4-Dicas-para-alimentação-durante-a-quarentena-blog-casule

4 Dicas para alimentação durante a quarentena

Atualizado em 25/03/2020
Por Redatora Casule

4 Dicas para alimentação durante a quarentena

Atualizado em 25/03/2020
Por Redatora Casule
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

4 Dicas para alimentação durante a quarentena

Sem dúvida, a pergunta que eu mais recebi nos últimos dias foi: como passar pela quarentena sem engordar?

Pois é, com a orientação dos órgãos de saúde quanto ao distanciamento social em decorrência do Covid-19, muitas pessoas se sentem ameaçadas, como se estivessem perdendo o controle sobre sua alimentação devido ao fato de estarem mais tempo dentro de casa.

Querem comer mais vezes ao dia, não por fome, mas por tédio, ansiedade, preocupação. Já quem perde o apetite diante do cenário atual é minoria. Com as idas ao mercado reduzidas, se não houver organização o problema é outro: consumo excessivo de alimentos industrializados e pouca disponibilidade/variedade de alimentos naturais. Quem tem o privilégio de trabalhar home office mas está com as crianças em casa, talvez ainda passe pela desregulação de horários, o que vira a rotina de cabeça para baixo e ainda pode alterar o tempo destinado às refeições.

Mesmo com todas essas questões, uma coisa é certa: queremos manter nossa saúde íntegra, reforçar nossa imunidade e sair dessa situação o quanto antes e da melhor maneira possível.  Por isso separei 4 conselhos que podem auxiliar você e sua família nessa quarentena:

1 – Organize cardápio e compras

Escreva um cardápio com o menu das refeições dos próximos 15 ou 20 dias, de acordo com os gostos da família. A partir disso, formule uma lista de compras e vá ao supermercado, com todos os cuidados devidos, já sabendo o que vai levar para casa, sem esquecer de nada.

Outra opção é pedir por telefone que receba as compras em casa (verifique os mercadinhos na sua cidade ou região que podem te ajudar com isso). Prefira alimentos não perecíveis como arroz, feijão, macarrão integral ou os enlatados como atum, sardinha, grão de bico, milho.

Apesar de enlatados, contém pouco ou nenhum aditivo alimentar em sua lista de ingredientes. É importante também manter o consumo de hortaliças, frutas, verduras e legumes. Tente comprar os que estão na época e que são mais baratos, procurando vídeos e tutoriais na internet de como armazená-los por mais tempo, seja congelando, refrigerando ou inserindo em alguma receita.

2 – Invista no seu comportamento alimentar

Agora temos tempo para separar para cada refeição! Assente-se à mesa, respire fundo, coloque uma música relaxante, mastigue bem, os alimentos, não se distraia com a TV e o celular e aproveite ao máximo a sensação daquele alimento em sua boca.

terapia-online-casule-banner

Preste atenção nos seus sinais de fome e de saciedade, tentando respeitá-los. Se há algum alimento muito tentador para você, seja chocolate, cerveja, petisco, minha sugestão é: não compre!

Tendo em casa fica muito mais difícil não consumir. Você também pode comprar em pequena quantidade, para dividir com a família e ter um momento feliz e de comer em conjunto. Outra prática de comportamento que vale a pena investir agora é no cozinhar.

Cozinhar é libertador, é simples como ler e escrever, qualquer pessoa pode e deve aprender nem que seja o básico, pois paramos de depender de quem faça para nós, paramos de depender de entregas, congelados, empacotados e priorizamos um comer mais caseiro e natural. Além de criar memórias, laços e poder cozinhar com quem amamos.

3 – Tome os devidos cuidados

Todo alimento que entrar na sua casa, seja ele em pacote, lata ou vegetal, deve ser higienizado. Os pacotes devem ser limpos com álcool em gel e toalha de papel, as latas, com água e sabão. Já os vegetais, devem ficar de molho em solução com água sanitária (obedeça as instruções da embalagem da água sanitária quanto à diluição e tempo de molho).

Evite pedir comida preparada em estabelecimentos, a não ser que você tenha total certeza da responsabilidade deste fornecedor e da segurança alimentar que oferece aos seus clientes através das boas práticas de fabricação.

4 – Não tente aumentar sua imunidade somente com limão, alho e cúrcuma

Acreditar que um superalimento vai te livrar do vírus pode deixar você disperso quanto às medidas protetivas de lavagem das mãos, uso do álcool em gel, limpeza do ambiente, isolamento social e de ambientes aglomerados. Os alimentos fortalecem sim o sistema imunológico, mas não do dia para a noite.

Comece a comer de forma mais natural, ajuste seu sono, diminua o stress em seus dias, treine 150 minutos por semana, ainda que dentro de casa e mantenha-se hidratado. Esse conjunto de coisas vai contribuir para sua imunidade se fortalecer. 

Eu espero de coração que este texto tenha te ajudado a passar por esse momento com mais segurança. Desejo ainda que você e sua família estejam bem, e que possam contar comigo via acompanhamento nutricional online, dicas práticas no instagram ou pelos vídeos do nosso canal. Forte abraço, Isa. 

Guia com as 15 Técnicas para reduzir a ansiedade
Casule Play

4 Dicas para alimentação durante a quarentena

Se você quiser saber mais ou conversar com um dos nossos profissionais sobre 4 Dicas para alimentação durante a quarentena, você pode  agendar o seu horário clicando aqui.


Ou você pode ver mais sobre Terapia Online, Acompanhamento semanal com nossa Nutricionista ou Como ter mais produtividade com o nosso Coach!
Redatora Casule, aqui no Blog.
Sou focada em achar o melhor conteúdo que já foi publicado na rede e trazer informações que são relevantes e agregam valor para você.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: 4 Dicas para alimentação durante a quarentena.


0 comentários

Mães-Narcisistas
Mães Narcisistas

Mães Narcisistas

O termo “narcisismo” já faz parte da cultura ocidental há mais de século. Tem origem no mito grego de Narciso, rapaz jovem e orgulhoso cuja beleza era admirada por todos. Em uma caminhada ao lado de um rio, Narciso vê seu reflexo na água pela primeira vez. Apaixonado pela própria imagem, ele se mantém junto ao rio para melhor apreciá-la. Por recusar-se a abandoná-la, Narciso morre no local, admirando a si mesmo.
Insonia
Insônia

Insônia

Algumas pessoas enfrentam dificuldades na hora de dormir, seja para iniciar ou manter o sono, como por exemplo, acordam muito mais cedo do que estão habituadas e não conseguem voltar a dormir, acordam no meio da noite ou dormem durante toda a noite e acordam com a sensação de cansaço. Assim, a insônia é caracterizada como a incapacidade de conciliar o sono, seja para adormecer ou permanecer dormindo. “É possível identificar suas causas?” Sim, em sua maioria são consideradas psicofisiológicas.

Compulsão por trair existe?

O que é traição para você? Será que quem trai uma vez, vai trair sempre? Isso é uma doença? Você perdoaria uma traição? E mais de uma?
Leia mais
Compulsão-por-trair-existe-BLOG

Os Efeitos Psicológicos da Pandemia

Muito se fala sobre os impactos físicos que o Covid-19 pode trazer ao corpo. Mas ainda é pouco falado sobre o agravamento dos quadros de transtornos mentais que a Pandemia gerou.
Leia mais

Metáfora do alarme desregulado e a ansiedade

Pra que serve um alarme em casa? Para dar segurança e avisar quando a casa é invadida, por exemplo. Imagina se esse alarme está desregulado e ele começa a disparar quando não tem invasão ou até mesmo quando um amigo seu vem te visitar.
Leia mais
Metáfora do alarme desregulado e a ansiedade blog casule

O que é a terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e como ela pode te ajudar

A Terapia de Aceitação e Compromisso ou ACT (Acceptance and Commitment Therapy) foi desenvolvida nos Estados Unidos pelo psicólogo Steven Hayes e por seus colegas Kelly Wilson e Kirk Strosahl. Ela tem se mostrado altamente eficaz na solução de uma série de problemas, desde depressão, ansiedade, dor crônica e até mesmo vício em drogas.
Leia mais

Por que não dá para fugir do que te causa ansiedade?

Um comportamento muito comum em quem sofre de ansiedade é fugir do que a causou. Para uma pessoa que tem medo de falar em público – que tem crises de ansiedade só de pensar que vai estar na frente de uma plateia falando sobre algum assunto – recusar um convite para dar a palestra vai trazer um alívio imediato dos sintomas. Mas será que o problema foi resolvido?
Leia mais

Quando eu devo perdoar meu parceiro?

A reposta para esta pergunta é SEMPRE! Sempre Cris? Mas ele não merece!!! O perdão não é para ele… porque ele merece… é para você! Porque você merece PAZ! Te explico melhor aqui neste vídeo. Vem Comigo!!!
Leia mais

Como ter inteligência emocional?

Quanto maior a inteligência emocional, maior a qualidade das relações e interações sociais. Você já parou para pensar como podemos ter mais inteligência emocional?
Leia mais

Rede Social x Saúde Mental

Existem muitas pesquisas que relacionam problemas de saúde mental, principalmente depressão e ansiedade, com o uso excessivo das redes sociais. Mas o que acontece para que um número cada vez maior de pessoas se sinta atraída como se estivessem hipnotizadas, mesmo sabendo o quanto esse hábito em excesso pode ser prejudicial à saúde mental?
Leia mais

Como lidar com a Ansiedade diante da chegada de um Novo Ano?

A chegada do Ano Novo traz consigo a ideia de Recomeço! Para muitas pessoas, representa esperança, prosperidade e expectativas positivas para ”uma nova vida”. Nessa época, também é comum nos sentirmos ansiosos pela vontade de renovação e mudança. Mas, não podemos nos esquecer que a Ansiedade é uma sensação normal e nem sempre ruim. Ela faz parte do nosso instinto de proteção e nos prepara para lidar com as situações de perigo ou estresse.
Leia mais
Como lidar com a Ansiedade diante da chegada de um Novo Ano
Tenha o total controle das suas emoções conte com a Casule para o seu bem-estar.
Share This