realmente gostamos. Assim, um processo de auto conhecimento e auto reconhecimento é muito importante para que nós sejamos aqueles que mais nos conhecemos e saibamos identificar o que nos faz bem/mal e como potencializar aquilo que nos move e minimizar aquilo que somente gasta a nossa energia;

2- Use sempre a metáfora de que nós temos um tanque mental

Mantenha o seu “tanque” equilibrado.

Para estarmos com uma sensação se bem estar, este tanque precisa ter supostamente 5 litros de neurotransmissores (gente, é só uma metáfora… o tanque não existe e muito menos podemos dosar em litros a nossa quantidade de neurotransmissores ok? rsrsrsrs). Este tanque é alimentado por torneiras, que são fonte de prazer e satisfação: sono, hobbies, alimentação, atividade física, sexo, estar na companhia de quem amamos e também possui alguns ralos, através dos quais perdemos neurotransmissores. Enquanto há um equilíbrio entre a quantidade de “energia” que entra no tanque através das torneiras e que escoa do tanque através do ralos, tudo certo… nosso nível de bem-estar estará preservado.

O problema é quando o meu tanque está desequilibrado… minhas torneiras são poucas ou estão cedendo pouca quantidade de energia para o meu tanque, e /ou a minha quantidade de ralos está maior do que a de torneiras e/ou são ralos muito largos e tenho perdido muita energia de bem-estar através deles. Seria fundamental portanto, para cuidarmos da nossa saúde mental fazermos uma análise do nosso tanque. Como estão as minhas torneirinhas? Como, ou o que eu posso fazer para aumentar a quantidade de torneiras ou abrir mais as torneiras que eu já tenho em minha vida, de forma que elas gerem mais energia para mim? Quais são os meus ralos, consigo tampar alguns deles? O que posso fazer para diminuir a vazão da minha energia psíquica que está vazando sem que eu nem perceba?

3- Se aproxime de pessoas que você admira e que te estimulem a ser melhor

Boas companhias melhoram seu mindset.

Muitas vezes acabamos nos envolvendo com pessoas “tóxicas” para a nossa saúde mental, nosso desenvolvimento e acabamos por criar para nós o mesmo mindset que elas usam para viver. Quem são as 5 pessoas com as quais mais convivo? Elas me estimulam ou me puxam para trás? Quais poderiam ser as 5 pessoas mais “positivas” na minha vida?  Que tal dizer isso para essas pessoas, aumentar o contato com elas e por que não, modelar o que elas fazem para gerarem tanto bem estar aos que as cercam?

terapia-online-casule-banner

4- Tenha atenção plena no que estiver fazendo…

Esteja presente na atividade que estiver realizando.

Saia do modo automático, viva, esteja presente… uma atividade não prazerosa (no trabalho por exemplo) pode ficar ainda mais enfadonha se eu a faço com má vontade e se fico desdenhando dela enquanto a executo.

“Puxa vida, eu considero esta tarefa chata, mas sei que posso executá-la bem, até para não ter que repetí-la” ou “Considero esta tarefa tão chata, posso fazê-la de outra forma? Consigo delegá-la a alguém? Considero essa tarefa tão enfadonha que penso em trocar de emprego? O que eu preciso fazer então para conseguir uma nova função”. Esteja ali! Na sua atividade, na sua vida, no controle da sua vida!

5– Esteja atento aos primeiros sinais de desconforto psíquico

Variações de humor é indicativo de desconforto psíquico.

Muitas pessoas vão achando bobeira a ansiedade, a tristeza, o descontrole de humor, o comportamento disfuncional, etc. que tem e só buscam ajuda profissional quando um transtorno mental está instalado. Existe tratamento efetivo para qualquer transtorno mental, o quanto antes buscamos ajuda, melhor é o nosso prognostico, ou seja, melhores são as chances de melhorarmos. Esteja atento aos sintomas de desequilíbrio e não hesite em buscar ajuda caso identifique algum sofrimento psíquico… não deixe para buscar ajuda apenas quando os eu tanquinho do bem-estar estiver praticamente vazio.

6– Cuide da sua auto estima…

Cuidar de você é uma ótima forma de aumentar sua auto estima.

Como você se sente bem? Bonito? Produtivo? que tal realizar mais estratégias que faça você se orgulhar de você mesmo? O que faz eu me sentir melhor fisicamente falando? E nas minhas relações sociais? No meu trabalho? Com a minha família? Quais são as minhas características que eu mais admiro? O que eu posso fazer para que essas caraterísticas sejam ampliadas? Cuide de você mesmo… falar de auto estima parece batido, e por vezes é, mas auto estima é se auto estimar, se auto gostar, se auto admirar… preste atenção em você… quais são as parte mais bonitas do seu rosto? e do seu corpo? Quais Sao suas características psíquicas mais bacanas? o que faz de vc uma pessoa legal? O que as pessoa perdem por não te conhecer?

 7–  Seja grato!

Aprenda a contemplar.

Este ponto também parece clichê, mas não é… pesquisas tem demonstrado que aquelas pessoas que conseguem identificar o lado bom das situações, que conseguem identificar que o outro é importante em sua vida, aquelas que conseguem encontrar no final do dia motivos para agradecer, apesar dos problemas, são pessoas mais felizes e que tem mais sucesso profissional acredita? Pessoas mais positivas, otimistas e gratas tendem a ser mais felizes e mais resolutas de problemas. Que tal começar a praticar? Identifique 3 pontos que foram mais positivos do que negativos no seu dia: Ex: hoje eu não me atrasei, está tudo bem com o exame de sangue, consegui uma boa promoção para comprar aquilo que eu queria ou estava precisando.

Concluindo

Não existe uma regra pré-definida e auto menos unânime de quais passos devemos dar para garantir a nossa saúde mental, mas existem alguns pontos que podemos analisar para começarmos com uma postura de cuidarmos mais de nós mesmos, da nossa saúde. Não descuide-se do seu tanquinho, não o deixe estar vazio para buscar ajuda (ou se ele já está vazio, busque ajuda o quanto antes). Existem profissionais qualificados que podem te auxiliar no processo de autoconhecimento, de identificação das suas torneiras e seus ralos e nos desenvolvimento de estratégias para aumentar a quantidade de neurotransmissores que entram e diminuir a quantidade de neurotransmissores que saem.
Nós da Clínica Casule gravamos semanalmente vídeos sobre saúde, nutrição, coaching, psicologia, bem estar, autoconhecimento, ansiedade, depressão, transtornos alimentares, comportamentos compulsivos, etc e disponibilizamos este material de forma gratuita no nosso blog e nosso canal do youtube.

Foi um prazer escrever para você! nos falamos em breve!

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

7 pontos para cuidar da saúde mental

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre 7 pontos para cuidar da saúde mental, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Cristiane Schumann, aqui no Blog.
Doutora e Mestre em Saúde, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, Especialista em Políticas e Pesquisas em Saúde Coletiva. Atende: Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais, Famílias e Grávidas. Conheça o meu Instagram. | Clique para marcar uma consulta comigo

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: 7 pontos para cuidar da saúde mental.


0 comentários

Mães-Narcisistas
Mães Narcisistas

Mães Narcisistas

O termo “narcisismo” já faz parte da cultura ocidental há mais de século. Tem origem no mito grego de Narciso, rapaz jovem e orgulhoso cuja beleza era admirada por todos. Em uma caminhada ao lado de um rio, Narciso vê seu reflexo na água pela primeira vez. Apaixonado pela própria imagem, ele se mantém junto ao rio para melhor apreciá-la. Por recusar-se a abandoná-la, Narciso morre no local, admirando a si mesmo.
Insonia
Insônia

Insônia

Algumas pessoas enfrentam dificuldades na hora de dormir, seja para iniciar ou manter o sono, como por exemplo, acordam muito mais cedo do que estão habituadas e não conseguem voltar a dormir, acordam no meio da noite ou dormem durante toda a noite e acordam com a sensação de cansaço. Assim, a insônia é caracterizada como a incapacidade de conciliar o sono, seja para adormecer ou permanecer dormindo. “É possível identificar suas causas?” Sim, em sua maioria são consideradas psicofisiológicas.
Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções
Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções

Ensine seu filho(a) a lidar com as emoções

As crenças dos pais e cuidadores influenciam diretamente em como as crianças irão enxergar o mundo, o outro e principalmente a si mesmas. Todos nós temos nossos medos, ansiedades, sentimos raiva, tristeza e para cada um de nós as emoções têm uma intensidade, um significado e um motivo para que elas se expressem. Ensinar os pequenos a reconhecer as emoções, é muito importante para que tenhamos pessoas mais inteligentes emocionalmente.

Metáfora do alarme desregulado e a ansiedade

Pra que serve um alarme em casa? Para dar segurança e avisar quando a casa é invadida, por exemplo. Imagina se esse alarme está desregulado e ele começa a disparar quando não tem invasão ou até mesmo quando um amigo seu vem te visitar.
Leia mais
Metáfora do alarme desregulado e a ansiedade blog casule

O que é a terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e como ela pode te ajudar

A Terapia de Aceitação e Compromisso ou ACT (Acceptance and Commitment Therapy) foi desenvolvida nos Estados Unidos pelo psicólogo Steven Hayes e por seus colegas Kelly Wilson e Kirk Strosahl. Ela tem se mostrado altamente eficaz na solução de uma série de problemas, desde depressão, ansiedade, dor crônica e até mesmo vício em drogas.
Leia mais

Por que não dá para fugir do que te causa ansiedade?

Um comportamento muito comum em quem sofre de ansiedade é fugir do que a causou. Para uma pessoa que tem medo de falar em público – que tem crises de ansiedade só de pensar que vai estar na frente de uma plateia falando sobre algum assunto – recusar um convite para dar a palestra vai trazer um alívio imediato dos sintomas. Mas será que o problema foi resolvido?
Leia mais

Quando eu devo perdoar meu parceiro?

A reposta para esta pergunta é SEMPRE! Sempre Cris? Mas ele não merece!!! O perdão não é para ele… porque ele merece… é para você! Porque você merece PAZ! Te explico melhor aqui neste vídeo. Vem Comigo!!!
Leia mais

Como ter inteligência emocional?

Quanto maior a inteligência emocional, maior a qualidade das relações e interações sociais. Você já parou para pensar como podemos ter mais inteligência emocional?
Leia mais

Rede Social x Saúde Mental

Existem muitas pesquisas que relacionam problemas de saúde mental, principalmente depressão e ansiedade, com o uso excessivo das redes sociais. Mas o que acontece para que um número cada vez maior de pessoas se sinta atraída como se estivessem hipnotizadas, mesmo sabendo o quanto esse hábito em excesso pode ser prejudicial à saúde mental?
Leia mais

Como lidar com a Ansiedade diante da chegada de um Novo Ano?

A chegada do Ano Novo traz consigo a ideia de Recomeço! Para muitas pessoas, representa esperança, prosperidade e expectativas positivas para ”uma nova vida”. Nessa época, também é comum nos sentirmos ansiosos pela vontade de renovação e mudança. Mas, não podemos nos esquecer que a Ansiedade é uma sensação normal e nem sempre ruim. Ela faz parte do nosso instinto de proteção e nos prepara para lidar com as situações de perigo ou estresse.
Leia mais
Como lidar com a Ansiedade diante da chegada de um Novo Ano

Você reclama demais?

Você já parou para reparar quantas vezes você reclamou hoje? O nosso dia a dia está cada vez mais cheio de obrigações e afazeres. Muitas vezes o cansaço e as preocupações fazem com que façamos das reclamações um hábito. Se você se identificou com esse conteúdo, assista ao vídeo.
Leia mais
Voce Reclama Demais blog casule

Como sair do efeito platô?

Você já percebeu que, no processo de emagrecimento, a perda de peso costuma ser ótima nos primeiros meses, mas depois estaciona? Por que será que isso acontece? E como evitar tal efeito platô e continuar a ter resultados? É isso que a nutricionista Isa Polastri explica no vídeo de hoje.
Leia mais
Como-sair-do-efeito-plato-BLOG
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This